Você conhece o método da cumbuca?

23 de fevereiro de 2015
Compartilhe

Hoje escrevo de um hotel fazenda. Depois que virei pai, passei a me especializar neste assunto. Acho que já virei um especialista em copinha do bebê, piscina aquecida e coberta, rampas e elevadores. Mas também o que chama a atenção nestes locais são os eventos corporativos.

Neste momento, há uma turma enorme de uma multinacional. Todos com uma camisa colorida com o logotipo da empresa estampada em vários locais. Há claramente pessoas desconfortáveis com a camiseta merchandising. Não sei pelas cores, design, tamanho maior ou porque não combina mesmo com o sapato social ou salto alto que usam. Ficarão o dia inteiro sentados nas salas aprendendo algo que alguém da empresa acha que é importante. Mas hoje a noite todos poderão se divertir na balada.

O monitor das crianças que está na mesa ao meu lado agora comenta sobre a última turma corporativa que veio ao hotel e beberam até cair, com muita farra na beira da piscina até quatro horas da manhã. Ainda bem que o meu quarto está longe da piscina…

Mas bem longe desta realidade está a situação dos empreendedores que precisam treinar sua equipe. Será que dá para levar todo mundo para esse hotel fazenda que tem diária que daria para comprar quase mil refrigerantes e dar camiseta verde amarela para todo mundo?

 

Como os empreendedores podem treinar suas equipes? Algumas soluções funcionam bem para empresas que têm recursos limitados de tempo e dinheiro. Destaco duas: Método da Cumbuca e 70-20-10.

O Método da Cumbuca é sugerido pelo Vicente Falconi em seu livro O Verdadeiro Poder. Serve para o livro dele e qualquer outro. O empreendedor escolhe um livro que acredita que contenha aprendizados que a sua equipe deva saber. Todos começam a ler o livro e se reúnem uma vez por semana para discutir uma parte ou capítulo. Os nomes das pessoas são escritos em pedaços de papel e colocados em uma cumbuca. No início do encontro, o nome de uma pessoa é tirada da cumbuca. E esta pessoa faz a abertura do encontro, facilita a discussão e faz o fechamento com as lições aprendidas e suas aplicações na empresa. Caso a pessoa não tenha lido a parte ou o capítulo, o encontro não ocorre. Ocorrendo ou não, o nome da pessoa volta para a cumbuca. Simples assim.

O método 70-20-10 exige que o colaborador faça o que é exigido da sua função em 70% do seu tempo disponível. Além disso, deve utilizar 20% do seu tempo refletindo ou discutindo com outras pessoas como poderia fazer o que é exigido da sua função de uma forma melhor. E os últimos 10% do seu tempo deveria ser dedicado a pensar, refletir e discutir como a empresa poderia ser melhor.

É claro que o método pode utilizar outras proporções, mas o mais importante é permitir que todos os colaboradores busquem alternativas melhores para melhorar o que fazem e o que a empresa faz. Agindo assim, quem sabe um dia, o empreendedor possa mandar sua equipe para este hotel fazenda… para descansarem com suas famílias e amigos

Marcelo Nakagawa é diretor de empreendedorismo da FIAP, além de atuar como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio do país. É membro do conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor do Instituto Empreendedor Endeavor, coordenador acadêmico do Movimento Empreenda da Editora Globo, colunista do Estadão PME e da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica e Inovação da USP. Possui mais de 20 anos como executivo, tendo atuado nas indústrias financeira/bancária, consultoria empresarial, venture capital, inovação e private equity. É doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas. Autor do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Editora Manole, 2011) e co-autor dos livros Engenharia Econômica e Finanças (Elsevier, 2009), Sustentabilidade e Produção: Teoria e Prática para uma Gestão Sustentável (Atlas, 2012) e Empreendedorismo inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Evora, 2012).

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir