Gerenciamento de Projetos no 1. ano

7 de maio de 2012
Compartilhe

Uma das habilidades que se espera de um bom Administrador é a sua expertise em gestão de projetos. Para isso, muitos se valem do bom senso, das boas práticas adquiridas ao longo da carreira, do uso de softwares especializados, ou fazem cursos de pós-graduação para especializarem-se em Gestão de Projetos.

A FIAP, sempre atenta às melhores práticas do mercado, oferece ao aluno a formação em Gestão de Projetos em sua grade curricular do curso de graduação em Administração com formação específica em TI. Logo no 1° ano, o estudante já participa da elaboração de um projeto, aprendendo as melhores práticas para gerenciamento de cada uma das fases de um projeto, de acordo com as melhores práticas do PMI (Project Management Institute): iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

Em 2011, os estudantes do 1º ADTRS elaboraram todas as fases de um projeto para exportação de biocombustível que chamou atenção por sua qualidade. O aluno Leonardo Coracini foi escolhido como gerente do projeto, tendo o professor Demerval Luiz Polizelli como orientador e stakeholder. “A partir do momento em que fui escolhido como gerente, me senti na obrigação de dar o melhor de mim, não só pelo desafio particular e sim pela responsabilidade em grupo”, afirma Coracini.

Todos os alunos do 1º ADTRS participaram do projeto, como responsáveis por uma área da empresa fictícia:

ERP Organizacional:
Adriano Gomes
Fábio Matavelli
Rodrigo Monteiro

ERP Operacional:
Mariana Filgueira
Rafael Furtado

Estimativa de Demanda por Biocombustível:
Franks Freitas
Gabriel Henrique
Henrique Felfoldi
Ricardo Carvalho

Oferta de Produtos Semelhantes/Concorrentes:
Leonardo Camargo
Renan Resendes
Víctor Yeh

Críticas ao Programa de Biocombustível:
Fernando Dell’Agolo
Jéssica Santana
João Arthur
Kaique Araújo
Verônica Alóia
Wallace Souza

Problemas de Exportação:
Daniel Monteiro
Maria Laissa
Náyra Zanini
Rebecca Malavazzi

Modelos de Energia Alternativas:
Adriano Gregório
Bruno Abreu
Daniel Ashiguti
Otávio Fernandes
Ricardo Koyama

Ciclo da Cana/Plantio:
Bruna Cunha
Lara Bustamante
Natália Okamoto
Silvana Ito

Operação Internacional:
Cleison Carlos
Gabriel Procida
Gustavo Luz
Luís Takao
Vitor Monteiro

Usinas:
Denis Katayama
Elaine Santos
Henrique Feng
Samir Ellias

Logística:
André Vinicius
Hugo Safont
Lucas Bittencourt
Rafael Evangelista

Plano de Vendas:
Kazunori Yamamoto
Lucas Tadeu
Vitor Sufredini

 “Um dos pontos mais interessantes de ter um escritório simulado de projetos na faculdade é que nós conseguimos aplicar nele tudo que estávamos aprendendo nas outras matérias: Como se comportar no ambiente em equipe (psicologia); fazer uma planilha detalhada e com gráficos da demanda que temos de biocombustível (informática); saber o porquê, em âmbito de custo, da dificuldade de exportar (economia); e com todas as outras matérias na grade de cursos também. E o mais gratificante de todo este trabalho foi ter meu esforço e empenho reconhecidos, o que também inclui toda a equipe envolvida”, finaliza o gerente do projeto.

 Acesse o trabalho dos alunos aqui

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir