Matriz Curricular
Conteúdo
1600 horas/aula
1º Ano
2026
Conceito de computação cognitiva. A Inteligência Artificial aplicada aos modelos de negócios. Modelos de atendimento ao cliente pela utilização da computação cognitiva. Aqui você entenderá como as tecnologias associadas à inteligência artificial contribuem para uma campanha de marketing. Vivemos a era do Marketing 5.0, em que as tecnologias fazem parte do marketing, assim o ambiente de IAs generativas (tais como: Chat GPT, DALL-E, Bard e outras) deve ser utilizado como alavancador de negócios digitais.
Introdução ao Marketing. 4Ps do Marketing, 8Ps do Marketing, conceito de Inbound Marketing (conhecido como o marketing da atração), Inbound Marketing, Funil de vendas, Precificação e promoção, comportamento do cliente, formação de persona, gamificação a favor do marketing, SEO, utilização de palavras-chave e como se posicionar no mercado.
Introdução aos Conceitos Básicos: metodologia da pesquisa e processos estatísticos de abordagem, censo e estimação, questionário e observações científicas, população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, discretas e contínuas, estatística descritiva, estatística indutiva (inferência). Gráficos. Séries estatísticas. Preparação de dados para análises estatísticas. Estatística Descritiva. Representação gráfica de séries estatísticas. Aqui você entenderá sobre dados e como os eles auxiliam na tomada de decisão, tal como tomar essas decisões no marketing da sua empresa e na concepção de um produto.
O objetivo dessa disciplina é que você entenda todo o processo de como os dados são gerados e como utilizar a ciência de dados no processo de decisão como profissional de marketing. Introdução à linguagem R. Modelos Preditivos. Analytics. Data Warehouse e Data Marts. ETL - Extract, Transform, Load. Data mining e Machine Learning. Big Data, Trends & Predictions. Computing and Data Analysis.
Aplicação dos fundamentos dos modelos de negócios tradicionais e dos novos modelos na análise e elaboração de negócios competitivos. Entender como ser um bom estrategista na hora de montar e de vender o seu negócio. Domínio de técnicas para ser um bom negociador.
Nessa disciplina apresentamos a utilização de diversas tecnologias a favor do marketing de beacons e realidade virtual até a internet das coisas. Vivemos a era do marketing 5.0, em que a tecnologia é parte integrante essencial das campanhas de marketing. Conceito de Internet of Things e como o IoT pode e é integrado ao marketing por diversas marcas e produtos. Abordagem ao conceito de Internet of Things, planejamento do Marketing Digital com aplicação de dispositivos para captura e gestão de dados e BI analytics aplicados a dispositivos eletrônicos.
Domínio das atuais redes sociais. Passando pelo planejamento, produção e gestão de conteúdo das redes sociais tal como o entendimento do funcionamento atual dos algoritmos de rankeamento das redes sociais. Técnicas de rankeamento e posicionamento de marca nas redes sociais.
Sabemos o quanto a experiência do usuário é fundamental na hora da decisão de compra. Para tal, você entenderá nessa disciplina a jornada do usuário completa, passando desde a descoberta da marca nas redes sociais até o pós-venda. Veremos aqui fundamentos de UX que vão desde as Heurísticas de Nielsen aos Fundamentos de Norman, Design Thinking, Teoria do Diamante Duplo, User Interface, Acessibilidade e UX Writing. Visão estratégica do marketing online: elaboração e avaliação estratégias de marketing em dispositivos mobile. Vivemos em um mundo mobile, estamos a todo o tempo conectados em nossos celulares, aqui você aprenderá a posicionar sua marca no cenário mobile que não desconecta nunca!
Aspectos sociais para o gestor de TI como: TI verde, sustentabilidade, questões étnicas nas empresas, ESG, são habilidades que trabalharemos nesta disciplina.
2º Ano
2027
Aprenda como mostrar os dados de maneira coerente, a fim de contar a narrativa de vendas e negociação que você deseja. Visões estratégicas, táticas/analíticas e operacionais dos painéis de resultados e relatórios da alta gestão da empresa. Técnicas de diagramação, e aplicações de cada tipo de gráfico e formação de paleta de cores. Power BI e Tableu.
Direito cibernético, melhores práticas na área de TI e sobre a interatividade dos princípios de direito e suas aplicações, especialmente focados nas inúmeras atividades da tecnologia da informação. Entendimento do cenário da LGPD.
Design de marcas e estratégia de branding para empresas. Composto de Marketing e decisões sobre produto e promoção (comunicação integrada de Marketing). Desenvolvimento e gestão de marcas.
Conceitos e definições sobre gestão de pessoas e liderança nas organizações. Como fazer o RH ser digital? As práticas de RH no mundo digital – Como ficam a avaliação de desempenho, a meritocracia, o processo seletivo, a integração e a demissão HR Analytics – Quando é o momento e como usar a favor do RH HR Techs - Tecnologias que estão ajudando o RH a inovar seus processos.
Questões financeiras relevantes para o desenvolvimento de serviços relacionados ao marketing, mídia e criação de produtos e precificação. Conceito de dinheiro, moeda e valor, valor agregado, margem de lucro, investimento em canais de média e precificação. Fluxo de Caixa e administração financeira, demonstrações financeiras. Custos, margem e lucros.
Inovação no ambiente corporativo. Inovação incremental, semirradical e radical ou disruptiva. Gestão do Conhecimento e da inovação corporativa. Inovação fechada. Inovação aberta. O papel do administrador na transformação da cultura organizacional para um modelo mais ágil e inovador.
Conceitos de estratégia empresarial. Definição de Visão, valores e política da empresa, fatores críticos de sucesso, estratégias de competição, perfil do planejador de marketing, plano de marketing, gestão do orçamento das ações de marketing, cronograma de atividades, equipes e implantação da estratégia de marketing.
Desenvolvimento de projetos de Startups, ideação de negócios inovadores e escaláveis.





















































































