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MBA em

Gestão de Projetos

Com Práticas do PMI e Metodologias Ágeis

O gestor de projetos PMI é responsável por liderar, planejar, executar e monitorar projetos de uma forma versátil e eficaz, sempre de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo Project Management Institute (PMI).
Aqui você vai desenvolver habilidades e competências como planejamento de projetos, definição de escopo, alocação de recursos, comunicação, gestão de stakeholders, execução e controle, gestão de riscos e qualidade, gestão financeira, liderança de equipes e tomada de decisão. E se preparar para inovar sempre, seja no desenvolvimento de novas ideias em uma startup ou na gestão de um megaprojeto em empresas de grande porte.
Módulo 01
Visão Geral da Gestão de Projetos
72 H/A
  • Workshop de Gestão de Projetos

    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Dinâmica de Integração
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução ao mundo de Gestão de Projetos e Agilidade
    • Visão geral dos principais temas do curso
  • Fundamentos e Princípios da Gestão de Projetos

    • O Guia PMBOK® e o Padrão de Gerenciamento de Projetos
    • Conceitos introdutórios
    • Princípios de Gerenciamento de Projetos
    • Mentalidade ágil
    • Manifesto ágil
  • Governança e Tendências na Gestão de Projetos

    • Tendências na Gestão de Projetos
    • Transformação Digital
    • Gestão de Portfólios
    • PMO
    • Novo Guia PMBOK®
    • Planejar e gerenciar a conformidade do projeto
  • Project Business Partner

    • Avaliar e entregar benefícios e valor do projeto
    • Promover mudanças no ambiente de negócios externo para impactar o escopo
    • Incentivar a mudança organizacional
  • Design Thinking

    • Técnicas de fomento à criatividade
    • Persona
    • Imersão, prototipação e validação
    • Desenvolvimento de produtos
Módulo 02
Gestão de Projetos PMI
204 H/A
  • Abordagem de Desenvolvimento e Ciclo de Vida de Projetos

    • Avaliar as oportunidades para entregar valor de maneira incremental
    • Examinar o valor de negócio durante todo o projeto
    • Ajudar a equipe a subdividir tarefas do projeto para encontrar o produto mínimo viável
  • Planejamento do Escopo

    • Termo de Abertura do Projeto
    • Determinar e priorizar requisitos
    • Decompor o escopo (por exemplo: EAP, Backlog)
  • Planejamento de Tempo e Custos

    • Estimar tarefas do projeto (marcos, dependências, story points)
    • Utilizar parâmetros referenciais e dados históricos
    • Preparar o cronograma com base na metodologia
    • Coordenar outros projetos e operações
    • Estimar as necessidades orçamentárias com base no escopo do projeto e nas experiências aprendidas nos projetos anteriores
    • Antecipar futuros desafios de orçamento
  • Competências de Negócio

    • Business Case
    • Fluxo de Caixa
    • Pesquisa de Mercado
  • Execução e Controle das Linhas de Base do Projeto

    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por exemplo: seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com as mudanças
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
  • Gerenciamento das Comunicações, Recursos e Partes Interessadas

    • Analisar as necessidades de comunicação de todas as partes interessadas
    • Determinar métodos, canais, frequência e nível de detalhes de comunicação para todas as partes interessadas
    • Comunicar informações e atualizações de projeto de forma eficaz
    • Confirmar que a comunicação foi compreendida e que o feedback foi recebido
    • Planejar e gerenciar recursos
    • Analisar as partes interessadas (por exemplo: matriz de interesse e poder, influência, impacto)
    • Categorizar as partes interessadas
    • Engajar as partes interessadas por categoria
    • Desenvolver, executar e validar uma estratégia para o engajamento das partes interessadas
    • Analisar os dados coletados
    • Coletar e analisar dados para tomar decisões informadas sobre o projeto
    • Determinar os requisitos críticos de informação
  • Gerenciamento da Qualidade

    • Determinar as opções de Gerenciamento de Risco
    • Avaliar e priorizar os riscos interativamente
    • Reconhecer quando um risco se torna um problema
    • Abordar o problema com a ação ideal para o sucesso do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas relevantes na abordagem de resolução dos problemas
  • Gerenciamento dos Riscos

    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por exemplo: seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com as mudanças
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
  • Gerenciamento das Aquisições

    • Definir as necessidades e os requisitos de recursos
    • Comunicar os requisitos de recursos
    • Gerenciar fornecedores/contratos
    • Planejar e gerenciar a estratégia de aquisições
    • Desenvolver uma solução de entrega
  • Competências Gerenciais Aplicadas a Projetos

    • Gerenciar conflitos
    • Assegurar que os membros do time ou as partes interessadas sejam adequadamente treinados
    • Construir um time
    • Remover impedimentos, obstáculos e bloqueadores para o time
    • Engajar times virtuais
    • Definir as regras básicas do time
    • Promover o desempenho do time pela aplicação da inteligência emocional
  • Managing Without Authority

    • Liderar um time
    • Estimular o desempenho do time
    • Empoderar membros do time e partes interessadas
    • Negociar acordos do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas
    • Construir entendimento compartilhado
    • Realizar a mentoria das partes interessadas relevantes
  • Tailoring - Adaptação e resiliência em projetos

    • O processo de Tailoring
    • Determinar os requisitos (o quê, quando, onde e quem) para gerenciar os artefatos do projeto
    • Confirmar se as informações do projeto são mantidas atualizadas (controle de versão) e acessíveis a todas as partes interessadas
    • Avaliar continuamente a eficácia do gerenciamento dos artefatos do projeto
    • Determinar a governança apropriada para um projeto (por exemplo: replicar a governança organizacional)
    • Definir os caminhos e limites de escalonamento
    • Determinar os critérios para encerrar com êxito o projeto ou a fase
    • Validar a prontidão para a transição (por exemplo: para a equipe de operações ou para a próxima fase)
    • Concluir as atividades para encerrar o projeto ou a fase (por exemplo: lições finais aprendidas, retrospectivas, aquisições, finanças, recursos)
  • Simulados para as certificações CAPM® e PMP®

    • Questões comentadas
    • Simulado PMP® (200 questões)
Módulo 03
Gestão de Projetos Ágil
64 H/A
  • Formação Scrum Master e Product Owner

    • Eventos/cerimônias do Scrum
    • Artefatos do Scrum
    • Papéis no Scrum
    • Planning Poker
    • Lean
    • Kanban
    • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
    • Product Vision Box
    • User stories
    • Personas
    • Elevator Speech
  • Disciplined Agile

    • DA mindset
    • Combinando estratégias tradicionais e ágéis
    • Descobrindo a melhor forma de trabalho (best way of working - WoW) para a situação única de seu time
  • Simulados para as Certificações PSM I e PSPO I

    • Questões comentadas
    • Simulado PSM I e PSPO I
  • SAFe & Lean Portfolio Management

    • Introdução ao Ágil em Escala (Less, Nexus, Scrum of Scrums)
    • DevOps e Cultura DevOps nos modelos de Ágil em Escala
    • SAFe
    • Lean Portfolio Management
Módulo 04
Startup one
20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação

    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global
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