Um dos grandes problemas no envio de arquivos pela web (upload) foi finalmente resolvido com o chamado xmlHttpRequest2: ao se enviar arquivos muito grandes, não se tinha uma ideia de progresso deste envio. O mérito é de um novo evento incluído na API, “onprogress”, incluído no atributo upload. Ele recebe um objeto que possui o atributo lengthComputable e este traz informações de progresso que podem se…
Imprimir
Uma grande novidade para o HTML5 é o recurso conhecido como Canvas. Equivalente a uma tela de pintura tradicional, ela permite, de forma bem simples, desenhar elementos “on the fly” (em tempo de execução). A área de desenho é apresentada pela tag <canvas>, enquanto o trabalho artístico fica a cargo de comandos utilizando sua API em JavaScript. Abaixo, uma demonstração do que podemos fazer. O…
Imprimir
Os novos recursos da área de conectividade são os mais impressionantes e também os mais subestimados no HTML5. Novas abordagens como os Web Sockets e o SSE trazem inovações essenciais, especialmente aos desenvolvedores de jogos eletrônicos. Para entender a importância dos Web Sockets, é necessário, antes, entender como o protocolo HTTP funciona. O usuário (lado cliente) interage com a interface e…
Imprimir
Nossas vidas mudaram completamente depois da invenção dos smartphones e tablets. Avanços na usabilidade, com suas telas sensíveis a toque, capacidades de processamento espantosas para dispositivos tão pequenos e, é claro, seus recursos úteis como acesso ao sistema de GPS e ao acelerômetro. O GPS – este conjunto de satélites que triangula fora de órbita e nossos sinais fornecendo latitude e lo…
Imprimir
Não existe nada tão desagradável para um usuário do que uma brusca queda de conexão na navegação, especialmente durante o preenchimento de um grande formulário de dados. A necessidade de recomeçar o procedimento pode levar até mesmo ao não retorno do internauta à aplicação. Além disso, existem procedimentos, como a leitura de páginas institucionais, por exemplo, que sequer necessitaria…
Imprimir
Trata-se de um grande desafio para os atuais mecanismos de busca classificar a importância e relevância das informações contidas nas páginas. Com este intuito, novas tags foram criadas, dando maior importância semântica aos textos. Estas tags se comportam como a tradicional tag <div>, que leva este nome por dividir o texto em blocos – até então anônimos. Agora, eles podem ser classifica…
Imprimir
Página 1 de 3312345102030...Última »