Vencedora do Call to Innovation 2015 na SU – #3

28 de julho de 2015
Compartilhe

Mariana Vasconcelos teve sua primeira Startup Experience com o objetivo de se preparar para o projeto final na Singularity University (SU), assim como conhecer o modo de trabalho dos colegas para ajudar na escolha do time.

Foram 48 horas de imersão na cultura de Lean Startup guiadas por Henrik Scheel do Startup Experience. Ao total, participaram 16 equipes com ideias diferentes para solucionar alguns dos desafios globais. Os grupos foram formadas pela classificação dos alunos entre hackers, hustler e artists que foram distribuídos aleatoriamente entre os times. “Meu time era composto por Nicolas Alcala (Espanha), Habib Frost (Dinamarca), Sylvester Lee (EUA) e Jamal Robinson (EUA” contou Mariana.

O grupo da vencedora optou por trabalhar com educação. Esteban Bullrich, ministro da educação da cidade independente de Buenos Aires, na Argentina, aceitou o desafio de levar a proposta elaborada pelo grupo de Mariana para estudantes do ensino médio. O objetivo é empoderar jovens de ensino médio através do conhecimento de ciências avançadas e comportamento empreendedor antes que estes tomassem a decisão sobre qual carreira seguir. “Quem sabe assim, conquistamos ainda mais pessoas dedicadas a um trabalho que gere impacto positivo no mundo” ressalta Mariana.

Além da cidade de Buenos Aires, o time conversou com diversas escolas de ensino médio americanas e brasileiras que teriam interesse em implementar um módulo adicional para estudos destas ciências com uma combinação de aprendizado local e virtual por meio de ferramentas de realidade virtual e de ensino a distância. “O exercício foi interessante para entender os desafios enfrentados na educação pelos diversos países. O resultado foi muito positivo e o Startup Experience foi muito importante para deixar todos alinhados com relação aos conceitos de Startups e trabalho em equipe” concluiu Mariana.

grupo Mariana

Biotecnologia e Medicina: pautas vitais para o futuro da humanidade

Uma das disciplinas do curso GSP é Medicina e Biotecnologia, com vários speakers de empresas e pesquisadores ligados à medicina exponencial e longevidade. “Apesar de todas as apresentações terem sido fantásticas, mostrando as oportunidades e tecnologias em medicina, a que mais me chamou atenção foi a de David Ewing. Ele lançou para a classe a seguinte pergunta: Quanto tempo você quer viver? Até onde estaria disposto a ir para viver mais?” contou Mariana.

A maior parte da sala votou na opção de viver para sempre. Os alunos que votaram por viver para sempre ficaram surpresos com aqueles que optaram por viver somente 80, 120 ou 150 anos e perguntaram: “Por que não?” A resposta foi: “Por que sim?”. Os professores envolvidos na palestra foram:

-David Ewing Duncan: Experimental Man, Personalized Medicine

-David Hanzel PhD Microbiome & biotech innovation/ entrepreneurship

-Winnie Yu, Principal and Director of Development, Flextronics Labs : Medical Devices

-Alice Zhang, founder Verge Analytics (a YC Company) : New Drug Discovery

-Alex Borve MD – founder, CEO of First Derm (Telemedicine)

-Shawna Butler- Exponential Medicine (Grand Challenges, Opportunities)

Após a palestra, a turma foi dividida em equipes para analisar problemas pessoais relacionados à medicina. “Na minha equipe, uma das meninas tinha perdido a mãe por conta de um aneurisma. Depois desse testemunho, tentamos entender a perspectiva do usuário, o que antecede um aneurisma e como ele pode ser identificado. Em poucas horas prototipamos uma aplicação que utilizava uma lente especial acoplada à câmera do celular para analisar alguns indicadores de saúde através da análise da pupila” explicou a vencedora.

Durante a noite, foi realizado um Workshop de biotecnologia básica para introduzir conceitos de células, proteínas, DNA até chegar nos processos que poderão ser utilizados para manipular material genético durante a construção dos projetos.  Mariana Vasconcelos ficou responsável por apresentar DNA e cópia de material genético relacionando com seu background em agricultura e alimentos geneticamente modificados.

biotecnologia e medicina mariana

Energia e sustentabilidade nas pautas da Singularity University

Gregg Maryniak falou sobre energia potencial focando nas fontes, métodos e materiais alternativos para a geração de energia como algas, transmissão de energia sem fio, gravidade, entre outros. “Discutimos também algumas mudanças nas políticas relacionadas a energia, como a decisão da Alemanha em adotar fortemente a energia solar, políticas americanas para filtros em carros e disponibilidade de eletricidade em áreas rurais” pontuou Mariana.

A sessão foi encerrada com Arch Padmanabhan falando sobre a divisão de armazenamento de energia da Tesla Motors. O carro pode ser visto como uma forma de armazenamento de energia. Falou-se sobre o uso de baterias, se considerarmos que 1 milhão de veículos nas ruas representa uma capacidade de armazenamento de 10GW, enquanto o pico de consumo da Califórnia é de 45GW, essa tecnologia das baterias pode ser utilizada para balancear o consumo da rede, em horários de pico ou quando a energia está mais cara.

Após a palestra, foi realizado o Workshop com Rob High para programar o Watson, computador desenhado pela IBM. Em 2011, o Watson venceu os dois melhores jogadores do programa de perguntas e respostas conhecido como Jeopardy na TV americana. “O workshop serviu para aprendermos a programá-lo, alimentando seu banco de dados com perguntas e respostas, pensando nas aplicações de computação cognitiva para nossos projetos” concluiu Mariana.

foto post 3 mariana

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir