Sobre o Curso

Você quer surfar a onda da nova revolução tecnológica, a revolução dos chatbots? Os Chatbots representam uma das principais tendências no Brasil para 2018. Porquê? A cada 2 apps instalados, 1 é desinstalado. E se estes apps rodassem em plataformas já existentes como Facebook, Skype, Slack, sites, etc? Para as empresas isto significa menores custos e ainda uma maneira mais efetiva de se comunicar e engajar seus clientes, através de chat.

No Brasil, pesquisas indicam que 70% das pessoas usariam chatbots via texto para comunicar com empresas. Esta tendência abrirá um novo canal para que as empresas se comuniquem com seus clientes de maneira mais eficaz, automatizada e personalizada. Imagine um mundo sem esperas no telefone, sem filas de atendimento, sem dúvidas não respondidas, sem propaganda de produtos que o cliente não deseja e até mesmo um mundo onde os sistemas não tem mais telas e uma infinidade de campos a serem preenchidos! Este mundo já existe e é possível através dos chatbots.

Através de um aprendizado prático, a cada módulo o aluno desenvolve um novo conhecimento e o aplica criando soluções de chatbots com diferentes níveis de complexidade. No final desta jornada, o aluno estará pronto para abordar diferentes oportunidades de mercado criando seus próprios chatbots na prática, do zero ao cognitivo!


QUEM VAI GOSTAR?

Gestores, desenvolvedores ou entusiastas que buscam:

  • Entender o mundo dos chatbots, seus desafios e oportunidades
  • Construir um chatbot básico, capaz de responder perguntas e respostas frequentes
  • Construir um chatbot avançado baseado em reconhecimento de linguagem natural e ainda integrando outros serviços cognitivos como analise de sentimentos, tradução e reconhecimento de voz


PRÉ-REQUISITOS
  • Ter conhecimento básico sobre condições lógicas
  • Ter conhecimentos básicos de programação. Vamos oferecer todos os códigos necessários para que o tempo do curso seja utilizado na prática da criação dos chatbots com diferentes complexidades

Short Bio

Bruno Fazoli
Conecte-se

MBA em gestão estratégica de ti (FGV). Formado em análise e desenvolvimento de sistemas (FTT). Mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação. Experiência profissional em grandes consultorias multinacionais na gestão estratégica e arquitetura de soluções de automação em qualidade de software SAP a âmbito nacional e internacional. Experiência profissional em aceleradora de startups, definição de programas de aceleração, mentorias e parcerias estratégicas. Sócio-diretor da Outstanding IT Solutions, empresa de design e estratégia de inovação. Gerente de inovação na Builtcode IT Solutions.

Conteúdo

Módulo 1

Desvendando chatbots

    • Chatbot - Conceitos e aplicações
    • Mercado, tendências e oportunidades de negócio
    • Arquiteturas chatbots
      • Baseado em fluxos de conversa
      • Baseadas em Natural Language Processing e integração de serviços cognitivos
      • Baseados em Machine Learning
    • Projetando experiências de conversação
      • Definição de personalidade
      • Definição de funcionalidades
      • Definição de fluxos de conversação
      • Prototipação
      • Desenvolvimento
      • Treinando chatbots
      • Estudo de caso – Schoolbot, Casa Bahia, Localiza, Atento Recrutamento, Oi Warren
      • Hands-on
        • Hands-on 1 - Desenvolver um chatbot que explique o conceito da moeda Bitcoin integrado ao Facebook
        • Hands-on 2 - Desenvolver um chatbot que informe a cotação atual do Bitcoin integrado ao Facebook
        • Hands-on 3 - Desenvolver um chatbot de geração de leads para corretoras tradicionais ou corretoras de criptomoedas, segmentando usuários e enviando mensagens personalizadas em massa.
Módulo 2

Chatbots cognitivos

    • Web Semântica
    • Natural Language Processing
    • Natural Language Understanding
    • Estudo de caso – Chatbot suporte técnico, Poncho
    • Conhecendo plataformas de Natural Language Processing:
      • IBM Watson – Conversation
      • Google - Dialog Flow
      • Amazon Lex
      • Microsoft Bot Framework
      • Facebook - Wit.ai
      • Compreendendo Intenções, ações e entidades
      • Hands-on Google Dialog Flow
        • Hands-on 1 - Crie chatbot que compreenda linguagem natural e responda a sinopse de 3 filmes (Thor: Ragnarok, Os Vingadores, Deadpool);
        • Hands-on 2 - Aprimore este chatbot para que ele responda sinopse de qualquer filme.
        • Hands-on 3 - Conectar chatbot ao Facebook, Skype e em uma página web.
Módulo 3

Chatbots com serviços cognitivos integrados

    • Serviços cognitivos – Conceitos e aplicações
    • Visão geral do IBM Cloud
    • IBM Watson – Conversation
      • Hands-on - Crie um chatbot que compreenda linguagem natural, que responda quem são os heróis da MARVEL consultados.
      • Hands-on – integrando chatbot ao Facebook
    • Integrando serviços cognitivos com NodeRed
    • IBM Watson - Language Translator
      • Hands-on – Aprimore seu chatbot para que ele responda em português o conteúdo dos Heróis da Marvel consultados.
    • IBM Watson - Tone Analyzer
      • Hands-on – Aprimore seu chatbot, analisando o sentimento das mensagens enviadas pelo usuário.
    • IBM Watson - Visual Recognition
      • Hands-on – Aprimore seu chatbot para que ele responda quem são os heróis da MARVEL a partir de uma imagem enviada pelo usuário.
    • IBM Watson - Speech to Text
    • IBM Watson - Text to Speech
      • Hands-on – Aprimore seu chatbot para que ele reconheça comandos de voz