A nossa privacidade e o uso de redes sociais

24 de outubro de 2011
Compartilhe

Emily Bazelon, em artigo no The New York Times, debate o uso das redes sociais pela garotada. O Facebook (e outros serviços equivalentes) estão de olho nestes consumidores infantis e desejam o quanto antes a fidelidade de cada uma das crianças e adolescentes.

Este tópico é fascinante e deve ser bastante discutido. Mas um dado sobre nós, adultos, me deixou com mais preocupação. Não nego que tenho certa dificuldade em parametrizar os controles de segurança de serviços como o Facebook.

No seu artigo, Bazelon cita um recente estudo feito pela Universidade Colúmbia com 65 universitários que revelou que 94% destes estudantes compartilharam informações pessoais no Facebook mas não tiveram intenção de tornar estas informações públicas. Podemos considerar um número pequeno de pessoas pesquisadas, mas se considerarmos o tipo de usuário (universitário de Universidade americana), temos que aceitar que o resultado é bastante significativo.

A verdade é que não existe serviço grátis e, portanto, serviços como o Facebook aceitam o usuário porém tendo como padrão a liberação das informações e ações desse usuário com o objetivo de fazer seus cruzamentos de informações e, consequentemente, vender seus espaços publicitários.

Acredito piamente que, pelo menos até o momento, o interesse do Facebook não é ter acesso à privacidade de cada usuário. O que ele precisa é das ações e cruzamentos de atividades (curtir, comentar etc.) para poder garantir aos seus anunciantes que sua mensagem publicitária atinge o público correto. Porém, esta abertura permite que pessoas mal intencionadas ou mesmo as bem intencionadas tenham acesso (que não deveriam ter) a informações pessoais e particulares de outros usuários.

O que cada usuário de serviços Facebook precisa estar atento é que ele deve assinalar os controles de segurança e privacidade de acordo com o grau de exposição que ele deseja para a sua vida.

Você sabe como está sua privacidade no Facebook?

 *Edison Fontes, CISM, CISA – é consultor, professor de Segurança da Informação dos cursos de pós-graduação da FIAP, colunista do site ITWEB e autor dos livros Praticando a Segurança da Informação (Editora Brasport), Segurança da Informação: o usuário faz a diferença! (Editora Saraiva) e Vivendo a Segurança da Informação (Editora Sicurezza). Atua na área de Segurança da Informação desde 1989.

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir