FIAP premia vencedores do Startup One MBA com curso de empreendedorismo na Babson College

12 de agosto de 2014
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Para a conclusão do MBA em junho de 2014, a FIAP propôs um novo desafio aos estudantes. Em vez de produzirem monografias, deveriam desenvolver planos de negócios para startups. Além da mentoria prestada pelos professores ao longo dos cursos, a FIAP ofereceu workshops ministrados pelo diretor de empreendedorismo da faculdade, Marcelo Nakagawa. Em 10 de junho, os 10 grupos com as melhores ideias do Startup One apresentaram suas startups a uma plateia de especialistas, amigos e familiares em cerimônia realizada no MAM – Museu de Arte Moderna de SP. Todos receberam uma placa comemorativa e os três primeiros lugares conquistaram uma bolsa de estudos na melhor universidade de empreendedorismo do mundo: a Babson College, localizada em Boston (EUA).

Da turma 29BI, do MBA em Business Intelligence da FIAP, os colegas Fernando Teixeira e Francisco Sala foram a Babson graças à startup “Inovando Seu Conhecimento”. A ideia apresentada no Startup One é um aplicativo que tira o consumidor de filas para fazer compras: basta fotografar a etiqueta do produto desejado e a compra pode ser feita pelo celular. “Além da facilidade, o lojista ainda tem vantagem competitiva de poder desenvolver um perfil de seu cliente”, avalia Fernando. Para Francisco, o curso na Babson comprovou que a startup “Inovando Seu Conhecimento” era factível: “A impressão que tinha era que, ao voltar para o Brasil, mudaríamos muitas coisas no nosso projeto. Mas o nível dos workshops e ensinamentos obtidos no Startup One estava tão alto que em Babson, ao invés de mudar, vimos que tudo [no projeto] estava ótimo”.

André Silva, da turma 28OAJ do MBA em Engenharia de Software Orientado a Serviços, também foi a Babson graças ao “Diário Infantil”. O aplicativo armazena registros dos pais em imagem, vídeo ou texto, formando um diário de seus filhos na web, que pode ser impresso. “Não existe nada igual consolidado no mercado hoje. Demonstramos a necessidade do auxílio no registro de momentos especiais das crianças e nas tarefas do dia a dia relacionadas à criação”, explica André. “No início fiquei bem receoso, pois para o desenvolvimento do artigo cientifico possuíamos o conhecimento necessário. Já a startup era algo novo, que não sabíamos como funcionaria”, lembra, sobre o processo de desenvolvimento de Diário Infantil. André diz que no começo o desenvolvimento de uma startup era uma obrigatoriedade do curso. Mas aos poucos, a obrigação se transformou em um novo horizonte para ele e os colegas: “Quando começamos a participar dos workshops ficamos bem empolgados e nos interessamos pela ideia de continuar com o projeto mesmo após a conclusão do MBA”.

A primeira aula na Babson College foi citada como a mais importante pelos estudantes. Eles foram divididos em grupos, nos quais interagiram com outros alunos do mundo inteiro, e tiveram uma introdução à inovação e ao empreendedorismo. “Tínhamos que apresentar um projeto ao final do curso. Para isso, a aula inaugural [com Jay Rao, reitor de Babson] foi imprescindível. Ali tivemos o primeiro contato com o que esperar do curso e o que ele esperava de nossos trabalhos”, lembra Francisco.

Fernando desenvolveu junto de seu grupo em Babson uma rede social que facilitaria o contato entre fotógrafos para que pudessem alugar lentes. Já o grupo de Francisco pensou em um aplicativo que propõe o “aluguel” de livros já lidos entre usuários. A avaliação de Rao, contam, não pretendia apontar os melhores ou premiá-los, mas sim, dar um feedback do que agradou ou não. “A troca de ideias dentro dos grupos foi o ápice do curso. Os conflitos, que são muitos pelas diferentes culturas, nos ajudaram não só no desenvolvimento do trabalho, mas na vida”, opina André.

Sobre o Startup One, Fernando e Francisco divergem quando têm que apontar quais os diferenciais que os levaram a Babson. Mais técnico, Fernando diz que o grupo apresentou “uma percepção mais apurada de valor”, por intermédio do alinhamento de “solução factível, inovação e retorno sobre investimento”. Para Francisco, a apresentação foi o ponto alto. “Sanamos todas as dúvidas”, afirma. E, para isso, lembra da importância dos workshops de Marcelo Nakagawa e do conteúdo compartilhado no site da faculdade. “Já em sua primeira fala, Marcelo nos deu o norte sobre como trabalhar as ideias.”, diz.

Marcelo Nakagawa e Eduardo Endo, diretor acadêmico do MBA FIAP, acompanharam os alunos vencedores do Startup One à Babson. Para os idealizadores de “Inovando Seu Conhecimento”, a companhia dos mestres foi essencial. “Apesar de não estarem em sala de aula, Endo e Nakagawa nos prestaram um apoio muito importante, sempre perguntando sobre o desenvolvimento do trabalho e dividindo conosco suas experiências”, conta Fernando.

A semana de 21 a 25 de julho teve atividades diárias, divididas em dois turnos: quatro horas pela manhã e mais quatro à tarde. Depois da inspiradora aula inaugural de Jay Rao, os estudantes ainda tiveram lições sobre marketing, finanças, design thinking e tendências de mercado. “Após o curso, muitas ideias surgiram e estou mais atento para fatores que antes não dava tanta importância, como pensar em tendências globais e em como gerenciar o projeto do Startup One”, conclui André.

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