Sobre o Curso

O curso tem como objetivo promover conhecimentos fundamentais para a abertura de um negócio em foodservice. Apresentar os principais desafios operacionais e de gestão desse segmento e proporcionar o entendimento de como é o mercado e de como se dá o consumo, com ênfase nas principais tendências de modelos de negócio, não só no Brasil, mas também em outros países.

QUEM VAI GOSTAR?

Este curso se destina aos amantes da gastronomia que pensam em ou desejam investir seu futuro no foodservice, estudantes de gastronomia, chefes de cozinha, empresários do segmento em busca de melhores resultados, investidores e futuros empreendedores que estão em dúvida sobre em qual modelo de negócio de foodservice devem investir.

PRÉ-REQUISITOS

Ser empreendedor ou ter planos de ser um, ser apaixonado pela gastronomia e curioso pelos negócios do foodservice.

BLOG DA KARYNA

Clique aqui para começar a saborear o curso através do blog da Ka.

Short Bio

Karyna Muniz
Conecte-se

Consultoria, curadoria, coordenação de projetos e desenvolvimento de conteúdos e soluções para o Foodservice. Docência em cursos técnicos do SENAC RN e SENAC SP. Graduada em Gastronomia pela UNESA-RJ, Pós-graduada em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo/USP e em Gestão Estratégica de Pessoas com foco em desenvolvimento humano de gestores pela FGV-SP. Experiência profissional há mais de 20 anos, como empresária, consultora, chefe de cozinha e gerente de alimentos e bebidas de diversos tipos de operações, em redes hoteleiras e de restaurantes em âmbito nacional com foco na padronização de processos produtivos, supervisão da qualidade e redução de custos operacionais e administrativos.

Conteúdo

Módulo 1

Empreender no foodservice por necessidade ou oportunidade?

    • Cases inovadores no Brasil
    • Entendendo produtos, clientes e serviços
    • Rodada de conversas com queijos e vinhos* – O que te trouxe até esse mercado? Lógica familiar, sonhos, investimento de economias, negócio prazeroso entre “amigos”
    • * Vinho e queijos nacionais – valorização de produtos locais/artesanais.
Módulo 2

Desafios para a abertura de um foodservice

    • Órgãos fiscalizadores por tipo de comércio ou serviço
    • Conhecendo a Vigilância Sanitária e as exigências das boas práticas de manipulação de alimentos
    • Processo produtivo x Layout
Módulo 3

Gosto de cozinhar, posso ser empresário do foodservice?

    • Modelos de serviços – comida de rua, shopping, catering, franquias, loja própria, delivery, outros serviços – (rodada de discussão sobre o almoço – produtos e serviços consumidos)
    • O verdadeiro intuito de seu restaurante: aonde você quer chegar?
    • O cardápio no plano de negócios, seu sucesso ou fracasso! (dinâmica com degustação de dois sabores de minitortas/cup pies, preparadas por Karyna Muniz, e apresentação das fichas técnicas das mesmas, promovendo um debate sobre ganhar mais e gastar menos).
Módulo 4

O foodservice no Brasil e em outros mercados

    • Cenário do mercado brasileiro
    • Tendências de consumo globais
    • Modelos de negócio inspiradores na Espanha, França e Itália