Quer ter sucesso? Contrate pessoas melhores do que você

22 de setembro de 2014
Compartilhe

Gestão de gente talvez seja a principal e a mais crucial falha nas pessoas que empreendem ou que querem empreender e naquelas que se baseiam em abordagens como planos de negócio, effectuation, business model canvas, customer development ou lean startup.

Não há “receitas de gente” nestas abordagens. E o que acontece, de fato, é que de repente, aquele empreendedor que sonhou com um produto ou serviço instigante, se vê imerso na realidade da vida e nas atitudes de seus colaboradores, clientes, fornecedores, entendendo que o seu negócio é pelas pessoas, para as pessoas e com as pessoas.

Os que perceberam isto tornaram-se empreendedores de sucesso. O problema é que não há uma única receita de gente. Cada empreendedor desenvolveu a sua, aprendendo ou não com outras receitas de outros empreendedores.

Bill Hewlett e Dave Packard, cofundadores da HP, por exemplo, criaram o MBWA, sigla em inglês que remete a algo como “gerir andando por aí”. Sua receita era contratar gente brilhante que se sentisse no mesmo nível dos “donos” da empresa.

Por isso, costumavam andar pela empresa, conversando com as pessoas, de uma forma simples, amigável e franca. Uma das frases favoritas da dupla para os membros do seu time era: se você não estiver cometendo muitos erros, provavelmente está inovando pouco.

Isso incentivava seus colaboradores a inovar e hoje esta receita é cultuada no Vale do Silício.  O MBWA foi utilizado e adaptado por vários outros empreendedores como Walt Disney, Sam Walton e Luiz Seabra da Natura. Ainda nesta semana, uma aluna que tinha trabalhado na Natura descrevia sua paixão pela empresa e os vários momentos em que encontrou com o “Seu Luiz” que vinha puxar papo com ela e com todos os outros colegas de trabalho.

A receita de gente do super trio de empreendedores brasileiros Jorge Paulo Lehmann, Beto Sicupira e Marcel Herman Telles começa com “contrate pessoas melhores do que você”. E o sucesso desses empreendedores muito se deu em função da habilidade em selecionar pessoas que entregam desempenhos extraordinários.

Mas as boas receitas de gente estão em todas as partes e em empresas de todos os portes. A minha receita preferida de gente foi elaborada por uma ex-empregada doméstica que iniciou seu negócio a partir de um humilde salão de beleza no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro).

E a receita leva apenas quatro ingredientes: zelo, inovação, competência e ambiente. Zelo pelas pessoas, pelos detalhes e pelo compromisso em aumentar a autoestima das pessoas. Inovação na geração de novas ideias que tornem a experiência das clientes ainda mais inspiradora. Valorização e incentivo para o desenvolvimento de novas competências das pessoas que formam a sua equipe. E um ambiente que realmente inspire pessoas a serem ainda melhores do que já são.

Zelo, inovação, competência e ambiente formam a palavra Zica, o carinhoso apelido da Heloísa Assis, a ex-empregada doméstica que cofundou o Beleza Natural, uma rede de institutos de beleza que emprega mais de 1.700 pessoas e cresce 30% ao ano.

Empreendedorismo, no final do dia, é entender de gente. É criar as condições para que as pessoas do seu time criem motivos para que outras pessoas contribuam para o sucesso do seu negócio, sejam como fornecedores, parceiros, usuários e clientes.

 

Marcelo Nakagawa é diretor de empreendedorismo da FIAP, além de atuar como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio do país. É membro do conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor do Instituto Empreendedor Endeavor, coordenador acadêmico do Movimento Empreenda da Editora Globo, colunista do Estadão PME e da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica e Inovação da USP. Possui mais de 20 anos como executivo, tendo atuado nas indústrias financeira/bancária, consultoria empresarial, venture capital, inovação e private equity. É doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas. Autor do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Editora Manole, 2011) e co-autor dos livros Engenharia Econômica e Finanças (Elsevier, 2009), Sustentabilidade e Produção: Teoria e Prática para uma Gestão Sustentável (Atlas, 2012) e Empreendedorismo inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Evora, 2012).

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir