Sobre o Curso

Como pensar um novo negócio? Onde chegar? Por quais caminhos? O que explorar? Com quais estratégias? Num mundo onde as mudanças acontecem em ritmo exponencial, com arsenal ilimitado de novas tecnologias, as organizações têm empregado métodos disruptivos para viabilizarem desafios complexos. É neste cenário que o enfoque do planejar para agir, ao conciliar estratégias deliberadas e emergentes, ganha espaço e resulta em real compromisso dos agentes da transformação com direcionamentos estratégicos consistentes, flexíveis e adaptáveis, referências obrigatórias para o sucesso de qualquer negócio.

O curso está preparado para fixar os princípios básicos do planejamento empresarial a partir de dinâmicas de grupo e compartilhamento de experiências. Ao exercitar o pensamento estratégico, com emprego de técnicas ágeis para a cocriação de um novo negócio, os alunos concebem propostas com alto potencial para criação de vantagem competitiva sustentável, baseadas na correta compreensão do ambiente onde as organizações se inserem e alinhadas a propósito transformador.


APRENDIZADOS

O diferencial do curso é a aplicação imediata dos conceitos de planejamento apresentados em dinâmicas de grupo, facilitando a efetiva assimilação dos alunos. O processo de cocriação utilizado nas aulas é conduzido tal como ocorre em sessões de planejamento estratégico para organizações, estimulando todos a participarem ativamente das análises e modelagem de um negócio. Assim, você desenvolverá habilidades para analisar organizações, desenhar estratégias singulares e protagonizar a criação ou transformação de negócios.


QUEM VAI GOSTAR?

Pessoas com vocação para empreender, engajadas na transformação da realidade ou em busca do novo, que desejem aplicar técnicas de planejamento estratégico: especialmente gestores e pro ssionais de TI, administração, engenharia, recursos humanos e marketing, desa ados a desenharem ou repensarem seus negócios.


PRÉ-REQUISITOS

Não há.


Short Bio

Luiz Alberto Marchetti Maia
Conecte-se

Pós-graduado em Planejamento Urbano (Politecnico di Milano). MBA em Tecnologia da Informação (Universidade de São Paulo, FEA). MBA em Management Development (University of Navarra, IESE). Graduado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Mackenzie). Especializado em Planejamento e Direção Estratégica (University of California, Berkeley); Gestão Empresarial (FGV); Administração de Instituições Financeiras (FIPE) e Liderança (Amana-Key). Ampla experiência em análise de negócios, arquitetura de soluções, tecnologia da informação, design, planejamento e gestão estratégica, para as organizações Bradesco, Metrô de São Paulo, Dow Química, CET e outras empresas no Brasil e exterior. Atua também como professor titular dos cursos de pós-graduação em Análise de Negócios - Business Partner, Business Intelligence & Analytics, Business Process - Management & Transformation, Big Data (Data Science), Gestão Estratégica de Negócios e Arquitetura de Soluções (FIAP).

Conteúdo

Módulo 1

First Words

    • Strategic Thinking Insights
    • Do planejamento a criação
    • Organização foco
Módulo 2

Declaração de propósito

    • Identificação de valores
    • Projeção da visão
    • Proposição de missão
Módulo 3

Análise do ambiente

    • Business Transformation
    • Increasing Business Value
    • Escolha de uma estratégia competitiva
    • Critical success factors
Módulo 4

Concepção da estratégia

    • Strategic Objectives
    • Business Projects