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MBA

GESTÃO DE PROJETOS COM PRÁTICAS DO PMI® E METODOLOGIAS ÁGEIS

360H • 12 meses

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    nos formatos

    live

    para todo o Brasil

    presencial

    em são paulo

    CRIE VALOR REAL PARA OS CLIENTES E GARANTA RESULTADOS COM FLEXIBILIDADE, COLABORAÇÃO E AGILIDADE.

    Você vai se
    preparar para:

    • Avaliar, planejar e implementar projetos complexos garantindo a qualidade dos processos e a entrega contínua de valor, dentro do escopo, prazo e orçamento definidos.

    • Liderar ou gerenciar equipes de projeto, coordenando e motivando sua equipe para implementação de planos estratégicos alinhados com os objetivos da organização.

    • Aprofundar seus conhecimentos em Gestão de Projetos, Práticas Ágeis (Scrum e DevOps) e Gerenciamento Ágil em larga escala.

    • Conquistar as Certificações CAPM® e PMP®, do PMI®. E se preparar para os exames PSM I e PSPO I, da Scrum.Org.

    • Definir objetivos, otimizar processos internos da organização e entender profundamente as expectativas do cliente para priorizar a entrega de resultados.

    • Identificar riscos desde o planejamento inicial dos projetos, desenvolvendo estratégias de solução e contorno que permitam minimizar impactos adversos.

    • Desenvolver habilidades interpessoais como liderança, gestão de portfólio, gestão de conflitos e negociação, aprendendo a utilizar as principais ferramentas de Gestão de Projetos.

    • Explorar, através de práticas e cases, os usos, as boas práticas e os melhores modelos de Gestão de Projetos. E supervisionar um portfólio de projetos, avaliando prioridades e impacto estratégico de cada projeto.

    • Atuar como Gerente de Projetos, Líder de Equipe de Projeto, Consultor de Gestão de Projetos, Analista de Processos, Especialista em Planejamento Estratégico, Gerente de Qualidade ou de Portfólio.

    ENTENDA O PAPEL FUNDAMENTAL QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES.

    O gestor de projetos PMI é responsável por liderar, planejar, executar e monitorar projetos de uma forma versátil e eficaz, sempre de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo Project Management Institute (PMI).

    Aqui você vai desenvolver habilidades e competências como planejamento de projetos, definição de escopo, alocação de recursos, comunicação, gestão de stakeholders, execução e controle, gestão de riscos e qualidade, gestão financeira, liderança de equipes e tomada de decisão. E se preparar para inovar sempre, seja no desenvolvimento de novas ideias em uma startup ou na gestão de um megaprojeto em empresas de grande porte.

    Competências &
    Habilidades

    Trabalho em Equipe

    Agilidade

    Colaboração e Organização

    Liderança

    Comunicação e Apresentação (Pitch)

    Planejamento e execução

    Análise e resolução de problemas

    Negociação

    Gerenciamento de Conflitos

    Desenvolvimento de equipes

    Ética e Responsabilidade

    Frameworks &
    Ferramentas

    PMI Framework (PMBOK)

    Metodologias ágeis (Scrum, Kanban, XP e SAFe)

    Ms Projec

    Diagramas de Modelagem

    Microsoft Power BI

    Tableau

    Trello

    EXPLORE O
    PROGRAMA DO CURSO

    Módulo 1.

    Visão Geral da Gestão de Projetos

    72H/A

    Workshop de Gestão de Projetos
    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Dinâmica de Integração
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução ao mundo de Gestão de Projetos e Agilidade
    • Visão geral dos principais temas do curso
    Fundamentos e Princípios da Gestão de Projetos
    • O Guia PMBOK® e o Padrão de Gerenciamento de Projetos
    • Conceitos introdutórios
    • Princípios de Gerenciamento de Projetos
    • Mentalidade ágil
    • Manifesto ágil
    Governança e Tendências na Gestão de Projetos
    • Tendências na Gestão de Projetos
    • IA Generativa (Generative Artifical Intelligence)
    • Transformação Digital
    • Gestão de Portfólios
    • PMO
    • Novo Guia PMBOK®
    • Planejar e gerenciar a conformidade do projeto
    Project Business Partner
    • Avaliar e entregar benefícios e valor do projeto
    • Promover mudanças no ambiente de negócios externo para impactar o escopo
    • Incentivar a mudança organizacional
    Design Thinking
    • Técnicas de fomento à criatividade
    • Persona
    • Imersão, prototipação e validação
    • Desenvolvimento de produtos

    Módulo 2.

    Gestão de Projetos PMI

    204H/A

    Abordagem de Desenvolvimento e Ciclo de Vida de Projetos
    • Avaliar as oportunidades para entregar valor de maneira incremental
    • Examinar o valor de negócio durante todo o projeto
    • Ajudar a equipe a subdividir tarefas do projeto para encontrar o produto mínimo viável
    Planejamento do Escopo
    • Termo de Abertura do Projeto
    • Determinar e priorizar requisitos
    • Decompor o escopo (por exemplo: EAP, Backlog)
    Planejamento de Tempo e Custos
    • Estimar tarefas do projeto (marcos, dependências, story points)
    • Utilizar parâmetros referenciais e dados históricos
    • Preparar o cronograma com base na metodologia
    • Coordenar outros projetos e operações
    • Estimar as necessidades orçamentárias com base no escopo do projeto e nas experiências aprendidas nos projetos anteriores
    • Antecipar futuros desafios de orçamento
    Competências de Negócio
    • Business Case
    • Fluxo de Caixa
    • Pesquisa de Mercado
    Execução e Controle das Linhas de Base do Projeto
    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por exemplo: seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com as mudanças
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
    Gerenciamento das Comunicações, Recursos e Partes Interessadas
    • Analisar as necessidades de comunicação de todas as partes interessadas
    • Determinar métodos, canais, frequência e nível de detalhes de comunicação para todas as partes interessadas
    • Comunicar informações e atualizações de projeto de forma eficaz
    • Confirmar que a comunicação foi compreendida e que o feedback foi recebido
    • Planejar e gerenciar recursos
    • Analisar as partes interessadas (por exemplo: matriz de interesse e poder, influência, impacto)
    • Categorizar as partes interessadas
    • Engajar as partes interessadas por categoria
    • Desenvolver, executar e validar uma estratégia para o engajamento das partes interessadas
    • Analisar os dados coletados
    • Coletar e analisar dados para tomar decisões informadas sobre o projeto
    • Determinar os requisitos críticos de informação
    Gerenciamento da Qualidade
    • Determinar as opções de Gerenciamento de Risco
    • Avaliar e priorizar os riscos interativamente
    • Reconhecer quando um risco se torna um problema
    • Abordar o problema com a ação ideal para o sucesso do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas relevantes na abordagem de resolução dos problemas
    Gerenciamento dos Riscos
    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por exemplo: seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com as mudanças
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
    Gerenciamento das Aquisições
    • Definir as necessidades e os requisitos de recursos
    • Comunicar os requisitos de recursos
    • Gerenciar fornecedores/contratos
    • Planejar e gerenciar a estratégia de aquisições
    • Desenvolver uma solução de entrega
    Competências Gerenciais Aplicadas a Projetos
    • Gerenciar conflitos
    • Assegurar que os membros do time ou as partes interessadas sejam adequadamente treinados
    • Construir um time
    • Remover impedimentos, obstáculos e bloqueadores para o time
    • Engajar times virtuais
    • Definir as regras básicas do time
    • Promover o desempenho do time pela aplicação da inteligência emocional
    Managing Without Authority
    • Liderar um time
    • Estimular o desempenho do time
    • Empoderar membros do time e partes interessadas
    • Negociar acordos do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas
    • Construir entendimento compartilhado
    • Realizar a mentoria das partes interessadas relevantes
    Tailoring - Adaptação e resiliência em projetos
    • O processo de Tailoring
    • Determinar os requisitos (o quê, quando, onde e quem) para gerenciar os artefatos do projeto
    • Confirmar se as informações do projeto são mantidas atualizadas (controle de versão) e acessíveis a todas as partes interessadas
    • Avaliar continuamente a eficácia do gerenciamento dos artefatos do projeto
    • Determinar a governança apropriada para um projeto (por exemplo: replicar a governança organizacional)
    • Definir os caminhos e limites de escalonamento
    • Determinar os critérios para encerrar com êxito o projeto ou a fase
    • Validar a prontidão para a transição (por exemplo: para a equipe de operações ou para a próxima fase)
    • Concluir as atividades para encerrar o projeto ou a fase (por exemplo: lições finais aprendidas, retrospectivas, aquisições, finanças, recursos)
    Simulados para as certificações CAPM® e PMP®
    • Questões comentadas
    • Simulado PMP® (200 questões)

    Módulo 3.

    Gestão de Projetos Ágil

    64H/A

    Formação Scrum Master e Product Owner
    • Eventos/cerimônias do Scrum
    • Artefatos do Scrum
    • Papéis no Scrum
    • Planning Poker
    • Lean
    • Kanban
    • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
    • Product Vision Box
    • User stories
    • Personas
    • Elevator Speech
    Disciplined Agile
    • DA mindset
    • Combinando estratégias tradicionais e ágéis
    • Descobrindo a melhor forma de trabalho (best way of working - WoW) para a situação única de seu time
    Simulados para as Certificações PSM I e PSPO I
    • Questões comentadas
    • Simulado PSM I e PSPO I
    SAFe & Lean Portfolio Management
    • Introdução ao Ágil em Escala (Less, Nexus, Scrum of Scrums)
    • DevOps e Cultura DevOps nos modelos de Ágil em Escala
    • SAFe
    • Lean Portfolio Management

    Módulo 4.

    Startup one

    20H/A

    Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitch
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global
    e-book
    do curso

    Baixe e saiba
    mais
    detalhes

    APRENDA E DESENVOLVA-SE DIRETAMENTE
    COM grandes referências do mercado

    • Coordenação

      Enock Godoy

      Enock Godoy

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Igor Pinheiro

      Igor Pinheiro

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Nelson Leon

      Nelson Leon

      Auditor Fiscal

      Secretaria da Fazenda de São Paulo
    • Professora

      Adriane Colossetti

      Adriane Colossetti

      Ceo

      Sunsetti Treinamentos e Serviços EIRELI
    • Professor

      Marcelo Gomes

      Marcelo Gomes

      Gerente de Engenharia de Software

      Pagbank
    • Professor

      Fabiano Milani

      Fabiano Milani

      CEO

      AdaptIdeas Software Ltda
    • Professor

      David Ronco

      David Ronco

      Diretor Presidente

      Techgel Soluções Industriais
    • Professor

      Itamar Silva

      Itamar Silva

      CEO

      Co-Viva Ltda
    • Professora

      Luna Gutierres

      Luna Gutierres

      Coordenadora FIAP

      Resumo da Ópera
    • Professor

      Marco Antonio Bastoni

      Marco Antonio Bastoni

      Professor

      Bastoni Consultoria
    • Direção

      Guilherme Pereira

      Guilherme Pereira

      Diretor do MBA

      FIAP

    Os professores do seu curso podem variar conforme disponibilidade.

    Entenda o seu
    Investimento

    Duração

    Check

    360 horas - 12 meses

    Estamos sem turmas abertas no momento.

    Power-ups

    Seu MBA também inclui power-ups sem custo adicional

    • Power
      Skills

      + 40 H

    • MBA
      Refresh

    • Acesso
      Alura

    para saber mais.

    Pré-requisitos

    • Formação superior completa realizada no Brasil, com Colação de Grau em cursos Tecnólogos, Bacharelados ou Licenciaturas.*
    • Vivência corporativa e experiência profissional em negócios.
    • Conhecimento em ferramentas de avaliação de desempenho, Diagramas e Modelagem.

    *Cursos de formação específica ou sequenciais não habilitam para ingresso em cursos de pós-graduação. No caso de graduação realizada fora do Brasil, entrar em contato pelo Whatsapp (11) 98170-0028 para orientações

    Inscrição
    e Matrícula

    Nosso processo de inscrição
    é online. Siga os passos abaixo.

    Inscrição

    Primeiro, você nos contará um pouco
    mais sobre você e responderá a um
    formulário simples.
    Acesse aqui para começar.

    Admissão

    Depois, você responderá uma
    sequência de perguntas específicas
    para avaliarmos seu momento atual
    de carreira e se cumpre os
    pré-requisitos técnicos do seu MBA.

    Matrícula

    Ao ser aprovado no processo
    de admissão, é só fazer sua matrícula
    de forma totalmente online
    e se preparar para iniciar seu MBA.

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    SÃO JORNADAS TRANSVERSAIS
    EM FORMATO REMOTO COMPLEMENTARES
    À FORMAÇÃO BASE DE SEU MBA FIAP.

    Você pode optar por até duas trilhas de desenvolvimento,
    que serão incluídas como extensões do seu MBA
    na FIAP e constarão em seu certificado de
    conclusão de curso.

    1

    ENTREPRENEURIAL BEHAVIOUR &
    GROWTH HACKING - 20h

    2

    EXPONENTIAL BUSINESS
    DEVELOPMENT - 20h

    3

    LEADING TECHNOLOGY
    TRANSFORMATION - 20h

    4

    DISRUPTIVE iNNOVATION MINDSET - 20h

    Em um mundo cada vez mais complexo e em constante transformação, acreditamos que a união entre tecnologia, criatividade, capacidade de inovação humana e comportamento empreendedor é a única forma capaz de transformar nosso mundo.



    Além de grande profundidade técnica, esta nova geração de profissionais que vão hackear os negócios e as organizações do futuro também precisa dominar as ferramentas, competências e comportamentos que nos ajudem a questionar, propor novos formatos, desenvolver e implementar os projetos transformadores de nossa sociedade.

    Seja você um profissional mais técnico ou mais de negócios, estas trilhas vão te impulsionar para uma formação híbrida e muito procurada na atualidade: alguém que navega bem entre tecnologia e negócios, com diferencial inovativo e empreendedor.

    Inclui certificação oficial.

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    Sem custo adicional.

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    Continue a se atualizar mesmo depois de concluir seu MBA, acompanhando os novos conteúdos, temas e tendências que o mercado exige.

    O APRENDIZADO
    NÃO PODE
    PARAR
    NO TEMPO

    No MBA FIAP, nossos cursos são reavaliados e novas tendências, novos temas e novas ferramentas são incluídas nas propostas de curso todos os semestres. O curso evolui, e você também.



    Após terminar seu MBA, você poderá cursar sem custos nos formatos Presencial ou Live, nos 12 meses seguintes à conclusão, as novas disciplinas ou disciplinas que foram atualizadas.

    As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

    + 12 meses - Certificados de atualização na disciplina cursada.

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    Desde o primeiro dia de aula, você contará com acesso completo
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    Logotipo FIAP

    Nota Máxima
    nas últimas 26 comissões
    de avaliação do MEC

    Você vai se desenvolver com a infraestrutura, a tecnologia,
    os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
    na avaliação do Ministério da Educação ano após ano.

    Um reconhecimento ao que a gente coloca em prática todos
    os dias: pensar o amanhã para ajudar você a transformá-lo.

    Nota Máxima no MEC

    UNIDADES E Polos

    Conecte-se de onde
    estiver e ainda conte
    com 3 unidades em São
    Paulo e 4 polos pelo
    Brasil

    FIAP Aclimação
    Campus 1

    Av. Lins de Vasconcelos,1264

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Aclimação
    Campus 2

    Av. Lins de Vasconcelos,1222

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Paulista

    Av. Paulista, 1106 /Edifício Paulista, 1100
    – 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º andares

    Ver Galeria de Fotos

    1/3

    POLO Rio de Janeiro
    POLO PORTO ALEGRE
    POLO Belo Horizonte
    POLO RECIFE

    POLO
    RIO DE JANEIRO

    Av. Aimo. Silvio de Noronha, 365

    Centro - Rio de Janeiro

    POLO
    PORTO ALEGRE

    Av. Carlos Gomes, 1672 Porto

    Alegre, Rio Grande do Sul

    POLO
    BELO HORIZONTE

    Av. dos Andradas, 3000 Santa

    Efigênia - Belo Horizonte, MG

    POLO
    RECIFE

    Av. Cais do Apolo, 455 Bairro

    do Recife - Recife, PE

    FAQ

    1

    Por que fazer um
    MBA em Gestão de Projetos PMI?

    Fazer um MBA em Gestão de Projetos com práticas do Project Management Institute (PMI)® e metodologias ágeis é valioso porque prepara profissionais para liderar projetos de forma eficiente, alinhados com padrões reconhecidos internacionalmente. Isso inclui habilidades em planejamento, execução e controle de projetos, bem como a capacidade de adaptar-se a ambientes dinâmicos utilizando metodologias ágeis. Essa formação pode resultar em oportunidades de carreira mais amplas e melhor remuneradas, além de aumentar a eficácia na entrega de projetos.

    Além disso, o mercado de Gestão de Projetos está em alta, a estimativa do estudo do PMI para o Brasil é de uma média de 56.440 empregos de Gerenciamento de Projetos a mais, por ano, entre 2017 e 2027.

    2

    Por que fazer um
    MBA em Gestão de Projetos PMI na FIAP?

    Além de a FIAP ser uma instituição de ensino referência em tecnologia e negócios, seu MBA ainda conta com a infraestrutura, a tecnologia, os professores e a qualidade de ensino FIAP, nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e você ainda tem a possibilidade de estender seus estudos internacionalmente nos EUA ou Portugal, desenvolver sua Startup com a Rock New Ventures, acesso a todos os cursos da Alura e vários Power Ups para potencializar seu processo de aprendizagem.

    3

    Qual a duração do curso?

    O curso tem duração de 360 horas, com término previsto em 12 meses.

    4

    O MBA é reconhecido pelo MEC?

    Sim! Seu MBA tem a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

    5

    Qual a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?

    A Pós-graduação é um programa de ensino superior que abrange diversas áreas de estudo, não necessariamente relacionadas aos negócios.

    O MBA (Master of Business Administration) é um programa de pós-graduação focado especificamente em administração de negócios e gestão. Destina-se a profissionais que desejam desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento em um contexto de negócios.

    6

    Quantas horas por semana precisarei me dedicar aos estudos?

    Recomendamos que você tenha uma disponibilidade de 8 horas semanais para se dedicar ao MBA. Esse tempo inclui assistir a duas aulas semanais, fazer as atividades propostas e se aprofundar mais nos temas ensinados.

    7

    Nunca atuei na área, vou conseguir acompanhar o curso?

    Para acompanhar este curso, o pré-requisito é ter experiência profissional mínima de dois anos em qualquer área de atuação, além de muita disposição para se aprimorar, aprender e desenvolver novas habilidades.

    8

    Quais são os requisitos básicos de equipamento e conexão?

    Para conseguir acompanhar o curso, recomenda-se um acesso estável à internet de alta velocidade, computador com câmera, microfone e especificações de processamento e capacidade de armazenamento compatíveis com os softwares utilizados no curso.

    9

    Como serei avaliado?

    As avaliações ao longo do curso podem ser realizadas por meio de discussão de cases em aula, apresentações e discussões em grupo, leitura e discussão de artigos acadêmicos, provas dissertativas ou de múltipla escolha feitas na plataforma da FIAP. As avaliações levam em consideração a qualidade dos trabalhos e não somente sua entrega.

    Além disso, existe a possibilidade de o professor conferir avaliação por participação em sala de aula.

    O MBA Live ainda conta com uma avaliação integrativa que ocorre obrigatoriamente de forma presencial, possibilitando a interação dos alunos ao final do curso.

    Na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, há também a possibilidade de o professor indicar ou não o projeto da Startup para a competição do Startup One.

    Todos os projetos (TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso) relacionados à disciplina de Empreendedorismo e Inovação são entregues pelos alunos com o prazo médio de 30 dias após o fechamento da última aula (em data informada pela coordenação do MBA). Isso permite que haja tempo hábil para a finalização de todas as iniciativas construídas durante o ano letivo. A participação na competição Startup One não é obrigatória, é totalmente facultativa, conforme decisão dos alunos e de acordo com indicação dos professores.

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    Para a modalidade live, é preciso ir presencialmente em algum momento?

    Para os cursos live, o MEC tem como requisito pelo menos um encontro presencial. Então, ao longo do curso, será agendado um dia e horário para o encontro que será realizado em São Paulo com todos os alunos do MBA. Caso o aluno não possa participar, é possível realizar uma prova individual em um dos polos da FIAP.

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