Cloud Bag

27 de março de 2013
Compartilhe

A quantidade de matérias e explicações sobre Cloud Computing deixa duas coisas claras: uma que todo mundo fala a mesma coisa e a outra que ninguém explica para o que serve.

Os assuntos sempre giram em torno dos grandes projetos, da enorme economia e dos medos em migrar para Cloud. O que é muito raro é encontrar matérias explicando quem seriam os maiores beneficiários com o Cloud.

Se a grande redução de custos com serviços de TI é uma das maiores vantagens para as empresas migrarem para Cloud, é obvio que as principais beneficiárias seriam as pequenas e médias empresas (PMEs).

Infelizmente, nem todo o crescimento que o Brasil vive está sendo capaz de tirar as pequenas e médias empresas da ilegalidade digital. Acredite, não é por falta de dinheiro, mas sim de informação!

Não podemos negar que os avanços acontecem e devem ser comemorados. Exemplo disso é a matéria da IDG NOW de julho, que focou nos projetos de Cloud para as pequenas e médias, a previsão é que a adoção de cloud para estas empresas irá dobrar em 3 anos no Brasil.

A Microsoft,na mesma matéria, apresentou uma pesquisa e revela que 33% das PMEs  já são usuárias de nuvem e 45% devem contratar o modelo nos próximos anos.O e-mail é o serviço mais usado na nuvem, por 27% das companhias, devendo saltar para 63% em dois a três anos.

Em seguida está backup on-line, com 15% atualmente, crescendo para 41%. Mas nem só de e-mail e backup on-line vivem as PMEs. Os avanços são importantes e significativos, mas não o suficiente para colocar as PMEs totalmente na legalidade digital.

Muitas delas permanecem na ilegalidade muito mais pela falta de informação do que por falta de condições financeiras para contratar um serviço de Cloud. E são muitas as maneiras para tirá-las da ilegalidade e da ignorância digital. Podemos começar com a sugestão do lançamento de um programa governamental chamado de Cloud Bag (um trocadilho, a tradução correta seria Cloud Benefit) ou o Bolsa Nuvem, como preferir.

O Cloud Bag seria um programa do governo para esclarecer as PMEs sobre a facilidade, confiabilidade e economia em utilizar os serviços de Cloud. Através de instituições como o SEBRAE, sentariam na mesma mesa as PMEs e os principais fornecedores de serviço de Cloud.

Assim, rapidamente os fantasmas e os medos sobre a nova tecnologia desapareceriam. O resultado de uma ação esclarecedora seria imediato, movimentaria a economia, geraria novos empregos e tiraria da ilegalidade digital milhares de PMEs.

Uma pergunta que você deve estar se fazendo é se o custo em migrar para Cloud Computing para as pequenas e médias vale a pena.

Conclua você mesmo. Toda pequena e média empresa hoje tem computadores e servidores com sistemas operacionais, banco de dados, pacote Office, CRM, ERP, file Server e Web site, não esquecendo os e-mails e backup online. Soma-se a esta conta um profissional que é o responsável por tudo isso.

Comparando os valores mensais no suporte desta operação in house com os valores para levar esta mesma operação para Cloud, lembrando que Cloud oferece alta disponibilidade, suporte, garantia, e a legalidade digital, com certeza a conta fecha!

 

Alberto Marcelo Parada. Bacharel em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, com especialização em Gestão de Projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPMBraxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente, integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP. Diretor de Projetos Sustentáveis da Sucesu-SP.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir