Gestão de Projetos, Einstein e a crise

9 de outubro de 2015
Compartilhe

Por Marcos Pires, PMP*

São nos momentos de crise que a gestão de projetos se torna mais evidente e, por consequência, desperta cada vez mais a atenção como fator chave de competitividade para organizações e profissionais.

Pode parecer estranha uma afirmativa destas quando estamos nos deparando com inúmeras empresas cortando pessoas, investimentos e obviamente seus projetos. Mas há também uma realidade um pouco diferente neste contexto, uma realidade que, principalmente em momentos de crise, é totalmente exigida pelo mercado: competências em gerenciamento de projetos.

Há algumas décadas, Albert Einstein realizou algumas declarações em relação ao que ele pensava sobre crise. Uma delas foi que “a crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos”. O que isso tem a ver com gerenciamento de projetos?  Tudo! Afinal, gerenciamento de projetos traz progresso em muitos aspectos e o mercado – empresas e profissionais – sabe disso.

Tenho percebido, principalmente após o início da crise, uma grande movimentação do mercado em busca de competências e maturidade em gerenciamento de projetos. Organizações estão tendo um maior cuidado para gerirem seus portfólios de projetos, analisando quais os empreendimentos-chave a serem viabilizados e que estejam de acordo com as metas estratégicas da empresa. Mas não é só isso. Realizar os projetos de forma correta, com foco na gestão financeira, gerenciando os riscos nos projetos e, principalmente, com o envolvimento de profissionais bem qualificados é agora, mais que nunca, o principal foco das organizações quando se trata da realização de projetos.

Para garantir estes objetivos, o gerenciamento eficaz de projetos – através de profissionais com habilidade e competências em gestão com bons conhecimentos em processos, melhores práticas e ferramentas de apoio a todo o contexto da gestão – torna-se fator decisivo para um expressivo aumento das chances de sucesso na conclusão de projetos. Devemos lembrar que sucesso em projetos pode ser considerado como o atendimento do objetivo do projeto, dentro dos custos previstos, além de outros aspectos importantes, como desenvolvimento de equipe, baixo nível de stress, base de conhecimento, entre outros.

Um grande exemplo deste movimento rumo à busca de competências em gerenciamento de projetos são as empresas que estão começando a investir fortemente na montagem de escritório de projetos – os chamados PMOs – com o objetivo de oferecer suporte e acompanhamento aos projetos do portfólio da organização, garantido assim uma maior probabilidade de sucesso na realização dos empreendimentos.

Do ponto de vista profissional, há um aumento na procura por cursos de MBA em gestão de projetos no Brasil, como também no interesse pela obtenção do certificado Project Manager Professional (PMP) por profissionais que já atuam em gerenciamento de projetos e desejam um atestado reconhecido internacionalmente, fornecido pela principal instituição mundial para referências em gestão de projetos, o PMI (Project Management Institute). Segundo números divulgados recentemente, no Brasil há aproximadamente cinco mil PMPs, número considerado pequeno diante das necessidades e demandas de um país com um grande potencial de crescimento como o Brasil.

Neste movimento de empresas, profissionais e mercado, podemos nos lembrar de outra frase de Einstein, que diz que “a verdadeira crise é a crise da incompetência”. Devemos sempre buscar as competências necessárias para superar crises e, sem dúvida, competência em gerenciamento de projetos torna-se uma opção de solução em busca do crescimento, maturidade, desafios e prosperidade.

Para finalizar, gostaria de apresentar uma última frase do magnífico Albert Einstein que nos faz refletir: “acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

*Marcos Pires – é professor do MBA em gestão de projetos da FIAP e instrutor de cursos preparatórios para certificação PMP do SENAC, gerente do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) da HOLD Consultoria em TI.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir