Clima Organizacional e Lealdade do Colaborador

17 de abril de 2012
Compartilhe

O processo de segurança da informação possui diretamente várias dimensões para que aconteça de maneira adequada. Dimensões são os subprocessos que precisam existir efetivamente; são as colunas do processo de segurança. Lembrando algumas delas: acesso à informação, políticas/normas, gestão de risco, continuidade do negócio, treinamento de usuários e todas as questões técnicas para cada ambiente (TI e ambiente convencional).

Porém, existem aspectos que não estão diretamente sob a responsabilidade do processo de segurança da informação, mas que influenciam diretamente o sucesso (ou dificuldade) na proteção da informação. Chamo estes aspectos de Estímulos Organizacionais.

Um dos Estímulos Organizacionais mais importantes é o Clima Organizacional e, consequentemente, a Lealdade do Colaborador. Quanto melhor o clima organizacional, maior é a probabilidade de uma adequada Lealdade dos Colaboradores. Um colaborador, funcionário ou prestador de serviço, que entende que a Organização o trata de maneira correta e profissional, considerando os limites que esta organização tem, provavelmente terá mais disposição para estabelecer um maior comprometimento com esta organização. Isso não quer dizer que em uma organização que esteja passando por um péssimo clima organizacional, todos os colaboradores agirão de má-fé. Longe disso. Mas, convenhamos, o leitor já deve ter passado por situações deste tipo, e sabe que é bem difícil conseguir “algo mais” dos colaboradores. Sem generalizar, mas grande parte faz exclusivamente o que for possível fazer dentro do seu expediente, e só!

O Clima Organizacional e a Lealdade dos Colaboradores é um tema de Gestão de Pessoas, e uma responsabilidade da Área de Recursos Humanos. É esta área que entende de pessoas e conhece as técnicas de medição científica desse clima. Porém, a área de segurança da informação tem todo interesse em saber o nível de comprometimento das pessoas. Pois, uma vez que implantação de controles, ou maior rigidez em controles afetam diretamente as pessoas, é importante que a Área de Segurança planeje bem estas implantações/melhorias.

Há alguns anos já existem métodos que ajudam a avaliar o Clima Organizacional e a Lealdade das Pessoas. Seria muito bom que a Área de Recursos Humanos da sua organização tratasse deste assunto no seu planejamento. A segurança da informação agradece!

 

Edison Fontes. CISM, CISA – Consultor. Professor de Segurança da Informação dos cursos de pós-graduação da FIAP. Colunista do Information Week. Autor dos livros: “Praticando a Segurança da Informação” (Brasport); “Segurança da Informação: o usuário faz a diferença!” (Saraiva); e “Vivendo a Segurança da Informação” (Sicurezza). Atua na área de Segurança da Informação desde 1989.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir