Sobre o Curso

BPM Master Class é uma iniciativa exclusiva, que nasceu de demandas vivenciadas por profissionais de gerenciamento de processos de negócio que buscam respostas e soluções concretas para os desafios organizacionais.


A sua estrutura é baseada em um guia de excelência em gerenciamento de processos, o BPM Excellence Guide, propriedade intelectual do OrchestraGroup que abrange os seguintes módulos:


  • BPM Strategy (Implantation)
  • BPM Governance (Sustenance)
  • BPM Maturity (Evolution)


Para os alunos que participarem de 100% das oficinas e forem aprovados no trabalho final de conclusão do curso, será emitido o certificado CBPE - Certified Business Process Expert.


QUEM VAI GOSTAR?

Executivos, consultores e profissionais que desejam aprimorar e ampliar conhecimento sobre gestão por processos.


PRÉ-REQUISITO

  • Formação superior completa

  • DESEJÁVEL

  • Experiência ou especialização em BPM
  • Conhecimento de mapeamento e modelagem de processos

  • BPM 360º EXPERIENCE

    Aprendizado 360º

  • Aplicação prática, dentro e fora do ambiente de aprendizagem, de todo o conhecimento adquirido.

  • Mentoring Exclusivo

  • Realização de mentoring exclusivo (dedicado) durante toda a vigência do curso.

  • Acesso Digital

  • Mentoria com uso de plataforma de educação à distância (EAD) e canais de comunicação digitais.
  • Short Bio

    Alessandro C. Micelli
    Conecte-se

    Especialista em Leadership Excellence pelo Disney Institute (Orlando, FL). Pós-graduado (MBA) em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela EAESP, da FGV/SP. CPO – Chief Process Officer – em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio pela COPPE, da UFRJ. Pós-graduado (MBA) em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela EBAP, da FGV-RJ. Coordenador e professor do curso de MBA em Gestão por Processos e professor de Empreendedorismo e Inovação na FIAP, bem como do curso de extensão em Gestão por Processos na PUC-SP. Foi responsável pelo controle integrado das instalações olímpicas e paralímpicas no projeto Rio 2016 junto ao Ministério do Esporte. Possui vasta experiência em implantação e gestão de Escritório de Processos e Projetos (case reconhecido no livro Gestão para Inovar) e em gestão de projetos, programas e portfólios de projetos com base no PMBOK. Experiência de doze anos em gestão da qualidade, como executivo responsável pela implantação, certificação/acreditação e manutenção de sistemas de gestão com base nas normas ONA, QMENTUM, ISO (9001, 10002 e 14001) e OHSAS (18001). Coautor do livro "Repensando a Gestão por Meio de Processos" e autor de diversos artigos sobre gestão empresarial. Ganhador, em 2011, do"Prêmio de Excelência em Processos" e, em 2012, do "Prêmio Executivo de Processos do Ano", ambos concedidos pelo Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual - INSADI. Palestrante sobre os temas gestão por processos, gestão de projetos, gestão da estratégia e excelência operacional no Brasil e exterior.

    Conteúdo

    Módulo 1

    BPM Strategy (Implantation)

    • Planejar a melhor estratégia de implantação ou reestruturação da gestão por processos é fator chave para o seu sucesso e sobrevivência. Para tanto, conhecer os principais desafios do negócio e os princípios de uma organização orientada para BPM é fundamental para se alcançar os objetivos esperados com a iniciativa.

      Oficinas:
      • Como Construir Cadeias de Valor Agregado
      • Como Alinhar Processos de Negócio à Estratégia Empresarial com Balanced Scorecard - BSC
      • Como Estruturar Escritórios de Processos com BPM Office Model

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Construir Cadeias de Valor Agregado
      • Avaliar os impactos da estratégia empresarial nos processos de negócio
      • Identificar e definir os elos de ligação entre o planejamento estratégico e os processos
      • Identificar e conectar os processos críticos de negócio aos objetivos estratégicos
      • Avaliar o desempenho dos processos para o alcance dos objetivos estratégicos
      • Validar expectativas sobre o Escritório de Processos
      • Definir os objetivos do Escritório de Processos
      • Definir o método de gestão de processos
      • Definir papéis e responsabilidades do Escritório de Processos
      • Definir produtos e serviços do Escritório de Processos
      • Definir os processos de gestão do Escritório de Processos
      • Definir as interfaces do Escritório de Processos
      • Definir a estrutura do Escritório de Processos
      • Avaliar ferramentas de desenho, automação e controle de processos
    Módulo 2

    BPM Governance (Sustenance)

    • Sustentar e alavancar os resultados alcançados com a melhoria e a transformação de processos é um dos principais desafios dos profissionais da área. Significa estabelecer e implementar regras, práticas e competências que garantam a sua governança e fortaleçam a cultura de BPM nas organizações.

      Oficinas:
      • Como Desenvolver e Implementar a Governança de Processos com Design Thinking
      • Como Estruturar Projetos de Melhoria e Transformação de Processos com PMBOK
      • Como Modelar, Automatizar e Monitorar Processos de Negócio com Business Process Management System - BPMS

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Definir os objetivos e benefícios da governança de processos
      • Definir a estrutura, os papéis e as responsabilidades para governança de processos
      • Definir a arquitetura, políticas e padrões relacionados a processos
      • Definir processos de gestão de processos
      • Identificar e validar objetivos e expectativas sobre projetos de melhoria e transformação de processos
      • Definir e validar escopo de projetos de melhoria e transformação de processos
      • Planejar etapas e atividades de estruturação e implantação de processos
      • Planejar atividades das demais áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos de melhoria e transformação de processos
      • Planejar recursos necessários à execução das etapas e atividades do projeto de melhoria e transformação de processos
      • Construir e validar planos de execução de projetos de melhoria e transformação de processos
      • Reduzir custos, aumentar a eficiência e tornar processos transparentes e rastreáveis
      • Monitorar resultados dos processos
    Módulo 3

    BPM Maturity (Evolution)

    • Evoluir na maturidade da gestão de processos é condição obrigatória para o fortalecimento da iniciativa e aculturamento da organização, que passa a ampliar a visão orientada a entrega de valor e a usufruir de decisões baseadas em processos de forma sistêmica e sustentável.

      Oficina:
      • Como Construir uma Cultura Baseada na Gestão por Processos com BPM Maturity Model

      Neste módulo o aluno aprenderá a:
      • Avaliar a existência de atividades estruturadas sobre BPM
      • Avaliar o grau de sensibilização e planejamento das atividades sobre BPM
      • Avaliar o grau de definição, implementação e comunicação das iniciativas de BPM para as partes interessadas
      • Avaliar o grau de revisão e melhoria contínua de processos para a troca de experiências, lições aprendidas e endereçamento de mudanças