Inove com Design Thinking
Sobre o Curso
Em um mercado tão global e competitivo, a inovação constante nos produtos e serviços oferecidos por uma empresa é uma questão de sobrevivência. Essa inovação não se restringe ao produto: uma empresa deve buscar a inovação como diferencial em seus processos de trabalho e relacionamento com seus clientes.
Inovar, entretanto, é fácil de se dizer, mas não é algo fácil de se fazer. É necessário muita inspiração, pensamento criativo estimulado, liberdade de expressão, comunicação e uma coisa muito importante: a vontade de experimentar. Contudo, exercitar tais habilidades em um mundo tão sério e cheio de pré-julgamentos é muito difícil. Não somos estimulados a pensar diferente, “normal” é quem pensa igual a todos.
Design Thinking é um movimento mundial que busca resgatar estes valores que perdemos na transição da infância para a vida adulta: a possibilidade de brincar com as possibilidades da forma mais criativa possível. Pode ser considerado um “framework” com o objetivo de buscar soluções que facilitem na solução de problemas.
É isso mesmo: o processo de criação e inovação não precisa ser necessariamente caótico, existe um caminho a ser seguido para exercitar nossa criatividade e inovar sempre.
Neste curso, você aprenderá o que é o Design Thinking e como surgiu, quem se destaca inovando (como o Google, Facebook e outras empresas digitais modernas), quais são os passos e perfis de pessoas que podemos agrupar e que, juntas, irão catalisar o processo de inovação. Além disso, veremos diversas técnicas e ferramentas muito úteis para pesquisar, analisar, sintetizar e prototipar soluções para problemas em qualquer área de atuação. Conheceremos também diversos casos de uso que servirão de inspiração e comprovação: Design Thinking funcionou para todos eles e também funcionará para você!
COMO FUNCIONA?
Os cursos a distância são mais flexíveis. Você será orientado e acompanhado ao longo de todo o curso, com uma sugestão de estudo. Os conteúdos são disponibilizados na plataforma on-line desde o primeiro dia de aula, assim você pode escolher como quer estudar e qual o melhor horário. Serão abordados conceitos de forma dinâmica e vídeos para auxiliar no aprendizado. O seu desempenho é indicado nas barras de progresso abaixo de cada conteúdo.Caso você tenha alguma dúvida no decorrer do curso, o professor estará disponível pelo link “Converse com professor” ou pelo fórum. E você ainda poderá aproveitar essa ferramenta para fazer networking com os colegas!
QUEM VAI GOSTAR?
Pessoas de qualquer área de atuação que desejam inovar sua vida pessoal e profissional; profissionais que possuam ou trabalhem em empresas de qualquer porte e queiram pensar “fora da caixa”, desde a concepção de seus produtos e serviços até a remodelação de seus processos de trabalho, relacionamento com clientes e colaboradores.
*Seu certificado será disponibilizado na própria plataforma, um dia após a finalização do curso, mediante sua participação em pelo menos 75% do curso.
AO VIVONeste curso teremos uma transmissão ao vivo com os professores, que posteriormente serão disponibilizadas na Plataforma Online. Além de aprender, você poderá tirar dúvidas em tempo real e compartilhar sua experiência com a turma.
PRÉ-REQUISITOS
Não há.
Avise-me
Gostaria de ser avisado quando novas turmas forem ofertadas?
Informe seu nome e e-mail que entraremos em contato.
Investimento
Formas de Pagamento
Pagamentos à vista terão 10% de desconto
-
À vista
Boleto
-
American Express -
Master Card -
VISA -
ELO
Alunos e ex-alunos têm 20% de desconto na compra dos cursos SHIFT.
* Desconto não cumulativo.
Short Bio
Professor e coordenador da FIAP há mais de 10 anos. Desenvolvedor de sistemas e Gerente de projetos de formação, acompanha o cenário de criptoativos desde 2016 e é pesquisador e grande entusiasta da tecnologia de Blockchain. Tem mais de 100 inserções na mídia sobre o assunto e o leciona na Graduação, MBA, cursos SHIFT e no MBA de Blockchain da FIAP, cuja primeira turma inicia em abril de 2019.
Short Bio
Economista pela Unicamp, MBA Executivo pela FDC e Mestre em Relações Internacionais pela Reading University.Sócio e Designer Estratégico pela Symnetics no Brasil e America Latina desde 1997. Diretor do CIEL (Centro de Inovação e Estratégica da América Latina) e IAE Business School (Argentina). Especializado em Design pela Rotman School e Institute of Design/IIT e Tecnologias Emergentes pela Singularity University. Autor de livros como “O Ativista da Estratégia”(editora Elsevier) e artigos como “Design Estratégico a partir do futuro” (Harvard Business Review - set/2015).
Short Bio
Formada em Letras e especialista em Gestão de Negócios. Coordenadora da área de e-Learning na FIAP. Atua há mais de 10 anos na área educacional. Possui experiência em gestão de pessoas, gestão e implantação de projetos e planejamento de cursos de curta duração, graduação e MBA a distância. Autora de artigos; tem experiência como escritora, professora e designer instrucional.
Conteúdo
Como surgiu o Design Thinking?
-
- O que tudo isso tem a ver com Design?
- O Design Thinking e suas etapas
- Design Thinking aplicado aos negócios
Cognição
-
- Cognição, o conceito
- Outra perspectiva
Métodos e ferramentas do Design Thinking aplicado
-
- Introdução ao Business Design
- Fase 1: Exploração
- Mapeamento de stakeholders e suas interações
- Caçada de tendências (Cool Hunting)
- Sourcing análogo e disruptivo
- Pesquisa exploratória
- Mapa da jornada do usuário
- Fase 2: Análise, geração de insights
- Curva da experiência
- Rich Picture
- Persona
- [Re]Formulação do problema
- Captura de pistas
- Fase 3: Síntese
- Princípios de design
- Metáforas e analogias
- Mapa X
- Cocriação
- Brainstorming
- Desenvolvimento do conceito
- Fase 4: Implementação
- Storyboard
- Vídeo
- Feira de inovação
- Storytelling
- Role play
- Mágico de Oz
Aplicação do Design Thinking
-
- Aplicação do Design Thinking
- Conceitos e visões inspirando gerações
- Props do futuro
- Empreendendo a partir do futuro
- O campo de exploração do design thinking a partir do futuro
- 10 faces da Inovação
- Conteúdo z
Estudos de Caso
-
- Bank of America - 2005
- Positivo - 2008
- Havaianas - 2008
- MJV – Projeto Andorinha – 2011
- Rhios - 2013
- Vietnã - como diminuir a desnutrição infantil - Desvios positivos
- Solução para acesso à água potável (Índia) – quando o Design Thinking poderia ter sido efetivo
- Hospital Moinhos de Vento: a transformação da experiência de partes interessadas na saúde
INOVAÇÃO DESIGN THINKING
2 cursos
Paulista • 01/abr
20 horas • 6x R$ 248,33
Design Thinking na Prática
Aclimação - Unidade I • 22/fev
8 horas • 6x R$ 80,00
Design Thinking e Metodologias ativas transformando as aulas