Hackday para meninas e mulheres reúne gerações

13 de março de 2015
Compartilhe

Como parte da 1ª Semana da Mulher na Tecnologia, aconteceu em 10 de março na FIAP o “Hackday para mulheres e meninas”, comandado pela influenciadora digital, Camila Achutti. A proposta foi reunir gerações trazendo avós, mães, filhas e netas para aprenderem a programar juntas. Para iniciar o evento, as participantes conversaram sobre problemas do relacionamento entre as gerações e o planejamento de aplicativos para ajudar a resolvê-los. “A iniciativa foi excelente, ver mães e filhas buscando solução tecnológica para um problema em comum é raro” avaliou Neiva Diniz, gerente de vendas.

As participantes foram divididas em grupos para levantarem os problemas e desenvolverem ideias de apps.  Selecionaram os melhores, tiveram uma aula de programação com App Inventor e foram para o laboratório desenvolver seus aplicativos. “O problema colocado por nosso grupo foi a dificuldade que os jovens têm em atualizar seus pais quanto à moda, maneira e linguagens atuais. O app propõe um chat onde o usuário pode colocar um costume atual x costume antigo, inclusive anexando imagens para ilustrar” explicou a executiva de vendas, Silvia Maria Intrieri.

A estudante Juliana Flores foi ao Hackday acompanhada por sua irmã, Larissa Flores. Ela soube do evento pelo Facebook da FIAP e resolveu comparecer para aprender um pouco mais sobre o assunto. “Eu gosto de tecnologia, não atuo na área, mas achei bacana para conhecer. Me inscrevi e vi que tinha a possibilidade de trazer alguma menina menor de 18 anos e pensei que seria uma boa oportunidade para a minha irmã” contou Juliana. A estudante pensa em substituir o curso de Direito por TI ou Ciência da Computação. “Fiz o primeiro ano de Direito, mas não me identifiquei muito com a área”, avaliou.

No fim, os grupos tiveram um minuto para apresentarem seus aplicativos. “Achei fantástico, pois além de proporcionar um momento para compartilhar com minha filha, fez com que entendêssemos o que existe por traz de um app. Vimos que fazer um aplicativo é muito simples, porém ter e formatar uma boa ideia é complexo, trabalhoso e requer um processo interessante de elaboração” explicou Silvia, que levou sua filha Stephanie para ter seu primeiro contato com programação.

hackday para meninas e mulheres

 

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir