Matriz Curricular
Conteúdo
1600 horas/aula
1º Ano
2026
Esta disciplina busca oferecer um estudo abrangente dos princípios fundamentais do Design Gráfico, explorando as habilidades necessárias para comunicar visualmente ideias e conceitos, sempre de maneira eficaz e atraente. O curso explora várias técnicas e ferramentas de Design Gráfico, capacitando o aluno a criar, projetar e implementar elementos gráficos em várias mídias. Utilizando teoria das cores, tipografia, composição e os princípios centrais do Design (equilíbrio, contraste, ênfase e unidade), você vai criar trabalhos de Design Gráfico esteticamente agradáveis e altamente funcionais. Design Editorial, Design de embalagens e Design sustentável são alguns dos elementos a serem trabalhados.
Você vai aprender os fundamentos da Produção Gráfica. Vai usar as cores e as técnicas de diagramação e desenho para produção de peças gráficas, ilustrações e outros produtos para veiculação nas mídias digital e impressa. Explorar a linguagem das formas, fundamentos de desenho, pintura digital, ilustração e criação de identidade visual. Criar personagens e mascotes para o mercado audiovisual e para grandes marcas. Tudo isso alinhado às demandas de mercado, utilizando materiais de Produção Gráfica e softwares como Adobe Photoshop e Illustrator.
Um aprofundamento no estudo da Teoria da Comunicação, buscando criar diálogos entre o público e os nossos projetos. Foco: o estudo de signos e símbolos da cultura contemporânea. Você vai refletir sobre as melhores formas de comunicar uma ideia, produto ou conteúdo. E aprender a gerir projetos aplicando estudos de signos e cores, além de sua significação na transmissão de mensagens por meio de logotipos, vídeos e identidade visual.
Dos 4Ps do Marketing aos 8Ps do Marketing Digital e do Marketing 5.0. Prepare-se para explorar o poder das redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook, Twitter e Youtube na geração de leads. Utilizar as redes sociais para atrair e engajar o público. Gerir conteúdo para blogs, sites e portais de comunicação. Desenvolver skills em Social Media Marketing, Planejamento de Conteúdo, Gestão de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Branded Content, Gestão de Crise, Personas e muito mais. Aprender SEO (otimização para mecanismos de buscas) para elevar ao máximo a visibilidade do seu site. Explorar o funcionamento dos feeds de Facebook, Instagram e do algoritmo do Google, e como usar isso a seu favor. Também vamos aprender a otimizar anúncios patrocinados, keywords e ferramentas de planejamento e métricas, atendendo às necessidades do mercado. E entender como as novas tecnologias como Realidade Virtual, Metaverso e IoT podem fazer a diferença nas campanhas de Marketing.
Prepare-se para atuar no universo das narrativas de filmes, séries, animações, curta-metragens, entre outros conteúdos. Você vai conhecer o processo de criação e escrita para diversas mídias. Utilizar ferramentas de IA generativa para criação de textos, narrativas e produção de imagens em geral. Desenvolver skills em processos como planejamento e criação de roteiro, estruturação de ideia, conflito, ação dramática e criação de personagens. Explorar a Jornada do Herói, os arquétipos de personagens e a Estrutura de 3 atos (técnica utilizada em grandes sucessos como Star Wars, Harry Potter, O Rei Leão e muitos outros). Aprender a escrever roteiros para as mais diversas mídias. E dominar as técnicas de Storytelling para gerar identificação e empatia no público por meio das suas histórias.
Vamos explorar a edição de vídeo para projetos multimídia, televisão, web, portais de comunicação, entre outros. Você vai dominar conhecimentos e habilidades em história do cinema, linguagem audiovisual, pré-produção, enquadramentos de câmera, construção e execução de storyboard. Estudar técnicas de tratamento de imagens para vídeo como padrão de cor e correção de imagem para edição. Tudo isso alinhado às atuais demandas de mercado, utilizando softwares como Adobe Premiere e After Effects para renderização de vídeos.
Vamos abordar os conceitos de representação de objetos em 3D para construção de cenas e personagens. Introduzir conceitos de sólidos poligonais, materiais e render de espaço e elementos tridimensionais. Explorar a Modelagem 3D e suas possibilidades de aplicação, utilizando tecnologias como Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Assim você vai criar artes e conceitos dos mais variados tipos e propósitos.
Mais de 100 opções de Nano Courses on-line para você escolher, todas com Certificados. São cursos que vão impulsionar sua carreira profissional em diversas áreas: Business, Tech, Development, Security, Data Science, Marketing, Innovation e Design.
Construção de soluções que envolvam sustentabilidade e explorem a gestão no respeito e convivência com as diferenças sociais e culturais.
2º Ano
2027
Nesta disciplina hands-on você vai se aprofundar em Design Digital, Design Gráfico, edição de imagem, vetorização, ilustração e animação digital. Dominar diagramação, composição de peças gráficas e Workflow Procedural. Também vai trabalhar com Motion Graphics para utilização em diversos meios como redes sociais, TV, vídeos para web, entre outros.
Por meio de conceitos como criação de personagens, movimentação, ciclos, timing, keyframes e princípios de animação da Disney, você vai criar animações e vinhetas em 2D e 3D para televisão, cinema, desenhos animados, propagandas e conteúdos para web. Também vai dominar técnicas de efeitos especiais VFX.
A Jornada do Usuário nunca foi tão importante. Vivemos o tempo todo conectados e sabemos o quanto uma boa experiência e um Design intuitivo são importantes. Nesta disciplina você vai aprender a preparar os ambientes digitais para uma compreensão intuitiva do usuário. Conceitos de Design de Interfaces, navegação, Interação Humano-Computador e Psicologia do Usuário serão utilizados para a criação de interfaces intuitivas e amigáveis. Você também vai desenvolver habilidades em Design Thinking, Heurísticas de Nielsen, Fundamentos de Norman, Persona, pesquisa de público-alvo, testes de usabilidade, acessibilidade e muito mais.
Prepare-se para trabalhar com os mais variados tipos de ferramentas de captação e edição de áudio. Você vai aprender as nuances de aplicação e técnicas de captação, como Foley (sonoplastia). Também vai conhecer os diversos tipos de equipamentos e produzir áudios e trilhas sonoras para várias mídias.
Você vai dominar a captação, edição e manipulação de imagens e vídeos. Explorar os elementos de pré-produção, produção, pós-produção e direção. Manipular equipamentos como câmera, iluminação, Shading, Matte Painting, Color Grading e ACES. Aprender conceitos de gravação, produção, direção de vídeos e curtas, enquadramentos e direção de fotografia. Desenvolver habilidades em edição de vídeo, acrescentando novos elementos e otimizando cenários de workflow. Trabalhar com cronogramas, planejamento, casting, scouting e logística de produção. Aprender a utilizar softwares como DaVinci Resolve, After Effects e Adobe Premiere Pro. Captar imagens com uso de drones, Aerial shoot e novas tecnologias. E desenvolver produções de vídeos para redes sociais, canais do Youtube, documentários e muito mais.
O mundo de hoje está cada vez mais integrado à Realidade Aumentada e à Realidade Virtual em suas experiências interativas. São vários os exemplos de instalações e experiências imersivas, seja em exposições ou em ações de Marketing de grandes marcas. Vamos preparar nossos alunos para se destacarem nesse mundo digital, utilizando técnicas de modelagem 3D, animação e desenvolvimento de games. Você vai desenvolver projetos e conceitos multimídia dentro do motor de renderização Unreal, o mais utilizado no mercado atualmente. E vai aprender a apresentar produtos de forma interativa, utilizando conceitos de espaço, eventos em 3D, simulações e games.
Você vai dominar conceitos e práticas que vão além do empreendedorismo, da disrupção e das técnicas de pitch, como branding/relevância, pesquisa de mercado e análise da concorrência, pesquisa de público-alvo e personas, avaliação de imagem de marca, estratégias, identidade e comunicação de marca, customer experience, mensuração de sucesso, ROI e outras métricas. Aprender como arrecadar recursos e buscar patrocínio de eventos culturais para potencializar o sucesso dos seus projetos e negócios. E desenvolver técnicas de criação de portfolio, personal branding e networking.
Mais de 100 opções de Nano Courses on-line para você escolher, todas com Certificados. Cursos que vão impulsionar sua carreira profissional nas mais diversas áreas: Business, Tech, Development, Security, Data Science, Marketing, Innovation e Design.





















































































