Sobre o Curso

O curso Shift Liderança Criativa é uma misto de provocação, conscientização e chamada para ação sobre mudanças na sociedade e necessidade de um novo modo de pensar aliado a estratégias, métodos e atitudes da liderança compatíveis com o contexto volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos no século XXI.

Como gerar insights a partir de foresigths? Como empreendedor como hackers articulando caminhos alternativos para viabilizar projetos que pareciam impossíveis? Como romper com os modelos existentes, gerando disrupção?


QUEM VAI GOSTAR?

Empreendedores; líderes e gestores de novos negócios, recursos humanos, marketing, inovação, estratégia e tecnologia da informação com desafios de transformar os negócios em suas empresas; líderes e gestores públicos ou sociais com desafios de transformar a atuação de suas organizações.


PRÉ-REQUISITOS

Protagonismo, curiosidade, inquietação, determinação, senso crítico; ter trabalhado ou estar trabalhando em projetos complexos/desafiadores; noções de empreendedorismo, administração e estratégia.

Short Bio

André Coutinho
Conecte-se

Economista pela Unicamp, MBA Executivo pela FDC e Mestre em Relações Internacionais pela Reading University.Sócio e Designer Estratégico pela Symnetics no Brasil e America Latina desde 1997. Diretor do CIEL (Centro de Inovação e Estratégica da América Latina) e IAE Business School (Argentina). Especializado em Design pela Rotman School e Institute of Design/IIT e Tecnologias Emergentes pela Singularity University. Autor de livros como “O Ativista da Estratégia”(editora Elsevier) e artigos como “Design Estratégico a partir do futuro” (Harvard Business Review - set/2015).

Conteúdo

Módulo 1

PENSANDO DIFERENTE – TORNANDO-SE AMIGO E NÃO INIMIGO DAS MUDANÇAS

    • Expandindo o modo de pensar e a percepção; fazendo escolhas diferentes das que normalmente estamos acostumados.
    • Conectando-se com tendências, tecnologias emergentes e mudanças na sociedade – sinais, controvérsias, quebra de premissas, implicações/impactos nas nossas vidas/em nossas organizações.
Módulo 2

TRANSFORMANDO O NEGÓCIO/A ATUAÇÃO – FAZENDO A DIFERENÇA NO MUNDO

    • Criando o caso/a necessidade da mudança.
    • Hackeando o modelo de negócio/atuação em todas as perspectivas: produtos e serviços, canais, relacionamento com clientes, modelo de receita, parcerias.
    • Incubando e acelerando novos modelos.
    • Estruturando-se para a transformação – rumo às organizações exponenciais.
    • Transição para o novo modelo/nova organização.
Módulo 3

LIDERANDO A TRANSFORMAÇÃO – SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS

    • Atitudes e comportamentos compatíveis.
    • Mobilização e engajamento de equipes – conceitos e métodos – adaptando e balanceado o efeito da disrupção.
    • Superando resistências e retardatários.
    • Impulsionando e institucionalizando o movimento.