Primeiro buscador de projetos para financiamento coletivo do mercado brasileiro é criação de alumnis do MBA FIAP

17 de março de 2014
Compartilhe

Dois alumnis do MBA FIAP em Gestão de Tecnologia da Informação são responsáveis pela criação do primeiro buscador de projetos para financiamento coletivo do mercado brasileiro. O Clube do Financiamento Coletivo (Clube FC) é um produto da startup fundada pelos estudantes Eduardo Rodrigues Sucena e Marcos Vinícius Neri dos Santos, a GetScrum.com, e já conta com mais de 400 projetos em seu buscador.

A ideia do Clube FC veio de um convite para criar uma plataforma de financiamento coletivo que não agradou muito a dupla. “Após analisar o mercado percebemos que já havia muitas dessas no Brasil; queríamos algo realmente inovador. Com o resultado da análise, enxergamos a possibilidade de montar o primeiro agregador brasileiro para crowdfunding”, lembra Eduardo. Isso aconteceu no fim de agosto de 2013 e todo projeto demorou pouco mais de dois meses para ficar pronto, tendo como data oficial de lançamento 15 de novembro daquele ano.

O domínio da metodologia Scrum, vindo da criação da GetScrum, agilizou o processo; Eduardo e Marcos Vinícius foram responsáveis por todas as etapas do Clube FC, do layout à divulgação. Apesar da aparente facilidade, o projeto ofereceu muitos desafios aos dois: “tivemos problema ao construir o agente que obtém os dados dos projetos automática e diretamente do site das plataformas parceiras, sem necessidade de nenhum movimento por parte da outra plataforma. A grande maioria das plataformas de financiamento coletivo no Brasil não possui uma equipe de TI disponível para customizações como essas”, afirma Marcos Vinícius.

A missão do Clube FC é ajudar usuários a encontrar projetos que os interessem para ter a possibilidade de ajudar. “Nosso objetivo é intensificar o mercado de financiamento coletivo no Brasil. O brasileiro ainda não percebeu todo o poder existente nesse tipo de projeto. Através do Clube do Financiamento Coletivo mais projetos poderão se tornar realidade, mais pessoas poderão aproveitar os benefícios e mais popular o crowdfunding se tornará no Brasil”, diz Eduardo.

O MBA na FIAP deu aos empreendedores a visão de mercado necessária para o estabelecimento da plataforma. “Ele nos ajudou a pensar macro, fornecendo uma boa visão sobre análise de mercado e oportunidades. Foi essencial para podermos estruturar a ideia e concebermos o produto, buscando parceiros comerciais, de marketing e publicidade”, conta Marcos Vinícius.

“Vendemos espaço para empresas que queiram associar suas marcas aos conceitos de sustentabilidade, inovação, responsabilidade social, cultura e desenvolvimento da sociedade, muito comuns em projetos de financiamento coletivo”, explica Eduardo sobre a monetização do Clube FC. Além de encontrar iniciativas que queria apoiar, o usuário do site também pode acessar pesquisas patrocinadas e administradas pelas plataformas de crowdfunding: “há indicação de projetos de acordo com seu perfil e relatórios de mercado para parceiros, por exemplo”, diz Eduardo.

O Clube FC está em busca de investidores para implementar mais funcionalidades ao site: “começamos como um agregador/ buscador e nos tornaremos o maior marketplace de financiamento coletivo no Brasil, unindo agências de geração de conteúdo, plataformas de financiamento coletivo, empresas de treinamento, empreendedores e empresas patrocinadoras de projetos”, afirma Marcos Vinícius. “Acreditamos que o mundo converge para uma ‘nova economia’, na qual a população se une para concretizar projetos. Quando esta novidade se tornar popular por aqui, o Clube será conhecido por todos os brasileiros”, completa.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir