Zona Leste, o Empreendedor e a Cavalaria…

21 de março de 2014
Compartilhe

A Zona Leste da cidade de São Paulo é uma das regiões de maior  pujança econômica do país.  É a maior do município de São Paulo em área urbana, tem mais de 4 milhões de habitantes e quase 40% de toda a população da cidade.  Maior do que a importância desta região, só o seu potencial de crescimento e desenvolvimento quando levamos em conta o mega-evento da Copa no ano que vem, com abertura na Zona Leste, os investimentos em andamento, e os incentivos que por certo irão gerar investimentos ainda maiores.

O estádio do Itaquerão já é quase uma realidade e é lá que vamos ter a abertura da Copa, evento cuja final de 2010 foi vista por mais da metade da população do planeta.  É claro que aqui vamos bater esse recorde, pois afinal de contas, somos o país do futebol!  Aliás, segundo a FIFA, a velocidade das vendas de ingressos para a abertura no nosso Itaquerão já bateu todos os recordes.

Do lado dos incentivos, na tentativa de desafogar o centro e desenvolver a Zona Leste, as autoridades estão fazendo sua parte com a isenção de impostos, incentivando a construção civil do Plano Diretor da cidade e os investimentos em infraestrutura de transportes e educação, que com certeza vão gerar empreendimentos privados no comércio e nos serviços, alavancando o potencial de crescimento da região.

 

O Empreendedor

Para ressaltar a importância e admiração que tenho por vocês empreendedores, costumo dizer que eu trocaria 99% de meu conhecimento em gestão, que convenhamos não é muito, por 1% da capacidade criativa do empreendedor.  E parece que não estou sozinho, pois ninguém menos que Peter Drucker, considerado o papa da Administração, escreveu: “os tempos de transição e de oportunidade são para empreendedores e não para gestores”.

Visão de futuro, capacidade de inovar, de gerenciar equipes e iniciativa são algumas das características dos empreendedores.  É este o famoso espírito empreendedor que empurra esses iluminados para realizar coisas novas, atender novas demandas e criar empresas que atendem necessidades, fazendo girar o motor capitalista.

 

E a Cavalaria?

Diz o provérbio gaúcho que “cavalo encilhado (com sela) não passa duas vezes”, o que significa que “grandes chances” não nos batem à porta a todo momento.

Temos pela frente um ano repleto de mega-eventos, uma região que sediará o maior deles, que vai haver incentivos, investimentos e cheio de empreendedores como você.  Com tudo isso, não temos um cavalo e sim uma cavalaria encilhada e pronta para ser montada…

Uma característica comum aos empreendedores é a percepção das oportunidades antes dos demais e principalmente a iniciativa para agarrá-las.  Vá a luta e escolha o seu cavalo!

 

Clayton Nogueira. Diretor financeiro para a América Latina da Valspar Corporation. Mestre em Controladoria pela USP. MBA em Marketing pela ESPM-SP. Graduado em Administração de Empresas. Professor de Planejamento e Controle na FIAP e na FIA-USP. Conselheiro fiscal e de administração certificado pelo IBGC. Conselheiro fiscal da Abrafati. Diretor vogal no IBEF-SP.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir