Projeto de ensino vence concurso Call to Innovation

18 de abril de 2012
Compartilhe

A FIAP premia Karla Amaral Lopez, escolhida entre centenas de concorrentes, com bolsa na Singularity University

A FIAP anuncia o resultado do concurso Call to Innovation. A vencedora é Karla Amaral Lopez, autora do projeto “Minha vida é ensinar”. Ela recebe como prêmio principal uma bolsa de estudos no valor de 30 mil dólares para o Global Studies Program 2012 da Singularity University, instituição localizada dentro de um dos campi da NASA, na Califórnia, Estados Unidos.

“Minha vida é ensinar” traz uma proposta inovadora de compartilhamento de experiências e práticas de ensino. Por meio de uma plataforma web – www.obaiti.com –, professores podem publicar e compartilhar suas práticas e técnicas de ensino que vêm apresentando bons resultados em sala de aula. Os melhores professores, identificados pela avaliação dos materiais por eles compartilhados, poderão passar a vender esses conteúdos, representando, inclusive uma nova fonte de renda. Adicionalmente, as escolas podem usar a plataforma para contratar os melhores profissionais.

O Brasil tem hoje 1,5 milhão de professores no ensino médio (Fonte: Anpec/2011). Considerando que cada professor tem em média 28,9 alunos (Fonte: Unesco/2002), se atingir ao menos 2,5% dos professores do país o “Minha vida é ensinar” terá impactado a educação de mais de 1 milhão de alunos.

“Queremos que a plataforma da Karla se torne realidade e que muita gente se inspire para inovar. É gratificante ver que a parceria da FIAP com a Singularity University tem ajudado a despertar a atenção para projetos como esse, com capacidade de impactar positivamente a vida de muita gente”, afirma Nathalie Trutmann, diretora de inovação da FIAP.

A plataforma recebeu o nome da planta brasileira Obaiti (Philodendron gloriosum), ligada ao descondicionamento e à concentração. Acredita-se que ela equilibra os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, desenvolve a atenção para escutar os outros, limpa e transforma padrões obsoletos. A planta promove o encontro de nosso propósito maior e o nosso querer, mesmo em meio a antagonismos e caos.

Formada em Comunicação, Karla sempre esteve envolvida com a internet. Trabalhou como redatora de e-learning na Vale do Rio Doce, no RJ; na TAM, em São Paulo, e com consultoria, até que em um encontro de empreendedores pela internet, o BR New Tech, conheceu Ronaldo, atual sócio na empresa de recrutamento on-line JobConvo.

“Acredito que na SU eu vou ter um ambiente próprio para desenvolver o meu projeto. Vou interagir com professores e um público que vem de realidades diferentes, tem visões complementares. Acredito que elas me ajudarão a formatar esse modelo em algo que faça sentido para muitas mais pessoas”, diz Karla.

Como vencedora do Call to Innovation, Karla terá a oportunidade de desenvolver seu projeto juntamente com outros participantes internacionais selecionados pela SU para o curso que será realizado entre 16 de junho e 26 de agosto de 2012. Serão 10 semanas nas quais ela terá acesso a um corpo docente que inclui os maiores pensadores e estudiosos da atualidade, como: Vint Cerf, um dos inventores da internet; Dan Barry, ex-astronauta que participou de três viagens espaciais pela NASA; Ray Kurzweil, futurista e autor do best-seller “The singularity is near”, e Peter Diamandis, um dos principais empreendedores da área de voos espaciais.

Além da bolsa na Singularity University, que inclui hospedagem e alimentação, todos os custos de viagem e seguros médico e de vida serão pagos pela FIAP. O prêmio inclui também: uma licença para um dos softwares da Autodesk product suíte para uso pessoal; uma bolsa integral para um dos programas de MBA da FIAP, a ser ministrado presencialmente em São Paulo, em turmas com início até Março de 2013 e uma Bolsa para um curso rápido de elaboração de plano de negócios, via web, oferecido pela GVcepe aos autores dos 25 melhores projetos do Call to Innovation, para que possam se preparar para as etapas regionais do Desafio Brasil 2012.

O concurso promovido pela FIAP conta com a parceria da Microsoft BizSpark e apoio da Fundação Estudar, FGV, Brazil Innovators, Inova Unicamp, TEDx, Startupfarm, Startupi, Cietec, Ci&T, Empreendemia, Engage, Cesar, Aceleradora, Anjos do Brasil, entre outros. Informações sobre o processo e sobre o resultado do concurso estão disponíveis no site www.calltoinnovationfiap.com.br.

Sobre a parceria

Referência no ensino de gestão e tecnologia no Brasil, a FIAP estabeleceu em 2010 parceria inédita com a Singularity University (SU). O objetivo é trazer o conteúdo utilizado na instituição americana para formar profissionais criativos, visionários, movidos pela excelência e com a convicção de que podem contribuir para ajudar a resolver os desafios da humanidade.

Sobre a FIAP

A FIAP é atualmente considerada referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil. Cerca de três mil estudantes dividem-se entre os 25 cursos oferecidos pela instituição. Seu corpo docente é composto por 250 profissionais, mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual.

Além dos quatro campi – três em São Paulo e um em Alphaville – a faculdade possui um dos mais modernos centros tecnológicos do País, que inclui 24 laboratórios de tecnologia. Os cursos mesclam os mais avançados recursos didático-tecnológicos disponíveis com a reconhecida experiência do corpo docente. A instituição figura nos principais rankings de educação: está entre “Os Melhores MBAs do Brasil”, da revista Você S/A, por nove anos consecutivos; entre as “Melhores Universidades do Brasil”, do Guia do Estudante, pelos últimos dois anos; e classificada no “Grupo de Excelência do Ensino Superior do País”, com base em dados do MEC.

Sobre a Singularity University

A Singularity University (SU), conhecida como “Universidade do Futuro”, é uma instituição de ensino interdisciplinar sediada na NASA e patrocinada pelo Google, ePlanet Ventures, Autodesk e Nokia. A SU foi criada com o objetivo de preparar líderes para compreenderem e facilitarem o desenvolvimento das tecnologias que estão apresentando crescimento exponencial e suas aplicações, para enfrentarem e ajudarem a solucionar os desafios da humanidade. A instituição visa unir e inspirar seus estudantes para que possam compreender a natureza das tecnologias exponenciais e seu impacto nas grandes mudanças da humanidade. Entre os ex-alunos da instituição, estão os líderes: Gerald Huff, diretor de inovação tecnológica do Intuit; Michael Gillam, diretor do medical media lab da Microsoft; Juan Varela, vice-presidente de finanças da WindFarms, ambos nos Estados Unidos; Federic Eman-Zade, economista-chefe da Fundación Global Democracia y Desarollo, da República Dominicana; e Jonathan Adiri, conselheiro do presidente de Israel. A FIAP é a primeira faculdade do mundo a firmar uma parceria acadêmica com a SU, garantindo o acesso dos alunos e professores a todo o conhecimento gerado por este polo high-tech da Califórnia.

Leia também

 Entrevista com a vencedora do Call to Innovation Karla Lopez 

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir