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7 lições de Babson para gerar diferenciação em seu modelo de negócios

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Existem diversas abordagens para gerar diferenciação e criar formas de capturar valor em negócios. Buscar "oceanos azuis", analisar matrizes de valor, as contradições da Triz, ou outras inúmeras metodologias e ferramentas são usadas cada vez mais como acessórios dos gestores e executivas que enfrentam os problemas dos negócios "Commodities".

Das diversas abordagens, ao longo desta semana estou vivenciando uma forma bastante prática e assertiva de gerar inovação em uma das escolas referências para o empreendedorismo e inovação nos Estados Unidos - a Babson College. Em poucas horas no campus é possível entender que esta escola criou formas bastante diretas ("down to earth") de trabalhar novos negócios.

Sem gastar muito tempo com metodologias e ferramentas de criatividade, os professores parecem buscar a simplicidade ao sugerir que podemos nos apropriar das boas idéias que já estão no mercado. A busca por algo inédito e totalmente disjuntivo precisa ser desmistificada.

Aqui estão alguns dos principais pontos:

1: Revise o que todos em sua área pensam ser a verdade (mas talvez não seja)

Muitas vezes nossos negócios estão cercados de ortodoxias, ou as chamadas verdades absolutas. Ninguém questiona os motivos de alguns formatos de negócio existirem daquela forma. Se você consegue observar padrões e vê que todos estão fazendo negócios da mesma forma, talvez seja a hora de propor uma inversão ou mudança no formato.

2: Revise a forma como você vende seu produto

Se você está em um mercado ou indústria em que os atores se comportam da mesma forma é importante pensar em maneiras de se diferenciar na forma como você vende seu produto ou serviço.

3: Revise o mercado que você atua

Uma das táticas mais usadas por empresas que estão na fase de scale-up é buscar novos mercados para aplicar sua oferta de valor. Talvez a sua oferta possa, com poucas ou nenhuma modificação, ser oferecida em outros mercados. Busque entender quais são suas competências e infra-estrutura que estão subtilizadas.

4: Revise as formas como você oferece segurança e garantia

Muitas vezes o consumidor busca em sua oferta de valor uma forma de se sentir mais protegido ou seguro. A Hyundai, por exemplo, em dezembro de 2008 fez uma promoção em meio à crise americana ofertando a oportunidade de devolver o carro recém comprado se o cliente perdesse o emprego nos 12 meses seguintes à compra. As vendar subiram 14% neste período.

5: Revise a solução que oferece

Muitas vezes os modelos de negócio oferecem soluções parciais aos problemas do consumidor. É preciso desafiar o status quo e o próprio consumidor, criando soluções totais. Foi o caso do iPod + iTunes para a Apple. Muitos dizem que apenas esta solução conjunta permitiu o sucesso da Apple no mercado de música.

6: Revise o que e como você cobra

Novos modelos podem surgir quando pensamos sobre o que devemos cobrar do consumidor. Antes de dizer o quanto devemos cobrar, duas outras perguntas são importantes: o que e como cobrar. Por exemplo, a GE Aviation, unidade que fabrica os motores de aeronaves, alterou a lógica de cobrança. Ao invés de cobrar dos clientes o valor pela turbina, componentes e revisões, criaram um modelo de cobrança sobre o tempo de uso dos motores. A empresa aérea paga um valor por hora de uso do motor, que inclui os serviços e peças de manutenção.

7: Revise os desejos de seus consumidores

Ao longo do tempo assumimos algumas "verdades" sobre nossos clientes. Mas, da mesma forma que negócios evoluem, os clientes e seus desejos também mudam. Muitos negócios sofrem perdas incríveis ou não enxergam as oportunidades de mudança porque já estão "cansados de saber" o que os clientes querem. Erro fatal! Busque sempre com novos olhos e ouvidos entender como seus clientes evoluem.

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