Sobre o Curso

A ciência de dados chegou no RH para analisar e monitorar a jornada dos colaboradores trazendo uma nova abordagem para tomada de decisão. People Analytics busca correlacionar os dados da organização com os dados dos colaboradores e conseguir estabelecer uma relação de causa e efeito entre o que RH faz e os resultados da organização. São muitas as etapas e processos como atrair (Employer Brand Analytics), motivar (Gamificação), engajar (Employee Engagement), desenvolver (Knowledge Management), reter (Talent Analytics) bem como acompanhar o desempenho realizado.

Este curso tem o objetivo de preparar ou aperfeiçoar profissionais que ocuparão ou que já ocupam posição de Analista de RH para atualização nos conceitos associados ao People Analytics. Também serão abordados conceitos de estatística e mineração de dados para desenvolver o perfil analítico dos participantes. Após esses processos, serão demonstrados aos profissionais diversos estudos de casos usando tecnologias modernas e avançadas. Todos terão a oportunidade de estudar, discutir, evoluir e validar tais conceitos, processos e análises.



QUEM VAI GOSTAR?

Todos os profissionais que têm como desafio gerar performance em recursos humanos ou negócios: empresários, gestores de recursos humanos, especialistas em contratação, desenvolvimento humano e pipeline de talentos, entre outros envolvidos com a área de Recursos Humanos ou Tecnologia da Informação com soluções destinadas a RH.


PRÉ-REQUISITOS
Noções básicas de recursos humanos e planilhas eletrônicas.

Short Bio

Regina Cantele
Conecte-se

Doutora e mestre em Engenharia Elétrica (Poli/USP). Graduada em Ciência da Computação e em Ciências Exatas (Universidade Caxias do Sul). 10 anos como docente principalmente nos cursos de pós-graduação da FIAP como Business Intelligence, Banco de Dados Oracle, Big Data e Arquitetura de Soluções. Forte experiência em Tecnologia da Informação, principalmente em projetos para BI, implantação ERP / logística - WMS, processos ITIL e estruturação de equipes de banco de dados.

Short Bio

Adelaide Alves de Oliveira

Mestre em Ciências no programa de Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com aperfeiçoamento em análise de sistemas pela FAAP. Diretora técnica em estatística na empresa SD&W. Dedicação contínua na área de Modelagem e Técnicas Multivariadas de Estatística, passando por grandes empresas como Nielsen, onde foi responsável pelo desenvolvimento de várias análises e metodologia de Painel de Varejo. Desde 2004 ministra cursos da instituição FIAP, contribuindo na especialização de profissionais do mercado em disciplinas que envolvem técnicas e análises estatísticas multivariadas como, por exemplo, os temas atuais de Big Data (com visão Data Science), Business Analytics, Digital Data Marketing, Inteligência Artificial e processamentos de Machine Learning.

Conteúdo

Módulo 1

People Analytics

    • Contexto
    • Principais indicadores
    • Soluções adotadas
Módulo 2

Jornada do colaborador

    • Employer Brand Analytics
    • Gamificação
    • Employee Engagement
    • Knowledge Management
    • Talent Analytics
Módulo 3

Data Analytics – Modelos Estatísticos

    • Métodos para exploração de dados
    • Métricas básicas de estatística: gráficos, séries e correlações
Módulo 4

Data Analytics – Métricas, Indicadores e Monitoramento

    • Introdução (analytics / insights)
    • Técnicas de Predição e Classificação (Regressão Linear, Logística, Árvore de Decisão)