Módulo 1.
FUTURE OF ORGANIZATIONS
48H/A
Workshop de abertura
- Dinâmica de Integração e boas-vindas
- Falando da FIAP
- Informações gerais e acadêmicas
- Introdução à Gestão Estratégica de Negócios
Future-Proof Organizations
- Strategic Futures e Foresight
- Mindset digital e de futuros
- Cenários VUCA num mundo exponencial Tech & Touch
- Utopias e Distopias
- Mudanças disruptivas e destruição criativa
- AI, 4IR, 5IR e Sociedade 5.0
- Open/closed innovation
- Aceleradoras e incubadoras de produtos
- Ética, transparência e responsabilidade social
- Complexidade da gestão
- Desafios do mundo pelo Millenium Project
- Lei de Moore, Fiction Lab e Antifragilidade
- AI e humano no mundo tech
AI, BI & Analytics for Decision Making
- Do Business Intelligence & Analytics à IA Generativa
- Cultura Data Driven e valor dos dados
- Insights Business para a tomada de decisão: como construir
- Oportunidades com IA Generativa
- Modelos para aplicar BA: descritivo, preditivo e prescritivo
- Ferramentas e tendências tecnológicas
AI for Innovation and Digital Transformation
- Introdução ao processo e cultura de inovação corporativa e transformação digital
- Como a IA está transformando a cultura corporativa
- Estratégias para fomentar a inovação com IA e incorporá-la a processos de negócio
- Estudos de caso de Gestão da Inovação, Cultura do Erro, Inovação Aberta e parcerias estratégicas para o desenvolvimento de soluções de IA
- Abordagens ágeis e criativas em IA e Inovação
- Principais desafios e como superá-los no gerenciamento de projetos de IA
- Considerações éticas e legais na implementação de IA
- O papel da IA na transformação digital das organizações e na reconfiguração dos modelos de negócio e mercados
- Estratégias para comunicar mudanças e integrar equipes para incorporar IA
- O futuro da IA nos negócios, tendências emergentes e previsões sobre o impacto da IA nos negócios
- Preparando-se para inovações emergentes e novos paradigmas tecnológicos
Módulo 2.
STRATEGIC MANAGEMENT
52H/A
Negotiation Strategies
- Como e para que negociar
- Como fomentar cooperação e criar valor antes de distribuí-lo
- As bases da negociação
- Negociação distributiva e negociação integrativa
- O dilema do negociador
- A arte de perguntar
- Preparação e fases de uma negociação
- Ferramentas comunicacionais
- Estratégias e técnicas ZOPA e BATNA
- Gestão de conflitos
- Negociação em contexto multicultural
- Estilo Pessoal do Negociador (EPN)
- Propostas e contrapropostas com o uso da IA
Business Strategies Modeling
- O pensamento estratégico na era da IA
- Declaração estratégica corporativa
- Organizações alavancadas por propósito
- Percepção e geração de valor em negócios inovadores
- Posicionamento estratégico em transformações exponenciais
- Impulsores, restritores e fatores críticos de sucesso
- OKRs e Strategic Business Plan
Growth Hacking Strategies
- Princípios de Growth Hacking no contexto tecnológico
- Product Market Fit, produto e growth com suporte de IA
- Growth Hacking com foco em gestão de produtos
- Princípios da cultura de experimentação com IA
- Priorização de Growth e produto com base em dados
- Modelos de times de Growth Hacking e o papel da tecnologia
- Growth na prática: entendendo usuários, encontrando padrões, gerando valor
Módulo 3.
LEADERSHIP AND CHANGE MANAGEMENT
56H/A
Mindset & Methods for Change Management
- Protagonismo e humanização na carreira para a gestão de mudança em meio a revolução da IA
- Passos da gestão de mudança
- A Teoria U como framework de suporte
- Interferência do nosso estado interior na mudança
- Crenças fortalecedoras e atitudes para a transformação digital
- Comunicação, feedback e negociação como ferramentas na gestão de mudança
- Perguntas poderosas para a mudança de mindset
- Autoliderança autêntica para atitudes protagonistas
Business Storytelling
- Conceitos de Business Storytelling para a construção do ambiente, do contexto e dos personagens
- Apresentação da estrutura narrativa com foco em elementos de emoção e persuasão para vender ideias nas organizações
- Uso da IA para complementar o discurso narrativo de negócios
- Pitch e técnicas de apresentação como diferencial para projetos disruptivos
- Destaque para a comunicação clara e precisa usando Storytelling
Leading with Impact: Engaging & Transforming People
- Fundamentos de liderança na construção de equipes de alto desempenho e introdução da IA em gestão de pessoas
- Liderança 360
- Jornada do colaborador e desempenho
- IA: people analytics preditivo e chatbots de recrutamento
- Feedback e delegação
- DISC, líder-coach e sua responsabilidade na formação de novos líderes
- Maturidade profissional
- Delegação efetiva de atividades
- Planejamento, execução, pesquisa e capacitação
- Lifelong Learning e decisões críticas
Inclusive Leadership: Strategies for Promoting Safe and Creative Work Environments
- Contexto social: porque falar disso?
- Importância da DEI no mercado de trabalho
- Cadeia de valor: ESG e mercados de capitais
- Diversidade e Inclusão, igualdade e Equidade
- Vieses inconscientes e seus impactos: conhecer para evitar
- Marcadores sociais
- Privilégios e microagressões
- Segurança psicológica
- Barreiras existentes nas organizações
- Construindo um local de trabalho inclusivo para uma cultura de respeito e melhor desempenho dos funcionários
- IA: cuidados e vieses
- Liderança inclusiva e ferramentas para criar times e ambientes mais diversos e inclusivos
Módulo 4.
CUSTOMER CENTRICITY
48H/A
Design Thinking for Innovation
- Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
- Diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
- O valor do Design Thinking num contexto complexo
- IA como parceira dos designers durante o processo do Design Thinking
- Processos e ferramentas: pesquisas, mapa da empatia, brainstorming (e suas estratégias), ideação e cocriação
- Vivência de todas as etapas do Design Thinking: problem framing, inspiração & insights, ideias & conceitos e prototipação rápida com o uso da IA
- Análise pós protótipo
Marketing Management in the Age of AI
- Marketing nas organizações como um processo para criação de valor
- Análise estratégica de mercado
- Os pilares estratégicos de marketing (4Ps + dados + IA)
- Marketing na era digital e da IA
- IA aplicada ao marketing: personalização, automação e previsibilidade
- Branding e reputação
Customer Experience Management
- As seis competências da gestão de CX: Pesquisa, Priorização, Design, Capacitação e Medição e Cultura
- Customer-Centric Development
- Uso de IA para mapeamento de Jornada do Cliente e geração de insights
- Branding Experience: XD, EX, CX, UX
- IA para compreensão de cenários e desenho de personas
- Métricas CX / DCX
- Customer Research e VoC
- Customer Insights
- Customer Success e personalização com IA
Módulo 5.
ESG, FINANCE & BUSINESS AGILITY
66H/A
Accountability & Finance
- Demonstrações contábeis obrigatórias (BP, DRE, DCF)
- Análises horizontal e vertical
- Demonstrações contábeis - análises da rentabilidade, da estrutura de capital, da liquidez, da atividade e da gestão do capital de giro
- Contabilidade gerencial
- Decisões de investimento
- Decisões de financiamento
- Planejamento financeiro
- IA nas demonstrações financeiras
ESG - Environmental, Social & Governance
- Fundamentos de Environmental, Social & Governance
- Papel da Governança Corporativa e de seus agentes face aos desafios atuais
- Perspectiva ambiental
- Perspectiva social
- Compliance e controles internos
- Ciência de dados e IA aplicadas ao ESG e à Gestão de Riscos Corporativos
- Tendências em ESG
- Governança de IA
Business Game
- Gestão empresarial simulada, em modelo atualizado em tempo real conforme as decisões são tomadas
- Conceitos de Business Game
- Elaboração dos direcionamentos estratégicos a cada rodada
- Colaboração na análise, tomada de decisão e reflexão sobre os resultados
- Balanço da experiência
- IA aplicada na análise de demonstrações e/ou na sugestão de decisões
Agile Project Management
- Manifesto ágil: quebrando paradigmas
- Mindset nas organizações ágeis
- Business Agility: estratégia, estrutura, processos e tecnologia
- Métodos e Frameworks Ágeis: Scrum, Lean, Kanban
- Papéis, eventos, artefatos, gestão e colaboração em métodos ágeis
- Agile Team Organization
- MVP e planejamento de releases
- Percepção de valor em projetos ágeis
- Management 3.0
- Mindset ágil no contexto dos negócios liderados pela IA
Processamento de Aprendizagem
- Follow-up do curso
- Validação dos Conhecimentos
- Oportunidades no Mercado
- Próximos passos para o Profissional de Arquitetura
- Congruência entre as Disciplinas
- Feedbacks Individuais
Módulo 6.
Advanced Skills Certification
30H/A
AI for Project Management
- Integre inteligência artificial e agilidade para otimizar processos, antecipar riscos e elevar a performance dos seus times. Tenha uma experiência prática com ferramentas que tornam a gestão mais eficiente e os resultados mais previsíveis.
Módulo 7.
Global Digital Innovation
30H/A
China
- Entendendo a revolução da indústria e Deep Tech.
Silicon Valley
- Berço da inovação contínua.
A Inovação pelo mundo
- Experiências de Israel, Japão, Singapura, Estônia, Finlândia, entre outros.
Brasil
- Avanços da IA, oportunidades de modelos locais e dados abertos.
Gestão da inovação global
- Capturando sinais do mundo e construindo planos estratégicos.
Módulo 8.
Startup One
30H/A
- Ecossistema Empreendedor
- Intraempreendedorismo
- Inovação
- Open Innovation
- Ideias e Oportunidades
- Business Canvas – BMG
- Prototipação e Design Thinking
- Análise Financeira
- Economia Criativa
- Técnicas de Pitch
- Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global
Módulo 9.
Extensão internacional (opcional)
--H/A
Effective Leadership Program (Nova School of Business & Economics)
- Lisboa
The Entrepreneurship Program (Babson College)
- Boston
Neoliderança e Disrupção Organizacional (Coimbra Business School e o DeROSE Method)
- Coimbra
Inteligência Artificial: Tecnologias e Oportunidades
- Porto
Imersão China
Imersão Vale do Silício
















































































