0%

O Curso

É uma das profissões mais promissoras do mercado, tanto em época de crise como em momentos positivos da economia. Para ganhar competitividade, toda empresa precisa desenvolver e implantar sistemas automatizados, utilizando tecnologias exponenciais. Por isso, a Mecatrônica surge como uma área emergente da Engenharia que ajuda a encontrar soluções originais, integrando Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Engenharia de Controle e Tecnologia da Informação.

Nosso curso proporciona a investigação, concepção e implementação de produtos e processos inteligentes e inéditos dentro da Engenharia. Com o objetivo de solucionar problemas reais, você vai criar e realizar um projeto “hands on” por ano, utilizando tecnologias disruptivas como: Inteligência Artificial, Robótica, Sensores, Design, Sistemas Embarcados e Energias Alternativas. Transformar as empresas, aliando empreendedorismo, criatividade e design thinking. Este é o Engenheiro Mecatrônico que a FIAP quer formar.

Você vai se preparar para:

Dispositivos mecatrônicos ou inteligentes já se tornaram comuns em nossa sociedade tecnologicamente avançada. Para a construção destes dispositivos, você vai dispor de conteúdos avançados e disruptivos como: Nanotecnologia, Automação, Robôs Autônomos, Robôs Biomiméticos, Sensores, Modelagem e Prototipação 3D, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Mechanical Design, Microcontroladores, Segurança da Informação, Internet das Coisas, Programação Mobile, WEB, Desktop e Energias Alternativas. Também vai conhecer tendências globais, como a Economia do Compartilhamento. E ainda vai aprender a empreender, abrindo caminhos para o desenvolvimento da sua própria Startup na área da Mecatrônica.

Matriz Curricular 3.600 horas/aula

1º ANO 2019

Cinemática de Robôs

Conhecer os princípios da robótica, tipos de robôs e tipos de movimentação. Técnicas para descrever a movimentação e o posicionamento de robôs a partir de exemplos reais. Exemplos de mecânica (movimento) de robôs e dispositivos autônomos como carros e drones. Sistemas matemáticos para solução de problemas de engenharia e automação.

Desenho técnico por computador

Utilização de ferramentas computacionais para criação de objetos bidimensionais e tridimensionais e estudo das técnicas de desenho e representação gráfica em engenharia. Desenvolvimento gráfico de projetos

Eletricidade e circuitos digitais

Fundamentos básicos dos sistemas binários, portas lógicas, funcionamento dos computadores e aplicação prática da construção de robôs. Conceitos introdutórios de eletricidade.

ENERGIA, CINEMÁTICA, FORÇAS E ONDAS

Mecânica com aplicações em problemas de Engenharia. Sistemas de Medidas, Leis de Newton, trabalho e energia, potência e momento. Estudo dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações.

Engenharia moderna

A profissão do engenheiro e a engenharia mecatrônica. O curso de Engenharia Mecatrônica. Grandezas físicas e Unidades. Sistema biológico e o mecatrônico. Instrumentos básicos de medição. Simulador eletrônico virtual. Princípios da Mecânica aplicados à mecatrônica. A automação na indústria.

Formação Social e sustentabilidade

Construção de programas que envolvam sustentabilidade e explorem a gestão no respeito e convivência com as diferenças sociais e culturais.

Gestão de Projetos

Ciclo de vida do projeto e do produto. Gerenciamento de Projetos. Tripla Restrição. Ética e responsabilidade profissional. Técnicas PMI e Metodologias ágeis (SCRUM).

Laboratório de programação

Primeiros passos para compreender o mundo da programação de computadores. Desenvolvimento do raciocínio Lógico através de uma linguagem de programação do mercado

Resolução diferenciada de problemas

Conceitos matemáticos aplicados à linguagem das funções de forma clara, contextualizada e com a resolução de problemas aplicados. Estudo do cálculo infinitesimal, derivadas e integrais e suas aplicações na engenharia

Skills Lab & Hands on

O laboratório de habilidades apresentará as técnicas para concepção de projetos de engenharia, medições físicas (mecânicas e elétricas), uso do espaço Maker e suas ferramentas (cortadora laser, impressoras 3D). Os alunos também terão contato com plataformas arduino para construção de soluções com leitores de ondas cerebrais, motores, atuadores e outros instrumentos, de acordo com a competição do primeiro ano.

2º ANO 2020

ANÁLISE DE PROBLEMAS MULTIVARIÁVEIS

Estudo mais avançado da matemática com cálculos de funções e equações com múltiplas variáveis e suas utilizações no campo da Engenharia. Uso de equações diferenciais para representação de fenômenos físicos. Análise de séries e transformadas como ferramentas para processamento de sinais e imagens.

Circuitos elétricos e sensores

Desenvolvimento de habilidades no projeto e análise de circuitos elétricos, montagens experimentais e resolução de circuitos. Estudo dos sinais e sua natureza. Técnicas de medição elétricas, multimetros, osciloscópios. Descrição dos diferentes tipos de sensores (resistivos, capacitivos, indutivos, ópticos, acústicos, químicos) e suas aplicações. Amplificadores operacionais e suas aplicações. Ponte de Wheatstone e outros circuitos de medição.

Desenvolvimento mobile e internet das coisas

Novas tecnologias e aplicações voltadas ao mundo dos negócios e ao entretenimento, desenvolvimento multiplataforma, em um futuro onde tudo estará conectado unindo o mundo físico e o digital.

Empreendedorismo 2.0

Empreendedorismo é uma competência cada vez mais solicitada no ambiente empresarial, além de ser uma opção de carreira muito interessante na atualidade. Educação empreendedora, plano de negócios e apresentação para investidores compõe o conteúdo dessa disciplina.

Engenharia Estrutural

Estudo do projeto e cálculo de estruturas: características e forças aplicadas. Condições de tensão e deformação de estruturas. Análise de problemas reais do impacto do projeto estrutural e suas consequências

Inovação Disruptiva

Disruptivo é tudo aquilo que transcende o padrão, e traz à tona novos paradigmas. Design Thinking, Storytelling, prototipação e suas diversas frentes, Impressoras 3D e Gameficação em processos tradicionais, são inovações disruptivas apresentadas neste conteúdo.

INTELIGÊNCIA ESTATÍSTICA

Técnicas estatísticas na análise de dados relacionados à área de engenharia. A importância do tratamento matemático estatístico nas tomadas de decisão. Definição de eventos, Espaços Amostrais, Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Testes de Hipóteses e cenários para tomadas de decisão.

Química e Tecnologia dos materiais

Estudo dos processos químicos industriais e as características físico-químicas dos materiais. Processos de obtenção de metais e Processos de conformação. Engenharia de superfície. Técnicas de polimerização, caracterização de materiais e segurança química.

Técnicas avançadas de programação

Estudo de linguagens de programação orientadas a objeto, em especial a linguagem Java. Desenvolvimento de programas e projetos de software utilizando a linguagem orientada a objetos Java (JSE, JEE). Manipulação de Banco de Dados (JDBC). Design patterns.

TERMODINÂMICA, ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Leis da termodinâmica e suas aplicações no projeto de máquinas térmicas. Estudo da eletricidade, sua natureza e seu comportamento, com aplicações desses conceitos em problemas relativos à área de engenharia. Carga elétrica, condutores e isolantes, lei de Coulomb, campo elétrico, movimento de cargas nos campos elétricos, potencial elétrico, energia eletrostática e capacitância, corrente elétrica. Circuitos em corrente contínua e alternada, potência e energia elétrica. Fenômenos magnéticos e suas implicações. Equações de Maxwell e o eletromagnetismo

3º ANO 2021

Automação digital

Visão ampla da arquitetura de automação de processos industriais contínuos e manufatura, abordando as formas de integração dos diversos sistemas empresariais ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) com os sistemas de automação das linhas de produção (chão-de-fábrica), através de modernos conceitos como os MES (Manufacturing Execution Systems ou Sistemas de Execução da Produção), CIM (Computer Integrated Manufacturing ou Sistemas Integrados de Manufatura) e SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuido) , que proporcionam a troca de informações entre esses dois ambientes (administrativo e o produtivo) tornado os processos industriais mais flexíveis e otimizados. Estudo e programação de sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition ou Sitema de Supervisão e Aquisição de Dados), criação de telas de supervisão, comunicação entre o sistema supervisório e o CLP via Fielbus (protocolo de comunicação industrial) e criação de banco de dados através de software SCADA industrial.

Business Management & It Services

Conceitos e funções da Administração da Produção e de Serviços; Gestão de Serviços na área de TI, ITIL, Cobit.

Design de circuitos eletrônicos

Apresentação dos dispositivos eletrônicos como diodos, transistores e eletrônica de potência. Utilização de ferramentas computacionais para construção de circuitos e placas eletrônicas. Técnicas de posicionamento, roteamento e layout. Estudo dos processos de fabricação industriais e das tecnologias como Through-Hole Technology e Surface Mount Technology.

Fenômenos de transporte

O conhecimento dos diversos conceitos relativos aos fenômenos de transporte é necessário para a proposição de melhorias nos diversos equipamentos presentes nos processos industriais, tornando-se essencial na formação do engenheiro de computação. A disciplina visa introduzir o aluno no estudo da mecânica dos fluidos e da termodinâmica. Os tópicos a serem abordados incluem: fundamentos da termodinâmica, com estudo das propriedades de uma substância pura, definição de trabalho e calor, leis da termodinâmica, estudo da entropia, análise energética e estudo da transferência de calor, com destaque para equações básicas de condução, convecção e radiação. Também faz parte do desenvolvimento da disciplina o uso de simuladores e emuladores específicos, tal qual o pacote de fenômenos de transporte do Software Solid Works.

Instalações elétricas industriais e máquinas elétricas

Conceitos de instalações elétricas e de comandos elétricos capacitando o aluno a projetar e conceber sistemas de força, acionamentos e controle. Na área de comandos elétricos são estudados os contatores, relés auxiliares, dispositivos de proteção, cabos, temporizadores, sistemas de partida de motores tais como estela triângulo. São discutidas as principais características do circuito de força e comando. Na área de instalações elétricas são estudados as normas de segurança para eletricidade e instalações elétricas de baixa tensão NBR 5410 e NR10 e as boas práticas de projetos de sistemas elétricos industriais. São discutidos métodos e dimensionamento de sistemas e dispositivos de proteção e aterramento em instalações elétricas. Introdução às máquinas elétricas e seu princípio de funcionamento.

Instrumentação industrial

Sistemas contínuos de produção e suas necessidades de instrumentação para efetivo monitoramento e controle das varáveis de processo. Estudo dos diversos tipos de instrumentos utilizados em plantas de processos industriais e sua notação, simbologia e nomenclatura em diagramas de instrumentação. Análise de diagramas de instrumentação e sistemas de controle. Estudo de sensores comerciais, padrões elétricos, pneumáticos e hidráulicos.

Machine design

Projeto e desenvolvimento de máquinas eletromecânicas com softwares de simulação, modelagem, ensaios e testes. União por chavetas, ranhuradas, interferenia. Fadiga em componentes mecânicos. Parafusos, engrenagens, mancais, correntes e polias.

Marketing & Digital Performance

Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing. Valor e Satisfação do Cliente. Marketing de Relacionamento. Conceito contemporâneo de Marketing.

Pneumática e hidráulica

Aspectos gerais e os princípios de funcionamento dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, suas vantagens e limitações de aplicação. Conhecer os componentes empregados nos sistemas hidráulicos e nos sistemas pneumáticos, suas formas construtivas e aplicação. Estudar e interpretar a simbologia usada em circuitos hidráulicos e pneumáticos. Conhecer e dimensionar compressores de ar, seu armazenamento, distribuição e tratamento para aplicação do ar comprimido em máquinas e equipamentos industriais. Projetar sistemas pneumáticos ou hidráulicos em projetos de automação industrial.

Sinais e Sistemas de controle

Modelagem dos mais variados sistemas dinâmicos, como os térmicos, elétricos, mecânicos e biológicos. Emprego de malhas de controle para otimização de sistemas. Critério de estabilidade. Controladores PID.

4º ANO 2022

Automação industrial

Sistemas de automação e controle utilizados na indústria, abrangendo o estudo dos diferentes tipos de sensores, da lógica de relés, da programação de CLP (Controlador Lógico Programável), do funcionamento e forma de acionamento de motores elétricos, dispositivos pneumáticos e hidráulicos e da aplicação da robótica na indústria. Estudo de comandos elétricos e lógica de relés, intertravamento de funções, lógica de retenção de estado e acionamento de elementos de potência através de contatores e válvulas solenóides.

Big Data & Analytics

Com o aumento do volume de dados nas empresas, tornou-se necessária a área de Big Data & Analytics, onde o aluno aprende a lidar com o armazenamento e processamento dessas informações, além de aprender a estruturar dados não estruturados, extrair informações relevantes (inteligência), visualizar e disponibilizar todos os dados adequadamente para melhorar o processo de tomada de decisão nas empresas.

Construção virtual de máquinas

Utilização de softwares de desenho técnico para montagem de estruturas complexas. Estudo dos elementos finitos e suas características. Simulação de ações mecânicas em montagens. Estudo de atrito, fadiga e interferência. Montagem de conjuntos elétricos e fiações em máquinas virtuais.

Direito Digital

Direito cibernético, melhores práticas na área de TI e sobre a interatividade dos princípios de direito e suas aplicações, especialmente focados nas inúmeras atividades da tecnologia da informação.

Inteligência artificial e computacional

Estudo dos sistemas de inteligência artificial. Esquemas para representação do conhecimento, redes Bayesianas e lógica Fuzzy. Aprendizado de máquina, árvores de decisão e redes neurais. Utilização da computação evolutiva e inteligência de enxames na resolução de problemas.

Microcontroladores

Estudo do funcionamento dos Microcontroladores e sua utilização. Desenvolvimento de soluções e projetos integrados de Eletrônica, Automação e Programação.

Processos de fabricação modernos

Apresentação dos processos de fabricação modernos. Elementos de usinagem, pintura e montagem. Metalurgia da conformação. Junção, soldagem, estamparia, extrusão, fundição e outros processos. Análise das máquinas, requisitos e aplicações.

Robótica aplicada

Desenvolvimento de soluções automatizadas utilizadas na indústria, utilizando Controladores Lógicos Programáveis e Linguagem Ladder. Automação de processos industriais contínuos e discretos e robótica. Uso de sensores e atuadores, controladores, clps, sistemas scada e automação em rede.

Sistemas digitais de controle

Sistemas de controle é uma das áreas mais importantes da mecatrônica. Nessa disciplina são abordados os sistemas de controle de sinais amostrados (sistemas discretos). Análise de Sistemas amostrados usando a transformada Z. Digitalização de controladores analógicos. Identificação de sistemas pelo metodo dos mínimos quadrados. Projeto de controladores digitais para sistemas monovariáveis. Implementação de controladores digitais. Filtros digitais e suas propriedades.

Sistemas embarcados e em tempo real

Integração hardware/software. Verificação e Validação do sistema. Desenvolvimento de projeto de sistema embarcado com limitação de recursos (energia, comunicação, processamento, armazenamento). Estudo da confiabilidade, segurança de informações e desenvolvimento a partir de requisitos. Características dos sistemas em tempo real.

5º ANO 2023

Automação aplicada ao meio ambiente

Desenvolvimento sustentável (Agenda 21). Gestão Ambiental: avaliação, planejamento, implantação, auditoria. Certificações ambientais (série ISO 14000 e EMAS a ISO 140001). Reflexão sobre a automação e o meio ambiente. Especificação de tecnologias mecatrônicas sustentáveis.

Business intelligence e Computação cognitiva

Governança e Qualidade de Processos. Enfase em qualidade de Dados e BSC- Balanced ScoreCard. Abordagem da formulação de Indicadores, bem como BI-Business Intelligence e Inteligência Competitiva.

Communication network & cloud computing

Redes de dados. Princípios, modelos e funcionamento. Finalidade, aplicações, limitações, gerência de recursos, proteção, segurança e desempenho dos sistemas distribuídos.

Gestão industrial

Principais componentes no sistema logístico (estratégias, táticos e operacionais). Logística estratégica, serviço ao cliente, projeto do canal de distribuição, gerenciamento de transportes, processamento do pedido, armazenagem,movimentação e embalagem, aquisição, gerenciamento da tecnologia de informações e sistemas de gestão, logística e estrutura organizacional, sistemas de medição de desempenho e custos logísticos. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Tendências. Promover o processo de aprendizado em gerenciamento de transportes, inseridos num processo de distribuição física, sob a ótica da Logística Integrada.

Laboratório de engenharia mecatrônica

Desenvolvimento de projetos de mecatrônica no Maker Lab, desenvolvendo a cultura Maker da Fiap. Os projetos deverão reunir todas os conteúdos estudados durante o curso, com aplicações práticas na resolução de problemas atuais.

Robótica industrial

Tipos de robôs industriais, suas estruturas mecânicas, transmissões, elementos terminais e sensores para robótica. Desta forma o aluno estará apto a dimensionar e selecionar robôs industriais para uma aplicação real. Estudo da cinemática, cinemática inversa e dinâmica de robôs, de forma a mostrar ao aluno toda a complexidade matemática no sistema de controle de robôs industriais. Esta disciplina também uso de laboratório de robótica para prática de programação e simulação de atividades industriais.

sistemas ciberfísicos e industria 4.0

Discussão da indústria 4.0 e os sistemas que integram componentes físicos e algoritmos computacionais. Esses sistemas permitem aumentar a escalabilidade, segurança, capacidade, resiliência e usabilidade que excedem em muito a dos sistemas embarcados atuais. Os SCF estão transformando o jeito como as pessoas interagem com os sistemas de engenharia, pela incorporação simbiótica de hardware/software e sistemas inteligentes, com tomadas de decisão pelas máquinas. Alguns dos setores de estudo são a agricultura, transporte, saúde, energia e manufatura.

Startup, inovação e negócios

Nessa disciplina os alunos desenvolvem um projeto de Startup com potencial real de implementação, resolvendo problemas reais da sociedade.

Tópicos avançados em mecatrônica

Tópicos avançados em Engenharia Mecatrônica tais como: Leitor de ondas cerebrais, hologramas, interpretador facil, Wearable, Aprendizagem avançada de máquina, Redes Neurais Profundas (DNN), Agentes e equipamentos autônomos entre outros.

Turmas 2019

Campus
Duração
Dias
Horário
Mensalidade
Aclimação
Duração: 5 anos (3.600 horas)
Dias: De 2ª a 6ª feira
Horário: Das 8h às 11h40
Mensalidade: R$ 1.365,00 Saiba Mais
Aclimação
Duração: 5 anos (3.600 horas)
Dias: De 2ª a 6ª feira
Horário: Das 19h20 às 22h55
Mensalidade: R$ 1.365,00 Saiba Mais
* Valor para 2019 no plano estendido.
Veja as Opções de Financiamentos e Bolsas

Plano Estendido FIAP*

Mensalidade** R$ 1.365,00
Matrícula R$ 1.365,00

Se você preferir, a FIAP estende o parcelamento em até
6 anos. Basta escolher a opção que melhor
se adaptar ao seu momento atual.

Importante: não é um financiamento, é uma facilidade
que oferecemos a você.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento em 5 anos

Mensalidade** R$ 1.590,00
Matrícula R$ 1.590,00

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano Estendido FIAP*

Mensalidade** R$ 1.365,00
Matrícula R$ 1.365,00

Se você preferir, a FIAP estende o parcelamento em até
6 anos. Basta escolher a opção que melhor
se adaptar ao seu momento atual.

Importante: não é um financiamento, é uma facilidade
que oferecemos a você.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento em 5 anos

Mensalidade** R$ 1.590,00
Matrícula R$ 1.590,00

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Informações do Vestibular

Data

Local

Horário

Inscrição

02/02/2019

Local:

Av. Lins de Vasconcelos, 1.222
Aclimação, São Paulo - SP

Horário

10h às 13h

Inscrição

R$ 90,00

Inscreva-se

Challenges

O aprendizado tem que ser prático, ter significado, transformar. Aqui você vai buscar novas soluções e trabalhar em projetos reais das maiores empresas do Brasil.

Challenges por curso
Todos
Sistemas de Informação
Engenharia de Computação
Engenharia Mecatrônica
Engenharia de Produção
Administração
Defesa Cibernética
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão da Tecnologia da Informação
Marketing
Jogos Digitais
Produção Multimídia
Banco de Dados
Redes de Computadores
Sistemas para Internet

Future-se

Extensão Internacional

THE ENTREPRENEURSHIP PROGRAM
Boston - USA

Ao fazer qualquer um dos nossos cursos de Graduação,
você pode viver novas experiências, fazendo uma
extensão internacional, na Babson College,
Boston – EUA.

Saiba Mais

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Somos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma parceria que permite à FIAP estar sempre
conectada à inovação, antecipando o futuro e oferecendo
novas experiências aos alunos.

BUSINESS PARTNERS

Os maiores e mais relevantes players globais apoiam a FIAP em áreas como:
tecnologia, conteúdo e integração entre o ambiente empresarial e o mundo acadêmico.

Startupone

O projeto final da graduação

Startup One
PLAY

Deixamos o tcc de lado.
Aqui você cria sua startup.

Startup One é o projeto final dos cursos de Graduação.
Sim, aqui na FIAP é assim: você vai criar sua própria startup.
Então prepare-se para pensar diferente. O Startup One incentiva
o empreendedorismo e a inovação. A ideia é colocar em prática várias
soluções para problemas reais, aplicando o conhecimento técnico do programa de cada curso.

A melhor startup de cada temporada vai com tudo pago para Boston
para fazer o melhor curso de empreendedorismo do mundo
na Babson College, nosso parceiro.

FIAP Labs

Parque tecnológico com 58 laboratórios, mais de 3 mil computadores e equipamentos de última geração.

Direção & Coordenação

Wagner Sanchez
  • Doutor e Mestre em Engenharia Biomédica.
  • Mestre em Sistemas de Informação na área de Inteligência Artificial.
  • Especialista em Engenharia de Software.
  • Bacharel em Análise de Sistemas e Psicopedagogo.
  • Entusiasta de modelos disruptivos de transmissão de conhecimentos.
  • Coautor dos livros: “Administração de Organizações Complexas”, “Administração de Empresas no Setor de Serviços”, “Como Ensinar Bem a Crianças e Adolescentes de Hoje”. “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação”.
  • Eleito “Líder Empresarial de 2007 e 2008”, setor Educação e Cultura pelo Fórum de Líderes Empresariais.
  • Presidiu o Rotary Club por duas vezes e foi conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste.
  • Professor de graduação e MBA em Tecnologia, Gestão e Inovação.

Prêmios E Reconhecimento

conceito
45
grupo
de excelência
do mec

FIAP

FGV

INSPER

ITA

PUC

UNESP

UNICAMP

conceito
3
regular

FMU

SENAC

ESPM

conceito
12
inadequado

ABCEF

EDEC

KHIJ

ABCDEF

EDC

KFGIJ

EDFEC

HIJ

FGH

EDFEC

KFGHIJ

FGH

Resultado do Último enade

Melhor de SP

Nota máxima

Sistemas
de informação

Software Engineering
& Artificial Intelligence

Melhor de SP

Nota máxima

Administração

Inovation and Digital Transformation

Melhores do Brasil

Engenharia
de computação

Melhor de SP

Conceito do MEC

Análise e desenvolvimento de sistemas

Melhor de SP

Redes de computadores

1
Você S/A

Eleita por 9 anos
consecutivos
melhores MBAs
do Brasil

Os melhores MBAs:
em todas as edições
do ranking publicado pela
revista VOCÊ S/A, a FIAP
está entre as melhores
instituições de ensino
brasileiras.

2
Veja São Paulo

MBA da FIAP
recebe destaque
na Veja São Paulo

Destaque na Veja SP
entre os "Cinco MBAs
mais bem-conceituados"
do mercado.

3
Spark Awards

Eleito pela
Microsoft o melhor
co-working
do Brasil

Iniciativa da Microsoft
que prestigia os nomes
mais influentes do cenário
do empreendedorismo
digital brasileiro.

4
INFO

Parte da elite
da tecnologia
brasileira

A revista INFO publicou
o ranking dos melhores
cursos de computação e
a FIAP é uma das melhores
faculdades do Brasil.

5
Guia do Estudante

Entre as melhores
faculdades do país

Pela 6ª vez consecutiva,
o Guia do Estudante,
da Editora Abril, destaca
a FIAP como uma das
melhores faculdades
do país.

Fotos

Vídeos

Future-se

Future-se

Future-se

Startup one

Future-se

Aprendizado Prático

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Olimpíadas, 186
 

Ver Mapa Fechar
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Araguaia, 1142 - Bloco 4

Ver Mapa Fechar