+A   -A

Em recente relatório publicado sobre Níveis de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, foi demonstrado que a maturidade em Gestão de Projetos (GP) para a categoria Sistemas de Informação (Software) diminuiu em relação à pesquisa anterior.

Entenda a pesquisa
A Pesquisa de Maturidade de GP está em sua 4ª edição, tendo já sido realizada em 2005, 2006, 2008 e esta última em 2010. É uma iniciativa do Prof. Darci Prado, renomado consultor, pesquisador e conferencista brasileiro na área de Gerenciamento de Projetos, e de Russel Archibald, norte-americano conhecido mundialmente por sua atuação e contribuição na área de Gerenciamento de Projetos.

A pesquisa contou com a participação de 345 organizações brasileiras e teve, como objetivo, medir a Maturidade em Gerenciamento de Projetos das organizações. Além de não possuir custo para estas organizações, foi uma iniciativa pioneira e única no mundo, de acordo com  seus organizadores.

Empresas participantes e quantidade por tipo de Organização:
- Iniciativa Privada – 250 (73%)
- Governo – Administração Direta – 36 (10%)
- Governo – Administração Indireta – 34(10%)
- Terceiro Setor – 25(7%)

A pesquisa é um modelo que se propõe a avaliar a maturidade de um setor da organização e possui as seguintes características:
- Contempla 5 níveis e 6 dimensões
- Contempla Processos, Pessoas, Tecnologias e Estratégias
- É aderente ao PMBOK (PMI) e ao RBC (IPMA)

Os níveis:
- Nível 1 – Inicial
- Nível 2 – Conhecido
- Nível 3 – Padronizado
- Nível 4 – Gerenciado
- Nível 5 – Otimizado

As dimensões são:
- Competência Técnica e Contextual
- Metodologia
- Informatização
- Estrutura Organizacional
- Alinhamento Estratégico
- Competência Comportamental

Etapas
A pesquisa para a área de T.I (Estudo Exploratório) foi realizada em duas etapas:
1ª Etapa: Captura de dados pela internet, no período de Setembro a Dezembro de 2010. Esteve aberta a todo tipo de organização e todo tipo de projeto.

2ª Etapa: Aprofundar o entendimento de projetos da categoria Sistemas de Informação (software), no período de Janeiro a Março de 2011. Teve a participação de 61 organizações que também já haviam participado da primeira etapa.

Maturidade em Gestão de Projetos de Software
Do total de empresas participantes, a categoria de Sistemas de Informação (Software) foi responsável por 32% da pesquisa, compreendendo 112 organizações.

Exemplos de categoria de Sistemas de Informação (Software), de acordo com Archibald:
- Instalação de um pacote de fornecedor externo, ou uma nova versão;
- Instalação de um pacote em um cliente;
- Grande manutenção de um sistema;

Abaixo, demonstrativo da maturidade nas 4 edições:

 

Categoria de
Projeto

Maturidade Média

2005

2006

2008

2010

Sistemas de Informação (Software)

2,53

2,37

2,65

2,55


De acordo com os índices acima, o nível de maturidade em Gerenciamento de Projetos para esta categoria diminuiu.

Apesar do relatório final tratar aspectos que justifiquem esta diminuição, seguem minhas conclusões:
- Após 2008, época da crise financeira, as empresas que possuem desenvolvimento de software passaram a buscar com mais ênfase as práticas de gestão de projetos para melhorarem seus custos;
- Neste período(2008-2010), as práticas de Metodologias Ágeis ganharam terreno nas áreas de desenvolvimento de software das organizações;
- O papel do Gerente de Projeto de Desenvolvimento de Software tem se modificado de acordo com as tecnologias utilizadas(Java, .Net, etc);
- O número de Gerentes de Projetos de Software Certificados pelo PMI, tem aumentado (estatística própria em treinamentos que tenho participado);
- A procura pelas práticas e Certificações em Teste de Software tem aumentado neste período, o que também aumenta a visão crítica dos envolvidos;
- Aplicações de melhorias e novos processos relacionados à Qualidade em Software (CMMI, MPS-BR) nas organizações, exigindo do Gerente de Projeto de Desenvolvimento de Software mais qualificação em gestão da qualidade e melhoria de processo, tornando-o com melhor visão da realidade da maturidade.

A pesquisa, que considero de nível muito elevado e qualidade excelente, também abordou questões relacionadas ao PMO e outras categorias, que pretendo abordar com mais detalhes em breve. Apresentou também uma visão por ramo de atividade das organizações pesquisadas. Vale à pena conferir. Recomendo!

Fonte: www.maturityresearch.com

*Adriano Neves – Professor do Centro de Pós-Graduação da FIAP. Mestre em Engenharia da Computação, com vários cursos de especialização em Tecnologia da Informação. Certificado CGEIT(Certified in the Governance of Enterprise IT) e COBIT pelo ISACA, PMP(Project Management Professional)  pelo PMI, formação ITIL Manager(Master) e ISO 20.000. Instrutor oficial da EXIN. Oito anos de experiência em docência em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Diretor Executivo de Consultoria em TI, com atuação nacional e internacional em projetos de Gerenciamento de Serviços e Outsourcing em TI. Mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação em empresas como HP, Atos Origin, Xerox, CSN e outros.

Imprimir