Como pedir emprego

16 de junho de 2014
Compartilhe

Hoje, os inúmeros sites de empregos e as redes sociais dedicadas ao tema possibilitam achar (e ser achado) de maneira rápida e precisa.

As mudanças na procura de emprego não estão limitadas apenas à forma de procurar uma vaga. A abordagem mudou, não é correto dizer que está procurando emprego. A melhor maneira de fazê-lo para atrair os interessados é dizer: “estou em busca de novos desafios”.

Para quem está na base da pirâmide e tem um currículo ainda ralo, a recomendação é buscar graduações e certificações de primeira linha e utilizar a maneira mais eficiente de entrar no mercado: falar com algum amigo, professor ou conhecido da família para conseguir uma indicação.

Uma alteração importante que aconteceu nos últimos anos é a abordagem e assertividade na candidatura à vaga.  Antes, os currículos eram genéricos e serviam para todas as vagas, ficava a cargo do RH o entendimento do conteúdo e o discernimento do conhecimento contido nele.

Hoje, para não ser descartado na primeira análise, os CVs devem ser, necessariamente, à la carte. Ou seja, desde a primeira linha, onde está o objetivo procurado, até a descrição de experiência, tudo tem que estar totalmente aderente à descrição das necessidades de cada vaga.

Mostrar que quer um cargo maior que o que ocupa ou uma remuneração que ultrapasse 30% da atual não é bem vista em uma entrevista com um headhunter.

Se a maneira for utilizar sua rede de contatos para mudar de emprego, cuidado! Nunca deixe um amigo em situação delicada, mesmo que ele seja o presidente da empresa e possua o poder para decidir. Queimar um cartucho nunca é bom. A recomendação é: faça-o saber que você é uma boa opção para a vaga que ele necessita preencher.

É sabido que buscar uma nova posição é sempre um momento de estresse, preocupação e muito medo, mas, para obter sucesso, encare com equilíbrio e controle as emoções.

Use o que você tem de melhor para agir nestas situações. Use sempre o equilíbrio e experiência ao seu favor.

Tenha sempre em mente que, como em tudo na vida, o apressado come cru, e quem desdenha quer, sempre, comprar.

Boa sorte!

 

Alberto Marcelo Parada. Professor de MBA na FIAP. Palestrante e articulista, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos e outsourcing. Experiência de 20 anos ministrando treinamentos na capacitação de executivos, média gerência e níveis operacionais; executivo com mais de 25 anos de experiência em implantação de soluções de TI para grandes empresas.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir