Sobre o Curso

A percepção dominante atual é de que se tornou imprescindível inovar. O termo tem sido utilizado com tanta frequência e sem propósito que acaba muitas vezes perdido em iniciativas frustrantes e sem sucesso. Mas o que é necessário para mudar a forma que inovamos?

A abordagem ao cenário em que vivemos se tornou mais complexa e novas formas de pensar são necessárias para lidar com as situações que emergem desse contexto. Inovar, ao contrário dos modelos tradicionais de desenvolvimento de iniciativas, projetos e negócios, exige muito mais do que o conhecimento de ferramentas e métodos. É necessário o fomento de novas formas de pensar e criar soluções.

Este curso tem por objetivo a prática de competências para exercitar novas formas de criar diante da complexidade sistêmica em que vivemos. A principal referência do curso é o Imagineering, conceito conhecido por ser o método utilizado pela Disney no desenvolvimento do entretenimento, e que tem sido aplicado nos últimos anos com foco na experiência como gatilho de engajamento e geração de valor em diversos segmentos. O curso traz uma versão enxuta do método introduzida de forma dinâmica e prática através de apresentação dos pilares do Imagineering e de exercícios criativos para trabalhar algumas das competências necessárias para inovar no cenário atual.

É um curso de intenção transformativa, no sentido em que os aprendizados e as experiências têm a finalidade de despertar nos seus participantes novas perspectivas para o desenvolvimento de negócios.



QUEM VAI GOSTAR?

Esse curso destina-se para pessoas interessadas em inovação e que gostariam de conhecer diferentes abordagens e fundamentos do assunto, bem como ter a oportunidade de desenvolver algumas das competências necessárias para inovar.


PRÉ-REQUISITOS

Este curso não possui pré-requisitos curriculares, ou seja, não é desenhado somente para Engenheiros, Designers e demais profissionais da área. Ele demanda apenas a curiosidade para conhecer novas abordagens à inovação e a abertura para cocriar novas perspectivas e participar dos laboratórios de competências.


Short Bio

Alessandra Terumi Tomisawa
Conecte-se

Mestre em Imagineering – MBI (Master in Business Innovation) pela NHTV University e Imagineering Academy, na Holanda, e engenheira Ambiental pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha com desenvolvimento humano voltado para a inovação e presta consultoria de design organizacional e inovação. Viveu experiências anteriores na área de gerenciamento de projetos e processos de e-commerce nas áreas de supply chain e atendimento ao cliente, e também na área técnica e na gestão operacional da engenharia ambiental.

Conteúdo

Módulo 1

Inovação, Complexidade e Imagineering

    • Introdução à Inovação: quebrando paradigmas
    • Como é vista a complexidade do contexto em que vivemos
    • Imagineering e sua abordagem à inovação
    • Laboratório de Competências: Criatividade
Módulo 2

As lentes da co-criação pelo Imagineering

    • Introdução ao Construcionismo Social e seu papel na inovação
    • Investigação Apreciativa: Um processo estruturado e transformativo para o desenho de novas iniciativas
    • Laboratório de Competências: Escuta ativa, empatia e diálogo
Módulo 3

Engajamento de iniciativas e criação de modelos de negócio

    • Gamification como forma de engajamento à novas iniciativas
    • O segredo por trás dos Canvas
    • A ética da inovação
    • Laboratório de Competências: Trabalho em equipe
Módulo 4

Sustentando suas iniciativas

    • O que podemos aprender com os empreendedores e seu modo de inovar?
    • Sustentabilidade: Seu propósito e sua fortaleza
    • Laboratório de Competências: Liderança Colaborativa