A disciplina do homem mais rico do Brasil e as P.E.s podem ajudar a sua empresa

3 de abril de 2014
Compartilhe

O empresário Jorge Paulo Lemann – considerado pela Revista Forbes o homem mais rico do Brasil e o 34º homem mais rico no mundo – adquiriu recentemente a rede de fast food Burger King e possui uma fortuna aproximada de US$ 19,7 bilhões (equivalente a R$ 47,28 bilhões). Ele também é dono da B2W, grupo que reúne as Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Suas empresas são geridas através do Grupo Garantia, uma das maiores e mais bem sucedidas P.E. – Private Equities – do mundo. Foi com muito estudo, trabalho duro, fundado na ética e na meritocracia, controle de custos, frugalidade e escolha das pessoas certas, dentre outros fatores, que Lemann e seus sócios conseguiram chegar ao topo do capitalismo não somente brasileiro, mas mundial. A ideia desse artigo é compartilhar os princípios das Private Equities de forma geral e, em particular, sua disciplina financeira.

 

P.E. – Private Equity – O que é?

Private Equity (P.E.) são companhias de investimento/patrimônio privado, isto é, não são públicas no sentido de ter suas ações/ investimentos negociados em bolsa. É lógico que existem milhares de empresas/investimentos privados não negociados em bolsa, porém a sigla P.E. tem designado um tipo especial de empresa que tem mudado as regras do jogo no mundo capitalista em passado recente.

Trata-se de um tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsas de valores com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento e é lógico proporcionar retorno aos investidores que através de Fundos de Private Equity, colocam seus recursos em busca de retornos superiores.

Os investimentos geralmente são realizados em empresas emergentes com grande potencial. Em sua maioria são constituídos em acordos contratuais privados entre investidores e gestores, inclusive com a participação de gestores indicados pela empresa de P.E na gestão da empresa investida, não sendo oferecidos abertamente ao mercado e sim através de colocação privada, isto é somente a determinados investidores.

 

Private Equity – O Por quê do Sucesso?

As melhores firmas de Private Equity têm proporcionado a seus investidores retornos bem superiores à média do mercado nos bons e nos maus momentos. Com essa performance, as P.E.s se tornaram um porto seguro para investidores de todo o mundo e com isso tem se tornado investidores poderosos .

 

Private Equity – Onde ela pode ajudar?

Com o excepcional desempenho mencionado, não é de se estranhar que acionistas, conselheiros e executivos de empresas privadas e públicas logo tenham se apressado em aprender a disciplina das Private Equity para aplicar em suas empresas, buscando alcançar os mesmos retornos.

 

As seis lições das Companhias de Private Equity:

1- Defina o potencial máximo.

O objetivo é aumentar o valor do Patrimônio Líquido (que é o valor da empresa para o acionista) e a ideia é definir as poucas mas importantes iniciativas estratégicas chave que vão duplicar ou triplicar daqui a 5 anos, por exemplo. Como? Conduzindo uma rigorosa e desapaixonada investigação estratégica do negócio, que consiste em 5 passos a saber:

a- Análise da Demanda (quais são os direcionadores da demanda, como vão evoluir e afetar a demanda)

b- Análise de Clientes (o que os clientes do negócio vão fazer e como vão evoluir?)

c- Análise da Concorrência (como está a concorrência, novos entrantes, forças, fraquezas de cada um)

d- Análise do ambiente (PETAR – ambiente Político, Econômico, Tecnológico, Ambiental, Regulatório)

e- Análise Microeconômica (como este negócio pode ganhar dinheiro e onde?)

Após os 5 passos, definimos o quanto devemos crescer em termos de caixa no horizonte de 5 anos, por exemplo. Defina, quais são as grandes mudanças necessárias para se atingir o potencial máximo.

Identifique de 3 a 5 iniciativas chave e também aquilo que sua empresa não deve fazer.

 

2- Desenvolva o Plano de Voo

O Plano de Voo é o mapa para que você atinja o potencial máximo definido na primeira etapa. Ele estabelece O Quê, Quem, Por Que, Quando e Onde, assegurando que as iniciativas chaves planejadas sejam transformadas em resultados mensuráveis.

 

3- Acelerar o Desempenho

Aqui o assunto é gente e organização, procurando moldar a organização ao plano de voo definido, colocando os talentos nas iniciativas chaves, juntando ferramentas, disciplina e monitoramento através de poucas métricas.

 

4- Comprometer e Incentivar o Talento

Criar o incentivo adequado para recrutar, reter e motivar os melhores talentos de forma que atuem como donos.

 

5- Fazer o Patrimônio Suar

a- Gerenciar o capital de giro (Ativo Circulante (-) Passivo Circulante) de forma agressiva (quanto menor, melhor)

b- Investimento de capital disciplinado (só investir aquilo que agrega valor)

c- Gerenciar o Balanço e não só a Demonstração de Resultado de forma rígida

 

6- Criar uma mentalidade voltada para resultados

Todos atuando como donos e com disciplina de Private Equity. Como dono ou gerente da sua empresa, sua principal função é liderar e você precisar liderar em direção a uma mudança para melhor. Nada melhor que copiar aquilo que as P.E.s fazem bem feito e que dá resultado, para transformar sua empresa num exemplo bem sucedido de desempenho econômico de excelência.

Bons negócios.

 

Clayton Nogueira. Diretor financeiro para a América Latina da Valspar Corporation. Mestre em Controladoria pela USP. MBA em Marketing pela ESPM-SP. Graduado em Administração de Empresas. Professor de Planejamento e Controle na FIAP e na FIA-USP. Conselheiro fiscal e de administração certificado pelo IBGC. Conselheiro fiscal da Abrafati. Diretor vogal no IBEF-SP.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir