Curso de App Inventor do FIAP X inspira empreendedores a criar aplicativo próprio

18 de outubro de 2013
Compartilhe

Dois amigos que trabalham como desenvolvedores na cidade de Jundiaí, a 60 quilômetros de São Paulo, puseram a mão na massa para criar seu próprio aplicativo, o Vai de Bus. A veia empreendedora de Renato Xavier de Lima foi aguçada pelos cursos da plataforma FIAP X e ele convidou Fábio Ruivo Brolo para abraçar sua ideia. Em seu aplicativo, eles disponibilizaram horários e rotas dos ônibus da cidade, de maneira gratuita.

Renato conta que assistia aos vídeos do curso de Aplicativos para Android com o App Inventor e “treinava”. “Praticava os exemplos mostrados no curso simultaneamente”, lembra. Este foi o primeiro contato, tanto dele quanto de Fábio, com o mundo dos aplicativos. “Nunca desenvolvemos um antes. Estamos aprendendo e fazendo”, afirma.

A ideia do Vai de Bus surgiu de sua própria necessidade, conforme conta: “tinha necessidade de ter comigo, o tempo todo, alguns dos horários de ônibus de Jundiaí sem ter que levar folhetos. Eu sempre os esquecia – coisa que nunca aconteceu com o celular”. Ao concluir o curso, Renato iniciou a produção, que, num primeiro momento, continha somente os horários de linhas que ele usava. “Quando terminei essa primeira etapa, pensei: ‘se eu tenho essa necessidade, outras pessoas também podem ter’. Foi aí que decidi colocar todos as linhas no app”, lembra.

O convite a Fábio aconteceu no momento de expansão da ideia: “sozinho eu demoraria muito. Apresentei a ideia para ele, que também achou super útil, e se prontificou a me ajudar”. Disponível no Google Play, para plataforma Android, desde 27 de setembro, o Vai de Bus já conta com mais de 250 downloads.

No aplicativo, o usuário escolhe de qual terminal quer ter acesso às linhas, seleciona a qual bairro se destina (ou de qual se origina) e os horários ficam disponíveis. Para aqueles que usam ônibus com frequência, Renato aponta o diferencial do Vai de Bus: “os horários ficam disponíveis sem o uso da internet. Ela só é necessária ao baixar e atualizar o aplicativo ou ao utilizar o recurso de mapas”.

“Temos sido elogiados pela iniciativa, pois, era algo inexistente na cidade. Recebemos muitos retornos positivos, com sugestões para melhorias e correções”, conta Fábio sobre a repercussão de seu trabalho. Ele e o amigo pretendem, agora, melhorar o app baseado nos feedbacks, criar uma identidade visual para o produto e disponibilizá-lo para iOS. “Já recebemos apoio da prefeitura de Jundiaí com relação às informações do sistema de transporte público. Planejamos expandir para outras cidades”, conclui.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir