Sobre o Curso

Projetar negócios em um mundo deixou de ser uma tarefa somente de administradores. Conhecer e aplicar tecnologias emergentes como inteligência artificial, blockchain e biotecnologia, entregar experiências e não só produtos e serviços, explorar modelos de negócios alternativos, firmar um propósito transformador, estes e outros movimentos despertam empreendedores, lideranças e gestores de empresas para os chamados negócios inteligentes (smart business).


QUEM VAI GOSTAR?

Programa voltado para empreendedores, lideranças e gestores das áreas de marketing, tecnologia da informação, inovação, recursos humanos, planejamento estratégico e operações, desafiados a repensar / redesenhar / transformar o negócio e a organização.


PRÉ-REQUISITOS

Não há.


Short Bio

Anderson Penha

Graduado em Tecnologia Mecatrônica pelo SENAI-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FIA-USP, MBA em Administração de Projetos pela mesma instituição e pós-graduando em Psicodrama pela ABPS. Especialização em Experiência do Usuário pela Adaptive Path, Design pela IIT Institute of Design ambas nos EUA e Innovation & Future Thinking pelo IED - Barcelona Nos últimos 15 anos trabalhou em projetos complexos envolvendo inovação e estratégia para desenvolvimento de novos negócios, junto à organizações no Brasil, nas Américas e África. Atualmente tem atuado no desenvolvimento da rede internacional de inovação da Symnetics, criação de startups e elaboração de abordagens que integrem áreas transdisciplinares como Criação, Design, Futurismo e Estratégia.

Short Bio

Carlota Mingolla

Pesquisadora, empreendedora e ativista. Integra movimentos de inovação e protagonismo cidadão, como a Bancada Ativista e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS. É co fundadora do Aldeia 445 e curadora da plataforma FW | Symnetics. Atualmente, desenvolve estudos sobre comportamentos e tecnologias emergentes e projetos de inovação e impacto positivo.

Short Bio

André Coutinho
Conecte-se

Economista pela Unicamp, MBA Executivo pela FDC e Mestre em Relações Internacionais pela Reading University.Sócio e Designer Estratégico pela Symnetics no Brasil e America Latina desde 1997. Diretor do CIEL (Centro de Inovação e Estratégica da América Latina) e IAE Business School (Argentina). Especializado em Design pela Rotman School e Institute of Design/IIT e Tecnologias Emergentes pela Singularity University. Autor de livros como “O Ativista da Estratégia”(editora Elsevier) e artigos como “Design Estratégico a partir do futuro” (Harvard Business Review - set/2015).

Conteúdo

Módulo 1

CONTEXTO

    • Contexto V.U.C.A.
    • Percebendo e produzindo sentido das mudanças: comportamentos/sociedade, tecnologias, negócios, política e meio ambiente.
    • Conectando os pontos – implicações
Módulo 2

Imaginando a mudança

    • O conceito do negócio e como se gera valor - retrospectiva e prospectiva.
    • O impacto das tecnologias emergentes:
      • Nos modelos de negócio
      • Na experiência dos clientes
Módulo 3

PRÁTICA

    • Empreendendo com negócios smart – o que muda?
    • As etapas: conceito -> protótipo/mvp -> empreendimento
    • Estruturas smart - organizações exponenciais
    • Competências smart – onde busca-las? como formá-las?
Módulo 4

ATITUDE

    • Digital mindset
    • Agenda da mudança (de->para) e reconciliação de dilemas
    • Comportamentos da liderança