FIAP apoia competição mundial de ensino técnico sediada no Brasil

24 de agosto de 2015
Compartilhe

Entre 12 e 15 de agosto, aconteceu o WorldSkills São Paulo 2015 no Palácio de Convenções do Parque Anhembi. O evento reuniu os melhores alunos do ensino técnico de 65 países que competiram em 50 categorias. A FIAP, o Google e a Cisco apoiaram a competição Digital Challenge (desenvolvimento de aplicativos), que aconteceu durante o evento. O diretor de empreendedorismo da FIAP, Marcelo Nakagawa, participou como jurado da competição e o professor Leandro Rubim, como mentor dos competidores.

O WorldSkills Digital Challenge (WSDC) é um desafio inovador que mostra como as áreas de tecnologia podem ser divertidas e envolventes. O desafio uniu desenvolvedores e designers de partes diferentes do mundo para ajudar ONGs brasileiras com seus projetos sociais, deixando um legado sustentável para as comunidades locais.

Esta foi a primeira edição da competição, em 65 anos, a acontecer na América Latina. Os competidores brasileiros acumularam o número recorde de 27 medalhas. Foram 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência, que são concedidos a competidores com alta pontuação, mas que não atingiram o pódio. O Brasil encerrou sua participação com o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. “Isso aumenta muito a autoestima de um aluno que se formou em um curso técnico e não sabe o quanto é tão bom. Mesmo se ele não for o vencedor, ele percebe que ser o melhor do mundo não é um salto tão maior” avalia o diretor de empreendedorismo da FIAP.

O professor Leandro Rubim foi mentor no segundo dia da competição em duas sessões de uma hora. Ele e mais quatro mentores passaram pelos grupos ouvindo as necessidades das ONGs, a solução tecnológica e dando feedbacks produtivos a cada trabalho. “Me impactou muito saber que existe um grupo de pessoas interessadas em profissionalizar mais as ONGs, capacitando-as a trabalhar pensando como empresa que precisa ter um negócio sustentável financeiramente. E neste caso, mostrando como ideias criativas utilizando tecnologia podem favorecer esse caminho ” explica o professor.

Os trabalhos julgados por Marcelo Nakagawa foram feitos para a ONG “Sobre Vivencia”. Ela promove a conscientização da importância da doação voluntária de sangue, através de projetos que visam o desenvolvimento do hábito deste ato de solidariedade. O desafio era desenvolver um meio de incentivar adolescentes a efetuarem a primeira doação de sangue e cultivar a importância da doação voluntária para que eles continuem doando ao longo dos anos.

Os 20 participantes do Digital Challenge foram divididos em cinco grupos de quatro pessoas, nomeados por cores. O objetivo era criar iniciativas de impacto para as equipes construírem um legado através do evento. Os grupos foram formados por três brasileiros e um estrangeiro. O grupo vencedor, equipe vermelha, criou uma solução via aplicativo cujo objetivo é que as pessoas façam convites para doação de sangue, formando grandes grupos e gerando uma gamificação. Os vencedores foram Andrew Seeley (Austrália), Diogo Doreto (Brasil), Jessica Tarasoff (Brasil), Mateus Paulino (Brasil). Os campeões brasileiros ganharam um voucher de mil euros da FIAP em cursos de curta duração (Shift).

Além do Digital Challenge, o evento teve 50 modalidades de diferentes áreas, como competição de soldador, azulejista, manutenção de aeronaves, infraestrutura de rede, cozinheiro, garçom, cabeleireiro e joalheiro. “Tinham delegações que usavam uniforme, bandeiras de cada país, tinham técnico, torcida. Eles vieram para competir e definir os melhores do mundo em cada área. Foi incrível conviver com essas pessoas vindas de diversos países” conclui Marcelo Nakagawa.

world skills

 

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir