Matriz Curricular
Conteúdo
2000 horas/aula
1º Ano
2026
Idealize e crie conteúdo 3D para games, utilizando os principais softwares do mercado, entendendo conceitos de modelagem hard surface, UV, texturização, rigging e animação.
Aprenda a desenvolver interfaces e aplicações Web focadas em UI (User Interface) e UX (User Experience). Para isso, faremos uma imersão no desenvolvimento Front-end, ele é fundamental na criação de uma experiência online envolvente e eficaz, é através dele que criamos interfaces: bonitas, interativas, acessivas e usuais. Para isso usaremos as tecnologias e linguagens: HTML, CSS e Javascript em conjunto com o framework Front-end mais usado da Internet, o Bootstrap. Com todos esses recursos disponíveis, será muito mais fácil apresentar ao mundo, seu game studio e os jogos que você criará.
As interfaces estão presentes em nosso cotidiano expostas por telas de smartphones, aplicativos em smartTVs, sites e claro nos games. Você aprenderá conceitos de UX (experiência do usuário), técnicas de criação e prototipação, desenvolverá interfaces utilizando o Adobe Photoshop para manipular e criar imagens digitais, aplicando conceitos sobre tipografia e diagramação de layouts. Além disso, irá tratar texturas e fazer pinturas digitais aplicando os conceitos de cor e semiótica aos seus trabalhos. Por fim, realizará testes de usabilidade com aplicações dos fundamentos de UX Research.
Desenvolva habilidades para resolução de problemas e criação de algoritmos aplicada a linguagem de programação C#, transformando código em experiências interativas divertidas. Utilizando o game engine Unity, você irá desenvolver jogos com as mais variadas mecânicas e terá ao final, alguns jogos que será usado na composição de um portfólio, algo essencial para o ingresso no mercado de trabalho. Tenha a máquina sob seu comando e transforme códigos em pura diversão.
Desenvolva roteiro para games com as mais consagradas pipelines de produção, como a jornada do herói de Campbell, recontada pelo roteirista da Disney, Vogler, utilizada em Star Wars e nos maiores blockbusters de games. Trabalhe com criação de personagens e de mundos fantásticos. Adentre o cativante universo da roteirização para jogos eletrônicos e descubra técnicas renomadas que permitiram criar roteiros impactantes, como os encontrados em jogos como “The Last of Us” e “The Witcher 3”, capturando a atenção dos jogadores e deixando uma marca inesquecível.
Partindo desde a primeira ideia ou Game Concept até o game finalizado, é trabalho do Game Designer entender todos os aspectos da produção e utilizar esse conhecimento a seu favor. Aprenda como o Game Designer define a experiência do jogo e seus pilares, descrevendo todos os aspectos necessários em cada uma das disciplinas (Narrativa, Sistema, Level e Balance) e as melhores formas para passar essas informações para o time de desenvolvimento.
Aspectos sociais como: TI verde, sustentabilidade e questões étnicas nas empresas são habilidades que trabalharemos nesta disciplina. Você poderá construir games que envolvam sustentabilidade e gestão na convivência com as diferenças sociais e culturais.
A cada ano, muitas opções de Nano Courses on-line para você escolher, como: Fundamentos do desenho, level design, design de personagem e cenário, todas com certificados e nas mais diversas áreas como: Business, Tech, Development, Security, Data Science, Marketing, Innovation e Design.
2º Ano
2027
O desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis utilizando a Unity envolve uma variedade de matérias e tópicos importantes, desde gráficos e arte 2D/3D para otimizar os ativos visuais, interação multitouch capaz de implementar controles táteis e gestuais, otimização de desempenho para garantir que o jogo seja executado suavemente em dispositivos com recursos limitados, monetização, integração de plataformas móveis, redes sociais e muito mais. Esses são alguns dos tópicos fundamentais para desenvolver jogos móveis bem-sucedidos na Unity. A combinação de habilidades de programação, design e otimização é essencial para criar jogos atraentes e de alto desempenho para dispositivos móveis.
O campo de Tech Art, abreviação de Technical Art ou Arte Técnica, é uma disciplina dentro da indústria de jogos e mídia interativa que combina habilidades artísticas com conhecimento técnico para criar ativos visuais e sistemas interativos de alta qualidade. Os Tech Artists desempenham um papel fundamental na produção de jogos, filmes e outras formas de entretenimento digital, garantindo que a arte seja otimizada, funcione corretamente e seja visualmente impressionante.
Explore todas as possibilidades do audiovisual e refine a experiência de seus jogos, você irá aprender sobre o processo criativo voltado para a música e sound design, através de técnicas e tecnologias especializadas nestas competências, dentre estas: a utilização de uma DAW, a criação de efeitos sonoros e técnicas gerais de mixagem e masterização. Tudo para manter os ouvidos do jogador bem atentos aos sons que compõem o universo do jogo, além disso o conteúdo desta disciplina lhe auxiliará, igualmente, a produzir não apenas trailers e cutscenes cativantes como também peças audiovisuais de divulgação de seu próprio jogo, direcionando o olhar do jogador e a forma como fazer isso de modo mais eficiente.
Aprenda a lidar com o desenvolvimento em diversas plataformas como: Mobile, consoles, desktop e até mesmo realidade virtual e aumentada, todas por meio do game engine Unity. Desenvolva os desafios de seu jogo com uso de algoritmos de inteligência artificial, fazendo com que agentes possam reconhecer o espaço virtual e fazer tomadas de decisão. Entenda as pipelines de render, criação de materiais e iluminação em tempo real, dando aos ambientes de suas experiencias um visual muito atrativo, indo do estilizado ao realista, conhecimento importante para que seu jogo possa performar de forma adequada de acordo com o processamento do equipamento no qual ele irá funcionar. Tudo isso pode ficar melhor ainda quando a imersão aumenta e aquele mundo antes visto em uma tela, passa a estar ao seu redor por meio de recursos de realidade virtual e aumentada. Leve o jogador a fazer realmente parte de jogo.
Evolua suas habilidades em modelagem criando personagens e cenários diversos, e deixando seus assets preparados para serem usado em uma Game Engine. Conhecimentos de UV, texturização, rigging e animação serão expandidos como você nunca viu antes!
Crie levels poderosos, trabalhe com a engine Unreal para construção do level design e gameplay. Engine é a ferramenta em que construímos um jogo onde incluímos os assets de arte, som, física e por meio de blueprint ativar uma experiência incrível. Utilize ferramentas que farão seu jogo criar vida.
Aumente suas oportunidades de atuação no mercado, o mundo é mobile, desenvolva Apps para dispositivos móveis da Apple, aprenda os conceitos de programação orientada a objetos utilizando classes, heranças, protocolos e muito mais, faça uso dos mais diversos componentes, acesse dados via serviços Web utilizando Json, use serviços de autenticação na nuvem, aprenda como os dados podem ser armazenados localmente ou em nuvem, crie mapas com rotas, conheça o ecossistema de sensores e multimídia, tudo isso com linguagem de programação nativa Swift.
Transforme suas ideias em realidade, aprenda a trilhar o caminho do sucesso nos negócios do futuro, desde o planejamento à publicação de jogos, dominando os princípios fundamentais das startups e todo seu ecossistema, transformando o seu jogo em um produto de sucesso. Prepare-se para inovar, liderar e prosperar no cenário empresarial de jogos.
A cada ano, muitas opções de Nano Courses on-line para você escolher, como: Fundamentos do desenho, level design, design de personagem e cenário, todas com certificados e nas mais diversas áreas como: Business, Tech, Development, Security, Data Science, Marketing, Innovation e Design.





















































































