0%

O Curso

O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO reúne conhecimentos das áreas de administração, economia e engenharia. O curso foi planejado para incorporar a influência de ferramentas tecnológicas, indispensáveis para gestão de negócios.

A grade privilegia conhecimentos avançados na área de exatas (matemática, ciência e tecnologia) e à formação em aspectos políticos, sociais, ambientais, culturais e de sustentabilidade.

Na FIAP, o futuro engenheiro dispõe de um parque tecnológico avançado, laboratórios de química, informática, fabricação e o Maker Labs, onde você pode ir da ideia ao protótipo, unindo práticas multidisciplinares de mecânica, eletrônica e tecnologia, com impressoras 3D, usinagem, cortadoras laser e fresadoras de precisão.

Você vai se preparar para:

Entender e gerenciar técnicas de produção e logística, desenvolver soluções financeiras e comerciais, gerenciar recursos para melhorar a produtividade e a qualidade e prestar serviços como: planejamento e controle de produção, controle estatístico de processos, supervisão das operações de materiais e equipamentos, projeto de novos produtos e processos fabris.

Matriz Curricular 3.600 horas/aula

1º ANO 2019

Computational Thinking For Engineering

Entender como analisar e resolver problemas computacionais em um nível de abstração que está além de qualquer linguagem de programação particular, permitindo aos alunos construir soluções mais simples e eficientes para problemas computacionais diversos.

Computer Aided Design

Utilização de ferramentas computacionais para criação de objetos bidimensionais e tridimensionais e estudo das técnicas de desenho e representação gráfica em engenharia. Desenvolvimento gráfico de projetos.

Conteúdo Preparatório para Certificações

SolidWorks CA, SolidWorks CP, SolidWorks CE

Energia, Cinemática, Forças e Ondas

Mecânica com aplicações em problemas de Engenharia. Sistemas de Medidas, Leis de Newton, trabalho e energia, potência e momento. Estudo dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações.

Formação Social e Sustentabilidade

Construção de programas que envolvam sustentabilidade e explorem a gestão no respeito e convivência com as diferenças sociais e culturais.

Conteúdo Preparatório para Certificações

ITIL - Information Technology Infrastructure Library, COBIT - Control Objectives for Information and related Technology, PMP - Project Management Professional, CSM - Certified Scrum Master

Gestão de Projetos

Ciclo de vida do projeto e do produto. Gerenciamento de Projetos. Tripla Restrição. Ética e responsabilidade profissional. Técnicas PMI e Metodologias ágeis (SCRUM).

Indústria 4.0

Discussão dos novos modelos de produção e negócios, em especial aos relacionados a indústria 4.0. Integração entre automação, robótica, IOT, big data e análise de dados na tomada de decisão. Interoperacionalidade, transparência da informação, decisões descentralizadas e sistemas de assistência computacionais e cyberfísicos. Tecnologias emergentes para as áreas de negócios de uma empresa. Sistemas de Informação e Gestão por Processos.

Representações Matemáticas Bidimensionais e Tridimensionais

O estudante conhece as técnicas matemáticas para descrever elementos bidimensionais e tridimensionais apartir de exemplos reais. Introdução da álgebra matricial, dos sistemas de equações lineares e vetores.

Resolução Diferenciada de Problemas

Conceitos matemáticos aplicados à linguagem das funções de forma clara, contextualizada e com a resolução de problemas aplicados. Estudo do cálculo infinitesimal, derivadas e integrais e suas aplicações na engenharia.

Skills Lab & Hands On

O laboratório de habilidades apresentará as técnicas para concepção de projetos de engenharia, medições físicas (mecânicas e elétricas), uso do espaço Maker e suas ferramentas (cortadora laser, impressoras 3D). Os alunos também terão contato com plataformas arduino para automação e serão desafiados a construir um protótipo de engenharia como um robô empilhadeira ou um robô transportador, de acordo com a competição do primeiro ano.

2º ANO 2020

Análise de Problemas Multivariáveis

Estudo mais avançado da matemática com cálculos de funções e equações com múltiplas variáveis e suas utilizações no campo da Engenharia. Uso de equações diferenciais para representação de fenômenos físicos. Análise de séries e transformadas como ferramentas para processamento de sinais e imagens.

Empreendedorismo 2.0

Empreendedorismo é uma competência cada vez mais solicitada no ambiente empresarial, além de ser uma opção de carreira muito interessante na atualidade. Educação empreendedora, plano de negócios e apresentação para investidores compõe o conteúdo dessa disciplina.

Engenharia de Operações

Análise das técnicas de gestão das operações. Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam bens e/ou serviços. Gestão de sistemas de produção de bens e/ou serviços. Gestão da Manutenção. Conceitos de processos de produção discretos e contínuos: procedimentos, métodos e sequências. Engenharia de métodos.

Engenharia Estrutural

Estudo do projeto e cálculo de estruturas: características e forças aplicadas. Condições de tensão e deformação de estruturas. Análise de problemas reais do impacto do projeto estrutural e suas consequências

Inovação Disruptiva

Disruptivo é tudo aquilo que transcende o padrão, e traz à tona novos paradigmas. Design Thinking, Storytelling, prototipação e suas diversas frentes, Impressoras 3D e Gameficação em processos tradicionais, são inovações disruptivas apresentadas neste conteúdo.

Inteligência Estatística

Técnicas estatísticas na análise de dados relacionados à área de engenharia. A importância do tratamento matemático estatístico nas tomadas de decisão. Definição de eventos, Espaços Amostrais, Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Testes de Hipóteses e cenários para tomadas de decisão.

Química Industrial e Tecnologia dos Materiais

Estudo dos processos químicos industriais e as características físico-químicas dos materiais. Processos de obtenção de metais e Processos de conformação. Engenharia de superfície. Técnicas de polimerização, caracterização de materiais e segurança química.

Sistemas de Produção e Lean Manufacturing

Estudo inicial de Processos e Operações para engenharia de produção. Discussão dos sistemas de produção Toyotismo, Kanban, Just in Time, Zero Defeitos e Lean Manufacturing, suas características, vantagens e desvantagens com a dinâmica de estudos de caso.

Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo

Leis da termodinâmica e suas aplicações no projeto de supercomputadores. Estudo da eletricidade, sua natureza e seu comportamento, com aplicações desses conceitos em problemas relativos à área de engenharia. Carga elétrica, condutores e isolantes, lei de Coulomb, campo elétrico, movimento de cargas nos campos elétricos, potencial elétrico, energia eletrostática e capacitância, corrente elétrica. Circuitos em corrente contínua e alternada, potência e energia elétrica. Fenômenos magnéticos e suas implicações.

3º ANO 2021

Business Management & It Services

Conceitos e funções da Administração da Produção e de Serviços; Gestão de Serviços na área de TI, ITIL, Cobit.

Economia Criativa

Estudos e fundamentos de Macroeconomia. Análise econômica pela curva de demanda. Teoria da firma e da produção. Análise de Custos. Formação de Preço em diferentes estruturas de mercado. Análise dos novos modelos econômicos. Crowdfunding como ferramenta de captação de recursos e investimentos com bitcoins.

Engenharia Organizacional

Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos. Gestão estratégica e organizacional. Gestão do desempenho organizacional. Gestão da informação. Redes de empresas. Gestão do conhecimento e gestão de pessoas.

Factory Layout & Industrial Facilities

Projeto e análise de layouts de fábrica, considerando critérios, estratégia organizacional, sustentabilidade e eficiência, planejamento básico, linhas de produção, segurança, estações de trabalho, movimentação interna e armazenagem. São utilizados simuladores de processos para avaliação e análise.

Fenômeno dos Transportes

Estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria: dinâmica dos fluidos, transferência de calor e a transferência de massa. Nesta disciplina, os alunos ainda desenvolvem o projeto de um foguete modelado em software 3D, simulado no software Open Rocket, construído em Impressora 3D e lançado em um evento externo chamado Spacecup. Todo o estudo aerodinâmico do projeto é desenvolvido em conjunto com os tópicos da disciplina.

Inteligência Artificial em Modelos de Previsão

Uso de técnicas estatísticas para análise de dados, machine learning e algoritmos de inteligência artificial na extração de informações e construção de modelos de previsão.

Marketing Estratégico

Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing. Valor e Satisfação do Cliente. Marketing de Relacionamento. Conceito contemporâneo de Marketing.

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Visão global da área de administração da produção: detalhamento das atividades relacionadas com programação, planejamento e controle da produção (PPCP). Uso de estudos de caso e construção de cenários e simulações de produção.

Resolução de Problemas Complexos em Gestão de Projetos

Discussão de cases reais em gestão de projetos complexos. Gestão dos riscos de um projeto. Comunicação e documentação de projetos e seu impacto no resultado final. Gestão de equipes, suprimentos e contratações em projetos. Medidas de desempenho e remuneração. Elaboração de ferramentas para controle de projetos e mitigação de riscos

4º ANO 2022

Engenharia de Negócios

Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica. Aspectos de gestão econômica, de custos, de investimentos e de riscos.

Engenharia do Trabalho

Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando à melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Discussão da tecnologia de interface máquina - ambiente - homem - organização.

Gestão de Operações em Serviços

Utilização de ferramentas e processos de projeto e planejamento, envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos.Serviços desempenham um segmento econômico muito importante. Nessa disciplina os estudantes tem contato com a gestão estratégica de serviços, a cultura organizacional em serviços as formas de organização da produção e processos em serviços. Discute-se a organização do trabalho e estrutura organizacional voltada às operações em serviços.

Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Processo de inovação tecnológica: conceito, fases e gerenciamento (criação e disseminação de tecnologia). Adoção, implementação e disseminação da tecnologia e trabalho criativo. Pipeline e milestones.

Modelagem e Gestão de Processos

Aplicação de técnicas de modelagem de processos discretos, com o uso de simuladores e outras ferramentas. Análise de processos e construção de modelos para compreensão e efetivo gerenciamento das atividades empresariais, envolvendo seu planejamento e controle.

Quality Management Systems

Conhecer e utilizar as técnicas de gestão da qualidade como as normas ISO atuais NBR ISO 9000, NBR ISO 9001 e NBR ISO 9004; Discussão dos processos de certificação de sistemas da qualidade, implementação, operação e melhoria contínua.

Supply Chain

Discussão dos conceitos da gestão da cadeia de suprimentos. Logística estratégica, serviço ao cliente, projeto do canal de distribuição, gerenciamento de transportes, processamento do pedido, armazenagem, movimentação e embalagem.

Técnicas para Tomada de Decisão

Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplicação de conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Introdução de elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas. Modelagem, simulação e otimização, programação matemática, processos decisórios e estocásticos, teoria dos jogos e análise de demanda.

5º ANO 2023

Ambiente Global e Comércio Internacional

Estudo da globalização econômica e cultural. Empresas multinacionais e transnacionais. Comunicação intercultural. Sistemática de COMEX. Desafios da logística internacional e a inserção do engenheiro de produção nesse contexto.

Business Inteligence

Avaliação e implantação de tecnologias da informação. Mudanças culturais e nos sistemas produtivos mediantes a incorporação de tecnologias da informação. Inovação tecnológica e competitividade empresarial. Sistemas ERP. Estruturação e manuseio de banco de dados nas grandes organizações.

Engenharia da Sustentabilidade

Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. Compreensão dos sistemas de gestão ambiental e certificação, gestão de recursos naturais e energéticos, gestão de efluentes e resíduos industriais, produção mais limpa e ecoeficiência, responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento sustentável.

Ergonomia e Usabilidade

Trata dos conceitos de ergonomia e usabilidade na indústria. Análises físico-biológicas de produtos, processos e postos de trabalho. Adequação e estudos de caso de projetos ergonômicos. Fatores da usabilidade e suas implicações.

Product & Services Prototyping

Análise dos fatores relacionados ao desenvolvimento de soluções em produtos e serviços. Os alunos desenvolvem um protótipo funcional, considerando os aspectos físicos, econômicos, ambientais e de mercado, com o planejamento dos processos produtivos e utilização do espaço Maker. Uso de ferramentas e processos de organização, decisão e execução envolvidas nas atividades táticas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa. Foco na gestão do desenvolvimento de produto e no processo.

Projeto e Análise de Sistemas Logísticos

Trata das Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando à redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.

Robótica e Automação de Sistemas Produtivos

Fundamentos da robótica industrial e automação. Sistemas de controle inteligente, automação industrial e comercial. Controle de máquinas em processos industriais. Automação de diversos setores (escritórios, supermercados, bancos, indústrias).

Startup One

Utilização de técnicas de inteligência competitiva para desenvolver soluções reais para problemas do dia a dia, entendendo o conceito de start-up. Oferece a base para o despertar de novos negócios promissores e para que a prática do projeto saia do papel, tornando-se real.

Turmas 2019

Campus
Duração
Dias
Horário
Mensalidade
Aclimação
Duração: 5 anos (3.600 horas)
Dias: De 2ª a 6ª feira
Horário: Das 8h às 11h40
Mensalidade: R$ 1.275,00 Saiba Mais
Aclimação
Duração: 5 anos (3.600 horas)
Dias: De 2ª a 6ª feira
Horário: Das 19h20 às 22h55
Mensalidade: R$ 1.275,00 Saiba Mais
* Valor para 2019 no plano estendido.
Veja as Opções de Financiamentos e Bolsas

Plano Estendido FIAP*

Mensalidade** R$ 1.275,00
Matrícula R$ 1.275,00

Se você preferir, a FIAP estende o parcelamento em até
6 anos. Basta escolher a opção que melhor
se adaptar ao seu momento atual.

Importante: não é um financiamento, é uma facilidade
que oferecemos a você.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento em 5 anos

Mensalidade** R$ 1.495,00
Matrícula R$ 1.495,00

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano Estendido FIAP*

Mensalidade** R$ 1.275,00
Matrícula R$ 1.275,00

Se você preferir, a FIAP estende o parcelamento em até
6 anos. Basta escolher a opção que melhor
se adaptar ao seu momento atual.

Importante: não é um financiamento, é uma facilidade
que oferecemos a você.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento em 5 anos

Mensalidade** R$ 1.495,00
Matrícula R$ 1.495,00

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Challenges

O aprendizado tem que ser prático, ter significado, transformar. Aqui você vai buscar novas soluções e trabalhar em projetos reais das maiores empresas do Brasil.

Challenges por curso
Todos
Sistemas de Informação
Engenharia de Computação
Engenharia Mecatrônica
Engenharia de Produção
Administração
Defesa Cibernética
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão da Tecnologia da Informação
Marketing
Jogos Digitais
Produção Multimídia
Banco de Dados
Redes de Computadores
Sistemas para Internet

Future-se

Extensão Internacional

THE ENTREPRENEURSHIP PROGRAM
Boston - USA

Ao fazer qualquer um dos nossos cursos de Graduação,
você pode viver novas experiências, fazendo uma
extensão internacional, na Babson College,
Boston – EUA.

Saiba Mais

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Somos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma parceria que permite à FIAP estar sempre
conectada à inovação, antecipando o futuro e oferecendo
novas experiências aos alunos.

BUSINESS PARTNERS

Os maiores e mais relevantes players globais apoiam a FIAP em áreas como:
tecnologia, conteúdo e integração entre o ambiente empresarial e o mundo acadêmico.

Startupone

O projeto final da graduação

Startup One
PLAY

Deixamos o tcc de lado.
Aqui você cria sua startup.

Startup One é o projeto final dos cursos de Graduação.
Sim, aqui na FIAP é assim: você vai criar sua própria startup.
Então prepare-se para pensar diferente. O Startup One incentiva
o empreendedorismo e a inovação. A ideia é colocar em prática várias
soluções para problemas reais, aplicando o conhecimento técnico do programa de cada curso.

A melhor startup de cada temporada vai com tudo pago para Boston
para fazer o melhor curso de empreendedorismo do mundo
na Babson College, nosso parceiro.

FIAP Labs

Parque tecnológico com 58 laboratórios, mais de 3 mil computadores e equipamentos de última geração.

Coordenação

John Paul Lima
  • Doutor em Engenharia Elétrica com período de estudos em KUL - Bélgica.
  • Engenheiro Eletrônico e Mestre em Engenharia Elétrica.
  • É sócio-fundador da startup V Company do Brasil (equipamentos médicos).
  • Mantém o registro de 3 patentes nacionais.
  • Além da Engenharia, sua experiência abrange diversas áreas como: Polímeros condutores, Sensores, Materiais semicondutores, Nanotecnologia, Microcontroladores, Equipamentos eletromédicos, Instrumentação, Biomédica, entre outras.

Direção

Wagner Sanches
  • Doutor e Mestre em Engenharia Biomédica.
  • Mestre em Sistemas de Informação na área de Inteligência Artificial.
  • Especialista em Engenharia de Software.
  • Bacharel em Análise de Sistemas e Psicopedagogo.
  • Entusiasta de modelos disruptivos de transmissão de conhecimentos.
  • Coautor dos livros: “Administração de Organizações Complexas”, “Administração de Empresas no Setor de Serviços”, “Como Ensinar Bem a Crianças e Adolescentes de Hoje”. “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação”.
  • Eleito “Líder Empresarial de 2007 e 2008”, setor Educação e Cultura pelo Fórum de Líderes Empresariais.
  • Presidiu o Rotary Club por duas vezes e foi conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste.
  • Professor de graduação e MBA em Tecnologia, Gestão e Inovação.

Prêmios E Reconhecimento

conceito
45
grupo
de excelência
do mec

FIAP

FGV

INSPER

ITA

PUC

UNESP

UNICAMP

conceito
3
regular

FMU

SENAC

ESPM

conceito
12
inadequado

ABCEF

EDEC

KHIJ

ABCDEF

EDC

KFGIJ

EDFEC

HIJ

FGH

EDFEC

KFGHIJ

FGH

Resultado do Último enade

Melhor de SP

Nota máxima

Sistemas
de informação

Software Engineering
& Artificial Intelligence

Melhor de SP

Nota máxima

Administração

Inovation and Digital Transformation

Melhores do Brasil

Engenharia
de computação

Melhor de SP

Conceito do MEC

Análise e desenvolvimento de sistemas

Melhor de SP

Redes de computadores

1
Você S/A

Eleita por 9 anos
consecutivos
melhores MBAs
do Brasil

Os melhores MBAs:
em todas as edições
do ranking publicado pela
revista VOCÊ S/A, a FIAP
está entre as melhores
instituições de ensino
brasileiras.

2
Veja São Paulo

MBA da FIAP
recebe destaque
na Veja São Paulo

Destaque na Veja SP
entre os "Cinco MBAs
mais bem-conceituados"
do mercado.

3
Spark Awards

Eleito pela
Microsoft o melhor
co-working
do Brasil

Iniciativa da Microsoft
que prestigia os nomes
mais influentes do cenário
do empreendedorismo
digital brasileiro.

4
INFO

Parte da elite
da tecnologia
brasileira

A revista INFO publicou
o ranking dos melhores
cursos de computação e
a FIAP é uma das melhores
faculdades do Brasil.

5
Guia do Estudante

Entre as melhores
faculdades do país

Pela 6ª vez consecutiva,
o Guia do Estudante,
da Editora Abril, destaca
a FIAP como uma das
melhores faculdades
do país.

Fotos

Vídeos

Future-se

Future-se

Future-se

Startup one

Future-se

Aprendizado Prático

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Olimpíadas, 186
 

Ver Mapa Fechar
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Araguaia, 1142 - Bloco 4

Ver Mapa Fechar