Aluno de Sistemas de Informação faz sucesso com site colaborativo na internet

27 de novembro de 2015
Compartilhe

O aluno de Sistemas de Informação da FIAP, Raphael Naswaty Pawlik, junto ao seu sócio, Fabio Carneiro, fundaram o Promobit, um aplicativo/site que reúne ofertas e promoções de compras on-line compartilhadas pelos próprios usuários. “O Promobit surgiu no início de 2014.  Começamos com a ideia de criar um substituto para os comparadores de preço, algo mais moderno e fácil, mas que não deixasse de ter o apelo social e colaborativo, presente em fóruns e comunidades, que na minha opinião é um dos diferenciais do modelo. Entre o final de 2013 e início de 2014 começamos a estudar o mercado e planejar a plataforma, para depois iniciar o desenvolvimento” explica Rafael.

O Promobit começou em 2014 com um MVP – produto mínimo viável – que era basicamente uma timeline onde os usuários podiam compartilhar ofertas que encontravam na internet. “Com o tempo, fomos validando a plataforma e as interações que os usuários gostariam de ter com ela, bem como torná-la a melhor forma de se consumir o conteúdo, que são as principais ofertas da internet. Adicionamos funcionalidades como histórico de preços, avaliação de ofertas e comentários, tornando o Promobit uma plataforma mais completa” ressalta o fundador.

A colaboração dos usuários, em conjunto com a curadoria do serviço, permite um conteúdo seguro. A comunidade criada em torno da plataforma avalia as ofertas e tira dúvidas, dando força ao consumidor. Diariamente, são mais de 150 ofertas imperdíveis, 400 mil sessões e R$ 2 milhões em vendas por mês, 3.000 downloads do aplicativo. “Com certeza, tive ajudas pontuais de diversos professores ao longo do desenvolvimento do projeto, mas acredito que a ajuda mais valiosa foi do professor Magnus Arantes, da disciplina de Análise de Negócios. Ele teve um papel muito importante como facilitador do nosso projeto nas áreas jurídica e de negócios, bem como fazendo uma ponte com outros empreendedores e profissionais, ajudando o Promobit a crescer não só em acessos, mas a se estruturar como empresa. Outros professores que nos ajudaram e estimularam desde o começo foram o Flávio Azevedo e o coordenador (do curso de Administração) Claudio Carvajal” avalia Raphael.

O site e o aplicativo possuem funções diferentes. O site fornece uma forma mais completa para o acompanhamento de ofertas e discussão para produtos, além do cadastro de promoções. O aplicativo tem uma visão mais prática, pois seu objetivo é ser uma fonte rápida para acompanhar o que está acontecendo no mundo das promoções e avisar sempre que algo que o usuário está seguindo aparece.

Segundo Raphael, os próximos passos do Promobit são crescimento e escala, seguindo de melhorias nas plataformas web e mobile. “Em breve, lançaremos a versão para IOS do nosso App” acrescenta. Ele acredita que sua formação está sendo importante para auxiliar na criação de seu projeto. “O curso de SI (Sistemas de Informação) me proporcionou uma base mais sólida na área de desenvolvimento e gestão, fundamental para a criação do Promobit” conclui.

Aproveite! A Black Friday começa na próxima quinta, dia 26, e o Promobit é uma ótima forma de encontrar os melhores preços e fazer sua compra de maneira segura J

20151123_promobit_0021

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir