Empresa Júnior

A Empresa Júnior FIAP é um conceito inovador criado para organizar e apoiar as startups dos alunos FIAP regularmente matriculados, fomentar a cultura empreendedora nos cursos de graduação da FIAP, criar uma nova dinâmica pedagógica para os cursos – professores e alunos aplicando conteúdos na prática, como "empresas".

Benefícios e Vantagens

Palestras, treinamento de Lean Startup e Business Model Generation, Design Thinking e mentoria para os alunos.

A Empresa Júnior é composta por uma equipe de consultores que orienta e ajuda os alunos da Graduação FIAP a transformarem suas ideias – os seus projetos – em produtos que possam ser apresentados a investidores e aceleradoras de empresas.

Os projetos com potencial de se tornarem startups – que tenham viabilidade real de implementação – são apoiados por especialistas e recebem a mentoria dos consultores da Empresa Júnior, ou externos, por meio das nossas Parcerias.

A Empresa Júnior FIAP oferece muitas vantagens aos alunos, entre elas a possibilidade de:

  • Criar empresas e projetos reais de sucesso.
  • Desenvolver habilidades e competências empreendedoras.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.
  • Obter experiência no desenvolvimento de projetos.
  • Aplicar o conhecimento teórico adquirido.
  • Estabelecer contatos e ampliar a sua rede no mercado de trabalho.

Navegue em nossa página para saber mais sobre as oportunidades oferecidas pela Empresa Júnior FIAP.

Projetos Apoiados

A Empresa Júnior trabalha em sinergia com os cursos de graduação da FIAP, participa ativamente do seu projeto educacional denominado PBL – Project Based Learning, oferece um Ciclo Anual de Palestras e contempla diversos Projetos Inspiradores.

PBL – Project Based Learning: é uma metodologia de ensino inovadora, criativa e prazerosa, que coloca o conhecimento adquirido em sala de aula em prática por meio de competições

e desafios nos quais os alunos também desenvolvem competências de liderança, trabalho em equipe e de solução de problemas. Esses projetos desenvolvidos em aula são apoiados e potencializados pela Empresa Júnior.

A FIAP procura estimular os talentos e as competências dos seus alunos incentivando-os a realizar diversos projetos inspiradores, veja alguns deles abaixo ou clique aqui para conhecer os outros projetos.

É um jogo empresarial cujo desafio é criar startups. O trabalho é interdisciplinar e converge conteúdos programáticos de diversas disciplinas. A possibilidade de aplicação dos conteúdos num projeto empresarial com potencial de aplicação real traz um desafio que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras através da experiência prática dos alunos.

No último ano dos cursos de graduação, a FIAP incentiva os alunos a transformarem seus projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em planos de negócios de startups.

O trabalho de conclusão de curso é apoiado pela Empresa Júnior, que inclui os alunos no ciclo de palestras, treinamentos nas ferramentas do Business Model Generation, Lean Startup, Design Thinking, mentorias com professores da FIAP e parceiros.

Ao término do curso, os projetos são apresentados para uma Banca de potenciais investidores, para que os alunos tenham um feedback profissional sobre seus trabalhos e os melhores tenham chances reais de se tornarem empresas reais.

Esta é uma competição, na qual os alunos do curso de Administração formam equipes para elaborar um vídeo de no máximo 5 minutos, divulgando os projetos do Business Challenge desenvolvidos pelos alunos do terceiro ano, concorrendo ao prêmio de melhor vídeo do ano letivo.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras é anual e acontece em parceria com a Diretoria de Inovação da FIAP e a área de Relacionamento com o Aluno, com o objetivo de fomentar o tripé – empreendedorismo, inovação e criação de startups, nos alunos da Graduação FIAP.

Os temas das palestras são atuais e alinhados com as mais recentes metodologias de desenvolvimento de projetos de negócios, como o Business Model Canvas e o Lean Startups.

Há uma grande sinergia entre a Empresa Júnior, o Ciclo de Palestras e os Cursos de Graduação da FIAP, o que possibilita

uma aprendizagem mais abrangente por meio da integração das diferentes áreas do conhecimento – Engenharia, Tecnologia da Informação e Administração.

As palestras são interessantes e mostram que as pesquisas científicas dos alunos e os seus trabalhos de conclusão de curso, suas ideias criativas e inovadoras, seus projetos enfim podem se estender à aplicação prática empresarial, gerando novos produtos, serviços e, principalmente, modelos de negócios inovadores, que contribuam com o desenvolvimento do país.

Calendário 2014

Dia 19/02

Abertura do Ciclo de Palestras 2014 Palestrante: Prof. Cláudio Carvajal.
Short-bio: Coordenador do Projeto Empresa Júnior FIAP. Coordenador do Curso de Administração da FIAP – melhor curso de Administração de São Paulo, segundo o MEC (ENADE/2012). Professor em cursos de pós-graduação e graduação, das disciplinas: Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira de Empresas, Governança Corporativa, Gestão do Conhecimento e afins. Doutorando em Engenharia (UMC), mestre em Tecnologia em Gestão de Serviços (CEETEPS), MBA Executivo Internacional (Universidade da Califórnia – UC, EUA), pós-graduado em Administração e bacharel em Administração (EAESP-FGV).

A tecnologia da informação aplicada aos negócios e as oportunidades de criação de Startups de TI no Brasil e no mundo Palestrante: Bel Pesce.
Short-bio: Autora do livro “A menina do Vale”. Aos 24 anos, Bel Pesce possui um currículo incrível, formada em ciências da computação, matemática, economia e administração no Massachusetts Institute of Technology (MIT), já passou pelas gigantes de tecnologia Google e Microsoft. Agora se dedica à própria empresa, a Lemon, responsável por um aplicativo que controla gastos pessoais.
Horário: das 19h20 às 21h.
Turmas participantes: 1º Engenharia da Produção e da Computação, 1º ADM, 1º TIN bacharelado e tecnólogos.

Dia 20/03

Tendências e Perspectivas de Negócios e Criação de Startups no Brasil (Evento apoiado pela Kauffman Fellows) Palestrante: Dell Monteiro.
Short-bio: Dell é sócio e CEO da Brazil Innovators. Empreendedor desde os 16 anos, Trabalha com inovação desde 2001. Criou o programa para universitários que foi implementado em mais de 10 estados brasileiros. É co-fundador da Alaska Discovery Business e Venture Partner para fundos de investimento. Palestrante e mentor em congressos, universidades e empresas. Sua ultima startup, Compra3, foi reconhecida pelo TechCrunch, Time Magazine, The New York Times, Financial Times, BizSpark One-USA e IBM Innovation como uma das startups mais inovadoras do mundo. É Co-autor do livro Growth in a Difficult Decade publicado na Inglaterra e USA com empreendedores de 20 países. Dell é formado em Administração pela UFPR e estudou marketing na University of California - Berkeley.
Horário: das 19h20 às 21h.
Turmas participantes: 3º ADT, 4º e 5º Engenharia da computação, 4º SI; e 2º Tecnólogos TDS.

Dia 21/03

Tendências e Perspectivas de Negócios e Criação de Startups no Brasil (Evento Apoiado pela Kauffman Fellows) Palestrante: Dell Monteiro.
Short-bio: Dell é sócio e CEO da Brazil Innovators. Empreendedor desde os 16 anos, Trabalha com inovação desde 2001. Criou o programa para universitários que foi implementado em mais de 10 estados brasileiros. É co-fundador da Alaska Discovery Business e Venture Partner para fundos de investimento. Palestrante e mentor em congressos, universidades e empresas. Sua ultima startup, Compra3, foi reconhecida pelo TechCrunch, Time Magazine, The New York Times, Financial Times, BizSpark One-USA e IBM Innovation como uma das startups mais inovadoras do mundo. É Co-autor do livro Growth in a Difficult Decade publicado na Inglaterra e USA com empreendedores de 20 países. Dell é formado em Administração pela UFPR e estudou marketing na University of California - Berkeley.
Horário: das 8h às 10h.
Turmas participantes: 1º e 2º SI, 1º EC e 2º EC, 1º ADT, 3º EC e 3º SI, 2º TBD.

Dia 23/04

Colisão de mundos: o futuro apresentado no SXSW 2014 Horário: das 19h20 às 21h.
Palestrante: Max Nolan.
Short-bio: Senior Cultural Strategist experienced in Advertising, Branding and Marketing.
Turmas participantes: 1º TRC, 1º TBD, 1º SI.

Dia 29/04

O Papel dos Fundos de Venture Capital no Ecossistema Empreendedor Palestrante: Gustavo Goldenberg.
Short-bio: VC na SP Ventures.
Horário 1: das 8h às 10h, para turmas do matutino.
Turmas participantes do matutino: 3º SI, 4º EC, 1º ADM, 2º TRC, 2º TDS, 2º TBD, 1º TDS.

Bitcoin - Tecnologia, Criptografia e a Nova Dinâmica do Mercado Financeiro Global Palestrante: Flavio Pripas.
Short-bio: Fundador do Bitinvest e do Fashion.me - rede social de Moda e maior site do segmento no Brasil. Nomeado como uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios em 2012 pela Revista FastCompany ("FastCompany - 100 Most Creative People in Business 2012"), antes de ser empreendedor foi Diretor de Tecnologia do Banco J.P.Morgan, Head de Desenvolvimento do Credit Suisse Hedging-Griffo e Head de TI America Latina do JPMC Vastera. Formado em Ciências da Computação e MBA na FGV/SP.
Horário 2: das 19h20 às 21h, para turmas do noturno
Turmas participantes do noturno: 3º ADT, 4º e 5º EC, 4º SI, 2º TDS, 2 TIN, 2º EPR.

Dia 22/05

Vamos mudar o mundo com mulheres, empreendedorismo e tecnologia?! Palestrante: Camila Achutti.
Short-bio: Engenheira de Software da Iridescent, ONG americana de ensino e formação científica e tecnológica. Fundadora do blog Mulheres na Computação, Embaixadora do Technovation Challenge Brasil. Formada em Ciência da Computação pelo USP estagiou no Google em Mountain View. Ama empreendedorismo e tecnologia e sonha em mostrar o poder de transformação dessa dupla!
Horário: das 19h20 às 21h.
Turmas participantes: 3º ADT, 4º e 5º Engenharia da computação, 4º SI, 2º Tecnólogos TDS e TBD.

Dia 30/08

1ª Fase do Business Challenge – Apresentação dos Projetos para Banca de Jurados Palestrante: A confirmar.
Horário: das 8h às 12h.
Turmas participantes: 3º ADT, 4º e 5º Engenharia da computação.

Dia 04/09

Cases de Sucesso – Mesa Redonda com Empreendedores Palestrantes: A confirmar.
Horário 1: das 8h às 10h.
Horário 2: das 19h20 às 21h.
Turmas participantes: 3º e 4º Engenharia da computação, 3º SI, 1º, 2º e 3º EPR, 2º TRC.

Projetos Acelerados

Ao longo do ano de 2013, a Empresa Júnior, em parceria
com os cursos de graduação da FIAP, apoiou 86 de projetos
de startups dos alunos dos cursos de graduação da FIAP.

Alguns desses projetos foram premiados nas competições
internas de criação de Startups, os PBLs da FIAP, como
o Business Challenge e o Startup One.

Os projetos do Startup One foram apresentados nos dias 02 a 05/12/2013, no auditório da FIAP (Av. Lins de Vasconcelos, 1264 – Aclimação), a partir das 19h20.

Conheça alguns projetos apoiados pela Empresa Júnior no ano de 2013:

Acelere Seu Projeto

As suas boas ideias podem ser aceleradas por nós! Elas podem sair do papel e se tornarem empresas reais. É bem simples!

  1. Utilize o Portal do Aluno para cadastrar o(s) seu(s) projeto(s), é só clicar no link da Empresa Júnior.
  2. O seu projeto vai ser avaliado e você receberá um feedback após a análise dos nossos consultores.

Os projetos considerados potenciais para se tornarem uma startup recebem a mentoria de nossos consultores ou de mentores externos – nossos parceiros – e são apresentados para empresários, investidores, aceleradoras, etc.

A experiência, o aprendizado de todo esse processo é espetacular, tornando-se ou não uma empresa real.

Equipe

Alunos Diretores

  • Carlos Carneiro Diretor Administrativo
  • Carlos Akira Diretor de Tecnologia e Inovação
  • Théo Goulart Diretor de Projetos.
  • Gustavo Mendes Diretor de Marketing.
  • Danilo da Cunha Balog Diretor de Comunicação.

Professores Mentores

  • Cláudio José Carvajal Júnior Coordenador do Projeto Empresa Júnior FIAP
    Coordenador do curso de Administração da FIAP. Professor e Consultor na área de Gestão Empresarial. Doutorando em Engenharia (UMC). Mestre em Tecnologia em Gestão de Serviços (CEETEPs). MBA pela Universidade da Califórina (EUA). Pós-graduado em Administração (EAESP-FGV). Bacharel em Administração.
  • Carlos Coelho Executivo de Relacionamento com Empresas da FIAP
    Professor de Marketing da FIAP. Morou na NASA, na Singularity University, Califórnia, Vale do Silício, durante seis meses, onde trabalhou e participou de todos os programas educacionais executivos na instituição. É palestrante sobre Marketing Digital, a tendência da tecnologia e futuro da internet.
  • Neiva Coelho Marostica Professora da Área de Gestão na FIAP
    Doutoranda em Educação pela Universidade da Florida. Mestre em Educação, Comunicação e Administração pela Universidade São Marcos. MBA Executivo pelo INPG. Bacharel em Sistemas de Informação.

Parcerias

Wayra é uma iniciativa da Telefônica cujo principal objetivo é promover inovação e identificar talento na América Latina e na Europa. O seu modelo de projeto de aceleração global ajuda os empresários a progredirem, fornecendo-lhes ferramentas tecnológicas, mentores qualificados, um espaço de trabalho moderno e o financiamento exigido para acelerar o seu crescimento. Já presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, Irlanda, México, Espanha, Reino Unido, Peru, República Tcheca e Venezuela, os pedidos da Wayra por projetos receberam mais de 20 mil candidaturas para novos negócios digitais, tornando-a uma das plataformas globais líderes para a identificação de talento tecnológico no mundo da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações). Suas academias em Bogotá, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Madri, Barcelona, Caracas, São Paulo, Santiago de Chile, Munique, Londres, Dublin e a que será aberta brevemente em Praga, atualmente abrigam mais de 230 grupos de startups.

Investimento: R$ 100 mil em troca de 5-10% de equity. No caso das empresas selecionadas pelo Startup Brasil, o governo vai colocar mais R$ 200 mil a fundo perdido.

A Plug é um ecossistema voltado ao desenvolvimento de pessoas e negócios. Atualmente, hospeda 25 empresas e investe e acelera algumas destas. Também cria e desenvolve projetos de forma colaborativa entre as empresas através da plataforma Plug N' Create.”

Investimento: até R$ 20 mil para projetos de Startups.

Fundada em São Paulo em 2010, a Trindade é uma empresa de investimentos focada em dois setores igualmente desafiadores. Em venture capital é investido em startups de tecnologia. Em private equity investe-se em empresas que necessitem urgentemente de recursos. Em ambos os casos, são aportados recursos, estratégia e gestão.

O time combina experiência negocial, jurídica e financeira, com uma extensa rede de relacionamento no mercado brasileiro e internacional.

Investimento: 100k em projetos que se interessarem.

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação, compartilhando conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios para investidores anjo e empreendedores e apoiando a formação de redes de relacionamento, buscando ajudar a conectar todos agentes da comunidade empreendedora, pois acreditamos que apenas com a união de todos conseguiremos transformar a nossa sociedade.

Investimento: mínimo de R$ 40 mil.

A eureca! foi fundada em 2011 com o propósito de desenvolver a atitude empreendedora no universitário, de forma divertida e colaborativa, ao longo da sua jornada enquanto estudante. Captamos as expectativas e necessidades de desenvolvimento dos jovens, e traduzimos em experiências vivenciais que despertem o empreendedorismo como atitude de vida. Nossas iniciativas são estruturadas para conectar o jovem à realidade do mercado de uma forma inovadora.

Fale Conosco