RoboCup 2011

27 de outubro de 2011
Compartilhe

Na semana de 24 a 27 de outubro, os robôs desenvolvidos pelos alunos do 1º ano do curso de Sistemas da Informação travaram uma disputa repleta de adrenalina, emoção e tecnologia. Na competição, cada um deles transportou uma bexiga e foi equipado com uma arma controlada por um microprocessador. Em estilo “mata-mata”, o vencedor de cada luta foi aquele que manteve sua bexiga intacta e destruiu a de seu oponente, conquistando o direito de continuar na competição.

Cada grupo de alunos foi responsável por projetar e desenvolver os robôs, que – movidos por rodas – foram comandados via controle remoto eletrônico. Há regras específicas para a construção dos equipamentos, como limite de tamanho, materiais, altura e peso. Um dos objetivos dessa competição é integrar disciplinas como Organização de Computadores, Eletrônica Digital e Língua Portuguesa Instrumental, além de oferecer aos alunos uma oportunidade para aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do ano e estimular a criatividade.

Para o professor Reinaldo Belizário, coordenador do projeto, a experiência com o Robocup vai contar pontos para o profissional, formado pela FIAP, onseguir uma boa colocação profissional. “Este projeto vai ser o cartão de visita do aluno que buscar uma oportunidade no setor industrial. Estamos orientando os estudantes a enviarem seus trabalhos principalmente para indústrias automobilísticas, que costumam recrutar profissionais com esse perfil”, afirma.

O campeão de 2011 foi o robô James, desenvolvido pela equipe Infinity. Em segundo lugar, ficou o robô Megatron, da equipe Decepticon, seguido pelo robô UFC, da equipe UFC.

Para saber mais sobre o RoboCup, acesse: www.fiap.com.br/robocup

Para ver as fotos do RoboCup2011, acesse: www.flickr.com/photos/fiap/sets/72157628018360916/

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir