Alunos da FIAP desenvolvem aplicativos para ajudar diabéticos

15 de abril de 2015
Compartilhe

Em 10 de abril, aconteceu na FIAP o Hackaton Sanofi. Os estudantes de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação foram desafiados pela empresa de medicamentos a desenvolver apps para ajudar pessoas com diabetes. No começo do evento, houve uma apresentação em que o diretor do departamento de inovação da Sanofi, Luis Hamilton, contou um pouco sobre a rotina e dificuldades de um diabético e propôs que os alunos tivessem ideias para mudar a vida dessas pessoas.

Os estudantes tiveram algumas horas para idealizar, desenvolver um protótipo do aplicativo e apresentar para todos. “Estamos fazendo os nossos alunos entrarem em contato direto com as empresas. Isso ajuda na sua formação, na preparação para apresentações, a falar em público e a entender as necessidades reais de empresas como a Sanofi e de outras que vão fazer eventos semelhantes durante o ano” explicou o coordenador dos cursos de Engenharia, Almir Meira.

Apesar do tempo limitado, os grupos conseguiram desenvolver ideias fantásticas para ajudar a rotina das pessoas que possuem diabetes. O grupo Back up Online, por exemplo, desenvolveu um aplicativo que ajuda o paciente a fazer o teste de nível de glicose com urina, evitando o incômodo de furar o dedo todos os dias. Todos os grupos se preocuparam em desenvolver aplicativos que incentivassem hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação correta, e ajudasse os pacientes a fazerem os tratamentos específicos de cada caso.

O grupo Diabetes Control inseriu em seu aplicativo uma barra indicando o índice glicêmico consumido no dia, uma “Food List” mostrando os níveis glicêmicos de cada alimento e notificações para incentivar a prática de exercícios. Já o grupo Dr. Dig, se preocupou em fazer um aplicativo específico para crianças propondo uma plataforma onde os pais poderiam acompanhar e gerenciar a rotina dos filhos.

Também voltado para crianças, o grupo Dr. Bot criou um personagem diabético que necessitaria de cuidados dos usuários (como um tamagoshi). A ideia é que ao cuidar do personagem os usuários lembrassem de cuidar de si mesmos. Este aplicativo também propunha um armazenamento de sintomas para serem enviados diretamente ao médico proporcionando um acompanhamento em tempo real de médico com paciente.

A premiação

A Sanofi escolheu três grupos como vencedores do processo. Os critérios de avaliação incluíam inovação, organização do grupo e a qualidade da apresentação. O grupo vencedor da competição foi o StarBem que propôs um sistema gamificado em que hábitos de atividades físicas e alimentação correta são medidos pelo aplicativo e é formado um hanking semanal entre os usuários. A ideia era permitir que todos os usuários tenham chance de ficar bem colocados em cada semana. Os grupos que ficaram com o segundo e terceiro lugares foram, respectivamente, o BlackHats e o Doctor Dig.

“Eu já passei por alguns hackatons, algumas dinâmicas em grupo em outros eventos e achei esse diferenciado. Apesar de ter durado apenas um dia acho que foi muito válido porque focamos na ideia de ajudar um diabético, não tanto no no código. Eu acho que esse contato com as empresas para resolver problemas reais é essencial, é uma ótima forma de conhecermos empresas e elas nos conhecerem. Podemos avaliar e definir se queremos trabalhar em uma empresa como essa, além de podermos ser observados e quem sabe ter uma oportunidade de trabalhar com eles” avaliou a aluna do grupo Star Bem, Jaqueline Santos.

Os vencedores ganharam vales para fazerem compras na Saraiva e alguns alunos, de todos os grupos, poderão ser chamados para uma seleção de estágio na empresa.

 materia

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir