Sobre o Curso

BPM Certification Program for Healthcare Professionals é uma iniciativa exclusiva, que nasceu de demandas vivenciadas por profissionais que buscam respostas e soluções concretas para a melhoria da qualidade na prestação de serviços de saúde e o aumento da eficiência operacional por meio da gestão por processos.


A estrutura do curso é baseada em um guia de excelência em gerenciamento de processos, o BPM Excellence Guide, que garante a abordagem sistêmica e o alinhamento entre as três dimensões do gerenciamento de processos: BPM Strategy (Implantation), BPM Governance (Sustenance) e BPM Maturity (Evolution).


O aluno aprenderá em 360º (dentro e fora da sala de aula) a:

  • Construir Cadeias de Valor Agregado
  • Identificar e Alinhar Processos Críticos de Negócio ao Planejamento Estratégico
  • Estruturar Centros de Excelência em Gestão de Processos e Qualidade
  • Desenvolver e Implementar a Governança de Processos Baseada em Normas de Acreditação de Serviços de Saúde
  • Estruturar Projetos de Melhoria e Transformação de Processos com Foco na Agregação de Valor e Sustentação de Resultados
  • Inovar Processos Assistenciais e Operacionais com Automação e uso de Inteligência Cognitiva
  • Desenvolver Cultura de Melhoria Contínua Baseada na Gestão por Processos


BPM 360º EXPERIENCE

Aprendizado 360º

  • Aplicação prática, dentro e fora da sala de aula, de todo o conhecimento adquirido.

  • Mentoring Exclusivo

  • Realização de mentoring exclusivo (dedicado) durante toda a vigência do curso.

  • Acesso Digital

  • Mentoria com uso de plataforma de educação à distância (EAD) e canais de comunicação digitais.


  • Certificação reconhecida pela FIAP, membro do grupo de excelência do MEC e eleita uma das melhores faculdades do país

  • Os alunos que participarem de 100% das oficinas e forem aprovados no trabalho final de conclusão do curso receberão o título de Certified Business Process Expert - Healthcare Management (CBPE-HM)®.


  • QUEM VAI GOSTAR?

    Executivos, consultores e profissionais da área da saúde que desejam aprimorar e ampliar conhecimento sobre gestão por processos e agregar valor efetivo para organizações e todo o ecossistema envolvido.


    PRÉ-REQUISITO

  • Formação superior completa

  • DESEJÁVEL

  • Conhecimento ou experiência em processos de acreditação de serviços de saúde ou certificação de sistemas de gestão da qualidade
  • Especialização na área da saúde

  • Short Bio

    Alessandro C. Micelli
    Conecte-se

    Especialista em Leadership Excellence pelo Disney Institute (Orlando, FL). Pós-graduado (MBA) em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela EAESP, da FGV/SP. CPO – Chief Process Officer – em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio pela COPPE, da UFRJ. Pós-graduado (MBA) em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela EBAP, da FGV-RJ. Coordenador e professor do curso de MBA em Gestão por Processos e professor de Empreendedorismo e Inovação na FIAP, bem como do curso de extensão em Gestão por Processos na PUC-SP. Foi responsável pelo controle integrado das instalações olímpicas e paralímpicas no projeto Rio 2016 junto ao Ministério do Esporte. Possui vasta experiência em implantação e gestão de Escritório de Processos e Projetos (case reconhecido no livro Gestão para Inovar) e em gestão de projetos, programas e portfólios de projetos com base no PMBOK. Experiência de doze anos em gestão da qualidade, como executivo responsável pela implantação, certificação/acreditação e manutenção de sistemas de gestão com base nas normas ONA, QMENTUM, ISO (9001, 10002 e 14001) e OHSAS (18001). Coautor do livro "Repensando a Gestão por Meio de Processos" e autor de diversos artigos sobre gestão empresarial. Ganhador, em 2011, do"Prêmio de Excelência em Processos" e, em 2012, do "Prêmio Executivo de Processos do Ano", ambos concedidos pelo Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual - INSADI. Palestrante sobre os temas gestão por processos, gestão de projetos, gestão da estratégia e excelência operacional no Brasil e exterior.

    Conteúdo

    Módulo 1

    BPM STRATEGY (IMPLANTATION)

    • O sucesso da implantação começa aqui.
      Planejar a melhor estratégia de implantação ou (re)estruturação da gestão por processos é fator chave para o seu sucesso e sobrevivência. Para tanto, conhecer os principais desafios e princípios de uma organização orientada para BPM é fundamental para se alcançar os objetivos esperados com a iniciativa.

      Oficinas:
      • Como Construir Cadeias de Valor Agregado
      • Como Identificar e Alinhar Processos Críticos de Negócio ao Planejamento Estratégico
      • Como Estruturar Centros de Excelência em Gestão de Processos e Qualidade

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Construir Cadeias de Valor Agregado
      • Avaliar impactos do planejamento estratégico nos processos de negócio
      • Identificar elos de ligação entre o planejamento estratégico e os processos
      • Identificar e alinhar processos críticos de negócio aos objetivos estratégicos
      • Definir indicadores de desempenho de processos para o alcance dos objetivos estratégicos
      • Alinhar expectativas sobre o Centro de Excelência em Gestão de Processos e Qualidade - CEG
      • Definir objetivos do CEG
      • Definir método de gestão de processos
      • Definir papéis e responsabilidades do CEG
      • Definir produtos e serviços do CEG
      • Definir processos de gestão do CEG
      • Definir interfaces do CEG
      • Definir estrutura do CEG
      • Avaliar ferramentas de desenho, automação e controle de processos
    Módulo 2

    BPM GOVERNANCE (SUSTENANCE)

    • Alavanque e sustente resultados.
      Alavancar e sustentar os resultados alcançados com a melhoria e transformação de processos é um dos principais desafios dos profissionais da área. Significa estabelecer e implementar regras, práticas e competências que garantam a sua governança e fortaleçam a cultura de BPM nas organizações.

      Oficinas:
      • Como Desenvolver e Implementar a Governança de Processos Baseada em Normas de Acreditação de Serviços de Saúde
      • Como Estruturar Projetos de Melhoria e Transformação de Processos com Foco na Agregação de Valor e Sustentação de Resultados
      • Como Inovar Processos Assistenciais e Operacionais com Automação e uso de Inteligência Cognitiva

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Definir objetivos e benefícios da governança de processos
      • Definir estrutura, papéis e responsabilidades para governança de processos
      • Definir arquitetura, políticas e padrões relacionados a processos
      • Definir método e processos de gestão de processos
      • Definir ferramentas de BPM
      • Identificar e validar objetivos e expectativas sobre os projetos de melhoria e transformação de processos
      • Definir e validar escopo do projeto de melhoria e transformação de processos
      • Planejar etapas e atividades de estruturação e implantação de processos
      • Planejar atividades das demais áreas de conhecimento em gestão de projetos (de melhoria e transformação de processos)
      • Planejar recursos necessários à execução das etapas e atividades do projeto de melhoria e transformação de processos
      • Construir e validar plano de execução do projeto de melhoria e transformação de processos
      • Reduzir custos, aumentar a eficiência, prover velocidade, monitorar resultados e tornar processos assistenciais e operacionais transparentes e rastreáveis
    Módulo 3

    BPM MATURITY (EVOLUTION)

    • Fortaleça a entrega de valor.
      Evoluir na maturidade da gestão de processos é condição obrigatória para o fortalecimento da iniciativa e aculturamento da organização, que passa a ampliar a visão orientada à entrega de valor e a usufruir de decisões baseadas em processos de forma sistêmica e sustentável.

      Oficina:
      • Como Desenvolver Cultura de Melhoria Contínua Baseada na Gestão por Processos

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Avaliar a existência de atividades estruturadas sobre BPM
      • Avaliar o grau de sensibilização e planejamento das atividades sobre BPM
      • Avaliar o grau de definição, implementação e comunicação das iniciativas de BPM para as partes interessadas
      • Avaliar o grau de revisão e melhoria contínua de processos para a troca de experiências e lições aprendidas, bem como para o endereçamento de mudanças