Mobilidade sim, mas com segurança

10 de abril de 2014
Compartilhe

Interagir com a informação em qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer meio e em qualquer dispositivo é a perfeição da mobilidade que todo usuário e corporação desejam.

Nestas recentes décadas de avanço na rapidez da comunicação, esta situação começa a acontecer cada dia mais. O telégrafo era mais rápido que as diligências, o telefone trouxe uma rede mais capilar permitindo que as pessoas se comunicassem a partir de suas casas, os “bips” alcançavam as pessoas que complementavam a comunicação se dirigindo para um telefone fixo, os telefones móveis trouxeram um novo patamar de flexibilidade na comunicação e os telefones inteligentes mais opções de serviços.

O que era solução corporativa ficou mais lento. A solução utilizada pelas pessoas começou a ser mais moderna e os usuários começaram a não querer usar dois ou três dispositivos móveis de comunicação. A mobilidade é uma realidade. Ela deve acontecer. Porém, pensando corporativamente,  ela só pode acontecer se existir uma segurança para as informações que estarão armazenadas neste dispositivo ou que serão recebidas/transmitidas por ele.

Algumas soluções de plataforma segura estão sendo lançadas em busca desta segurança adequada. Recentemente a Samsung anunciou, inclusive no Brasil, a sua plataforma segura KNOX. O objetivo deste tipo de plataforma é separar com segurança o ambiente corporativo do ambiente pessoal de um único dispositivo. Soluções deste tipo são bem vindas, mas as corporações e os usuários precisam estar atentos pois este tipo de solução técnica é parte da solução de proteção da informação. É necessário que exista um Processo Organizacional da Segurança da Informação que deve contemplar as seguintes dimensões:
– Políticas e normas,
– Acesso à Informação,
– Ambiente físico,
– Cópias de Segurança,
– Continuidade do negócio,
– Gestão de incidentes,
– Flexibilidade operacional,
– Estrutura da Gestão da Segurança,
– Desenvolvimento e manutenção de sistemas,
– Gestão de riscos,
– Conformidade com legislação e regras corporativas,
– Conscientização e treinamento de pessoas.

De maneira semelhante ao ambiente completo corporativo, o ambiente de mobilidade precisa considerar todas estas dimensões. As soluções técnicas estão chegando. Ótimo! Mas são necessárias ações estruturadas que complementem e garantam a efetiva implementação desta solução técnica.

 

*Edison Fontes. Mestre em Tecnologia, possui as certificações internacionais de CISM, CISA e CRISC. É consultor, gestor e professor de Segurança da Informação dos cursos de pós-graduação da FIAP. Compartilha seu conhecimento como colunista do site Information Week. Autor dos livros: Políticas e Normas para a Segurança da Informação (Editora Brasport), Clicando com Segurança (Editora Brasport), Praticando a Segurança da Informação (Editora Brasport), Segurança da Informação: o usuário faz a diferença! (Editora Saraiva) e Vivendo a Segurança da Informação (Editora Sicurezza). Atua na área de Segurança da Informação desde 1989.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir