Facebook: jovens começam a descobrir a falta de privacidade

3 de fevereiro de 2014
Compartilhe

O Facebook perdeu mais de três milhões de usuários adolescentes – entre 13 e 17 anos – no período entre 2011 e 2013. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada por uma empresa de consultoria em estratégia de tecnologia nos Estados Unidos, conforme notícia do Jornal O Estado de São Paulo de 19 de janeiro de 2014.

No final de 2013, outro estudo realizado pela University College of London (UCL) e divulgado pelo jornal inglês The Guardian informou que na Europa os jovens de 16 a 18 anos estavam migrando para outros aplicativos de troca de mensagens instantâneas, tipo Whatsapp, pois se sentiam mais expostos, sem privacidade em relação à sua família (Papai, Mamãe, Tios, Avós, etc.) no Facebook.

Evidentemente, o Facebook está preocupado, pois três milhões de usuários é um número significativo, principalmente porque este é um valor que está em ascensão. Mas o melhor é que os jovens estão descobrindo a falta de privacidade destas plataformas. Para eles, a invasão da privacidade pela família é o elemento mais visível, porém, se eles ficarem atentos, verificarão que esta invasão de privacidade está acontecendo (na grande maioria das vezes) por muito mais pessoas que eles nem conhecem e que ficam sabendo dos seus comentários no Facebook.

Por pressão dos governos, ferramentas como o Facebook permitem que o usuário parametrize uma proteção de segurança. Mas você já tentou parametrizar a sua segurança nestas ferramentas? Não é uma tarefa fácil. Digo até: é uma tarefa difícil. Para um usuário leigo, é dificílimo.

As vantagens de ferramentas tipo Facebook são inúmeras e sua facilidade de uso é muito grande. Aula prática de interação homem x máquina: Facebook é exemplar. O que todos os usuários deste tipo de ferramenta precisam estar atentos é às suas características. Tirar proveito das vantagens e ser cuidadoso com a sua parametrização para uma privacidade adequada.

Tenho certeza que com esta saída de usuários, tendo como um dos motivos a falta de privacidade, o Facebook vai dar uma abordagem melhor para a segurança de cada usuário. Entendo que vão fazer deste limão uma limonada.

 

*Edison Fontes. Mestre em Tecnologia, possui as certificações internacionais de CISM, CISA e CRISC. É consultor, gestor e professor de Segurança da Informação dos cursos de pós-graduação da FIAP. Compartilha seu conhecimento como colunista do site Information Week. Autor dos livros: Políticas e Normas para a Segurança da Informação (Editora Brasport), Clicando com Segurança (Editora Brasport), Praticando a Segurança da Informação (Editora Brasport), Segurança da Informação: o usuário faz a diferença! (Editora Saraiva) e Vivendo a Segurança da Informação (Editora Sicurezza). Atua na área de Segurança da Informação desde 1989.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir