Fiap substitui monografia por startup e premia estudantes com curso na melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos

3 de julho de 2015
Compartilhe

Sala de aula é lugar para aprender, mas também para criar. Métodos de aprendizagem a partir do fazer são essenciais na vida do aluno que encontrará desafios práticos no mercado de trabalho.

 

Foi pensando nisso, que a faculdade Fiap propôs um desafio aos formandos dos cursos de MBA: desenvolver um plano de negócio para startup em substituição ao trabalho de conclusão de curso,  programa conhecido na instituição como Startup One. Como recompensa, os três melhores projetos são premiados com um curso executivo intensivo na melhor universidade de empreendedorismo dos Estados Unidos, a Babson College.

 

Sobre as startups vencedoras

Os grupos vencedores apresentaram projetos de diferentes áreas, como o projeto  Espichou? Trocou!”, o qual incentiva a troca de produtos infantis entre pais e comunidades por meio de um serviço de geolocalização. Já o aplicativo Dim–dim ajuda os pais no controle da mesada dos filhos por meio da meritocracia, ensinando às crianças conceitos de economia e finanças de forma lúdica e interativa. Para facilitar a comunicação entre o nutricionista e seu paciente, o Mo.nu é uma plataforma que reúne em um só lugar todas as informações necessárias para um diagnóstico mais rápido e preciso.

 

Preparados para a viagem rumo à Babson, os idealizadores das startups vencedoras terão a oportunidade de estar entre alguns dos professores empreendedores mais renomados do mundo. Durante uma semana, os alunos vivenciarão uma experiência de imersão nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo, com aulas em período integral. Ao final do curso, terão a chance de apresentar o projeto vencedor do Startup One a uma banca de professores e jovens de diversos países.

 

“O mercado está exigindo um perfil mais empreendedor do profissional, ainda mais em épocas de crise, como a que estamos vivendo”, diz Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da Fiap. “O Startup One estimula os alunos a identificar um problema no mercado, de modo que eles possam planejar uma solução inovadora para isso, validando no próprio mercado”, finaliza.

 

Como funciona o Startup One

A primeira fase do Startup One concentra-se no desenvolvimento de competências, aprofundamento de metodologias e definição do tema do projeto da startup. Em seguida, o modelo de negócios é prototipado e finalizado para o processo de avaliação – os dez melhores participam da banca de premiação do programa. Antes da apresentação final, os grupos do Top 10 passam por uma mentoria de pitch. Já na etapa dos “pitch sessions”, uma banca externa formada por empreendedores, investidores e convidados da área de tecnologia dão o veredito final.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir