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GLOBAL MBA

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS & IA

Transformação com IA, para a nova liderança

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    nos formatos

    live

    para todo o Brasil

    Híbrido

    em são paulo

    NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA,

    UM NOVO MODELO DE GESTÃO É NECESSÁRIO

    PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS.

    Você vai se
    preparar para:

    • Liderar organizações ou startups rumo à transformação de mercado, desenvolvendo estratégias de negócios, tomando decisões informadas e gerenciando equipes mais eficazes.

    • Usar a inovação e as tecnologias emergentes para impulsionar a competitividade dos negócios, desenvolvendo produtos e serviços impactantes que atendam às necessidades dos clientes.

    • Implementar planos estratégicos importantes de forma ágil, alinhados com a missão da empresa, permitindo uma rápida adaptação às mudanças do mercado.

    • Desenvolver um mindset empreendedor e proativo, identificando oportunidades de negócios, de diversificação de produtos e de expansão da empresa para novos mercados.

    • Aperfeiçoar habilidades de negociação, comunicação e colaboração para construir relações sólidas com parceiros, clientes e colaboradores.

    • Analisar dados e informações relevantes para tomar decisões estratégicas fundamentadas, considerando fatores internos e externos que impactam a organização.

    • Criar e implementar iniciativas que valorizem a regeneração dos negócios e otimizem os processos internos da organização, utilizando conceitos de ESG, Diversidade, Inclusão e Pertencimento como orientadores estratégicos.

    • Atuar na gestão de pessoas, recrutamento e desenvolvimento de talentos. E criar iniciativas de responsabilidade social corporativa e práticas de negócios sustentáveis.

    • Atuar como consultor estratégico, contribuindo para a transformação digital das empresas.

    ENTENDA O PAPEL FUNDAMENTAL

    QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER

    EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES.

    As organizações buscam cada vez mais profissionais com um novo perfil de gestão.

    Uma liderança preparada para lidar com as transformações do mercado, sempre alinhada com princípios éticos e morais.

    E que estimule um ambiente de aprendizado ágil e contínuo, permitindo que os colaboradores desenvolvam o seu melhor potencial.

    Aqui você vai aprender a criar iniciativas de inovação e transformação digital, utilizando as novas tecnologias para impulsionar o crescimento e a competitividade.

    E desenvolver um mindset estratégico para identificar oportunidades de crescimento, avaliar a concorrência e tomar importantes decisões de negócios.

    Competências &
    Habilidades

    Pensamento estratégico

    Tomada de decisão e Liderança

    Negociação e Comunicação

    Desenvolvimento e implementação de estratégias

    Inovação e criatividade

    Visão orientada a roadmap de produto

    Pensamento estratégico

    Competência analítica e capacidade crítica

    Mentalidade empreendedora

    Empatia e Protagonismo

    Empatia e Protagonismo

    Gestão de conflitos

    Cooperação, colaboração e poder de conexão

    Integração, engajamento e trabalho em equipe

    Frameworks &
    Ferramentas

    Técnicas de Analytics e Business Intelligence

    Scrum, Lean, Kanban

    Design Thinking

    Storytelling e Pitch

    Gamificação

    ESG

    Negotiation Strategies

    Growth Hacking Strategies

    Diversidade e Inclusão

    Future-Proof Organizations

    Emerging Technologies

    EXPLORE O
    PROGRAMA DO CURSO

    MBA Live

    módulos do formato live

    Módulo 1.

    FUTURE OF ORGANIZATIONS

    48H/A

    Workshop de abertura
    • Dinâmica de Integração e boas-vindas
    • Falando da FIAP
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução à Gestão Estratégica de Negócios
    Future-Proof Organizations
    • Strategic Futures e Foresight
    • Mindset digital e de futuros
    • Cenários VUCA num mundo exponencial Tech & Touch
    • Utopias e Distopias
    • Mudanças disruptivas e destruição criativa
    • AI, 4IR, 5IR e Sociedade 5.0
    • Open/closed innovation
    • Aceleradoras e incubadoras de produtos
    • Ética, transparência e responsabilidade social
    • Complexidade da gestão
    • Desafios do mundo pelo Millenium Project
    • Lei de Moore, Fiction Lab e Antifragilidade
    • AI e humano no mundo tech
    AI, BI & Analytics for Decision Making
    • Do Business Intelligence & Analytics à IA Generativa
    • Cultura Data Driven e valor dos dados
    • Insights Business para a tomada de decisão: como construir
    • Oportunidades com IA Generativa
    • Modelos para aplicar BA: descritivo, preditivo e prescritivo
    • Ferramentas e tendências tecnológicas
    AI for Innovation and Digital Transformation
    • Introdução ao processo e cultura de inovação corporativa e transformação digital
    • Como a IA está transformando a cultura corporativa
    • Estratégias para fomentar a inovação com IA e incorporá-la a processos de negócio
    • Estudos de caso de Gestão da Inovação, Cultura do Erro, Inovação Aberta e parcerias estratégicas para o desenvolvimento de soluções de IA
    • Abordagens ágeis e criativas em IA e Inovação
    • Principais desafios e como superá-los no gerenciamento de projetos de IA
    • Considerações éticas e legais na implementação de IA
    • O papel da IA na transformação digital das organizações e na reconfiguração dos modelos de negócio e mercados
    • Estratégias para comunicar mudanças e integrar equipes para incorporar IA
    • O futuro da IA nos negócios, tendências emergentes e previsões sobre o impacto da IA nos negócios
    • Preparando-se para inovações emergentes e novos paradigmas tecnológicos

    Módulo 2.

    STRATEGIC MANAGEMENT

    52H/A

    Negotiation Strategies
    • Como e para que negociar
    • Como fomentar cooperação e criar valor antes de distribuí-lo
    • As bases da negociação
    • Negociação distributiva e negociação integrativa
    • O dilema do negociador
    • A arte de perguntar
    • Preparação e fases de uma negociação
    • Ferramentas comunicacionais
    • Estratégias e técnicas ZOPA e BATNA
    • Gestão de conflitos
    • Negociação em contexto multicultural
    • Estilo Pessoal do Negociador (EPN)
    • Propostas e contrapropostas com o uso da IA
    Business Strategies Modeling
    • O pensamento estratégico na era da IA
    • Declaração estratégica corporativa
    • Organizações alavancadas por propósito
    • Percepção e geração de valor em negócios inovadores
    • Posicionamento estratégico em transformações exponenciais
    • Impulsores, restritores e fatores críticos de sucesso
    • OKRs e Strategic Business Plan
    Growth Hacking Strategies
    • Princípios de Growth Hacking no contexto tecnológico
    • Product Market Fit, produto e growth com suporte de IA
    • Growth Hacking com foco em gestão de produtos
    • Princípios da cultura de experimentação com IA
    • Priorização de Growth e produto com base em dados
    • Modelos de times de Growth Hacking e o papel da tecnologia
    • Growth na prática: entendendo usuários, encontrando padrões, gerando valor

    Módulo 3.

    LEADERSHIP AND CHANGE MANAGEMENT

    56H/A

    Mindset & Methods for Change Management
    • Protagonismo e humanização na carreira para a gestão de mudança em meio a revolução da IA
    • Passos da gestão de mudança
    • A Teoria U como framework de suporte
    • Interferência do nosso estado interior na mudança
    • Crenças fortalecedoras e atitudes para a transformação digital
    • Comunicação, feedback e negociação como ferramentas na gestão de mudança
    • Perguntas poderosas para a mudança de mindset
    • Autoliderança autêntica para atitudes protagonistas
    Business Storytelling
    • Conceitos de Business Storytelling para a construção do ambiente, do contexto e dos personagens
    • Apresentação da estrutura narrativa com foco em elementos de emoção e persuasão para vender ideias nas organizações
    • Uso da IA para complementar o discurso narrativo de negócios
    • Pitch e técnicas de apresentação como diferencial para projetos disruptivos
    • Destaque para a comunicação clara e precisa usando Storytelling
    Leading with Impact: Engaging & Transforming People
    • Fundamentos de liderança na construção de equipes de alto desempenho e introdução da IA em gestão de pessoas
    • Liderança 360
    • Jornada do colaborador e desempenho
    • IA: people analytics preditivo e chatbots de recrutamento
    • Feedback e delegação
    • DISC, líder-coach e sua responsabilidade na formação de novos líderes
    • Maturidade profissional
    • Delegação efetiva de atividades
    • Planejamento, execução, pesquisa e capacitação
    • Lifelong Learning e decisões críticas
    Inclusive Leadership: Strategies for Promoting Safe and Creative Work Environments
    • Contexto social: porque falar disso?
    • Importância da DEI no mercado de trabalho
    • Cadeia de valor: ESG e mercados de capitais
    • Diversidade e Inclusão, igualdade e Equidade
    • Vieses inconscientes e seus impactos: conhecer para evitar
    • Marcadores sociais
    • Privilégios e microagressões
    • Segurança psicológica
    • Barreiras existentes nas organizações
    • Construindo um local de trabalho inclusivo para uma cultura de respeito e melhor desempenho dos funcionários
    • IA: cuidados e vieses
    • Liderança inclusiva e ferramentas para criar times e ambientes mais diversos e inclusivos

    Módulo 4.

    CUSTOMER CENTRICITY

    48H/A

    Design Thinking for Innovation
    • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • Diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
    • O valor do Design Thinking num contexto complexo
    • IA como parceira dos designers durante o processo do Design Thinking
    • Processos e ferramentas: pesquisas, mapa da empatia, brainstorming (e suas estratégias), ideação e cocriação
    • Vivência de todas as etapas do Design Thinking: problem framing, inspiração & insights, ideias & conceitos e prototipação rápida com o uso da IA
    • Análise pós protótipo
    Marketing Management in the Age of AI
    • Marketing nas organizações como um processo para criação de valor
    • Análise estratégica de mercado
    • Os pilares estratégicos de marketing (4Ps + dados + IA)
    • Marketing na era digital e da IA
    • IA aplicada ao marketing: personalização, automação e previsibilidade
    • Branding e reputação
    Customer Experience Management
    • As seis competências da gestão de CX: Pesquisa, Priorização, Design, Capacitação e Medição e Cultura
    • Customer-Centric Development
    • Uso de IA para mapeamento de Jornada do Cliente e geração de insights
    • Branding Experience: XD, EX, CX, UX
    • IA para compreensão de cenários e desenho de personas
    • Métricas CX / DCX
    • Customer Research e VoC
    • Customer Insights
    • Customer Success e personalização com IA

    Módulo 5.

    ESG, FINANCE & BUSINESS AGILITY

    66H/A

    Accountability & Finance
    • Demonstrações contábeis obrigatórias (BP, DRE, DCF)
    • Análises horizontal e vertical
    • Demonstrações contábeis - análises da rentabilidade, da estrutura de capital, da liquidez, da atividade e da gestão do capital de giro
    • Contabilidade gerencial
    • Decisões de investimento
    • Decisões de financiamento
    • Planejamento financeiro
    • IA nas demonstrações financeiras
    ESG - Environmental, Social & Governance
    • Fundamentos de Environmental, Social & Governance
    • Papel da Governança Corporativa e de seus agentes face aos desafios atuais
    • Perspectiva ambiental
    • Perspectiva social
    • Compliance e controles internos
    • Ciência de dados e IA aplicadas ao ESG e à Gestão de Riscos Corporativos
    • Tendências em ESG
    • Governança de IA
    Business Game
    • Gestão empresarial simulada, em modelo atualizado em tempo real conforme as decisões são tomadas
    • Conceitos de Business Game
    • Elaboração dos direcionamentos estratégicos a cada rodada
    • Colaboração na análise, tomada de decisão e reflexão sobre os resultados
    • Balanço da experiência
    • IA aplicada na análise de demonstrações e/ou na sugestão de decisões
    Agile Project Management
    • Manifesto ágil: quebrando paradigmas
    • Mindset nas organizações ágeis
    • Business Agility: estratégia, estrutura, processos e tecnologia
    • Métodos e Frameworks Ágeis: Scrum, Lean, Kanban
    • Papéis, eventos, artefatos, gestão e colaboração em métodos ágeis
    • Agile Team Organization
    • MVP e planejamento de releases
    • Percepção de valor em projetos ágeis
    • Management 3.0
    • Mindset ágil no contexto dos negócios liderados pela IA
    Processamento de Aprendizagem
    • Follow-up do curso
    • Validação dos Conhecimentos
    • Oportunidades no Mercado
    • Próximos passos para o Profissional de Arquitetura
    • Congruência entre as Disciplinas
    • Feedbacks Individuais

    Módulo 6.

    Advanced Skills Certification

    30H/A

    AI for Project Management
    • Integre inteligência artificial e agilidade para otimizar processos, antecipar riscos e elevar a performance dos seus times. Tenha uma experiência prática com ferramentas que tornam a gestão mais eficiente e os resultados mais previsíveis.

    Módulo 7.

    Global Digital Innovation

    30H/A

    China
    • Entendendo a revolução da indústria e Deep Tech.
    Silicon Valley
    • Berço da inovação contínua.
    A Inovação pelo mundo
    • Experiências de Israel, Japão, Singapura, Estônia, Finlândia, entre outros.
    Brasil
    • Avanços da IA, oportunidades de modelos locais e dados abertos.
    Gestão da inovação global
    • Capturando sinais do mundo e construindo planos estratégicos.

    Módulo 8.

    Startup One

    30H/A

    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitch
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

    MBA Híbrido

    módulos do formato híbrido

    Módulo 1.

    FUTURE OF ORGANIZATIONS

    72H/A

    Workshop de abertura
    • Dinâmica de Integração e boas-vindas
    • Falando da FIAP
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução à Gestão Estratégica de Negócios
    AI & Disruptive Technologies for Business
    • AI: evolution and applications
    • Generative AI: tools and strategies
    • Internet of Things & 5G: Smart Cities, Health Care, Agro
    • Blockchain, Criptoativos, Smart Contracts e Cloud Computing
    • Biotechnology and Emerging Physical Trends
    • Sistemas Ciber-Físicos e tecnologias cognitivas
    • Realidades Virtual e Aumentada
    • Identificação e desenvolvimento de oportunidades para a transformação de negócios por meio de tecnologias exponenciais emergentes
    • Entrega de novos produtos, serv. e experiências ao usuário
    AI for Innovation and Digital Transformation
    • Introdução ao processo e cultura de inovação corporativa e transformação digital
    • Como a IA está transformando a cultura corporativa
    • Estratégias para fomentar a inovação com IA e incorporá-la a processos de negócio
    • Estudos de caso de Gestão da Inovação, Cultura do Erro, Inovação Aberta e parcerias estratégicas para o desenvolvimento de soluções de IA
    • Abordagens ágeis e criativas em IA e Inovação
    • Principais desafios e como superá-los no gerenciamento de projetos de IA
    • Considerações éticas e legais na implementação de IA
    • O papel da IA na transformação digital das organizações e na reconfiguração dos modelos de negócio e mercados
    • Estratégias para comunicar mudanças e integrar equipes para incorporar IA
    • O futuro da IA nos negócios, tendências emergentes e previsões sobre o impacto da IA nos negócios
    • Preparando-se para inovações emergentes e novos paradigmas tecnológicos
    Future-Proof Organizations
    • Strategic Futures e Foresight
    • Mindset digital e de futuros
    • Cenários VUCA num mundo exponencial Tech & Touch
    • Utopias e Distopias
    • Mudanças disruptivas e destruição criativa
    • AI, 4IR, 5IR e Sociedade 5.0
    • Open/closed innovation
    • Aceleradoras e incubadoras de produtos
    • Ética, transparência e responsabilidade social
    • Complexidade da gestão
    • Desafios do mundo pelo Millenium Project
    • Lei de Moore, Fiction Lab e Antifragilidade
    • AI e humano no mundo tech
    AI, BI & Analytics for Decision Making
    • Do Business Intelligence & Analytics à IA Generativa
    • Cultura Data Driven e valor dos dados
    • Insights Business para a tomada de decisão: como construir
    • Oportunidades com IA Generativa
    • Modelos para aplicar BA: descritivo, preditivo e prescritivo
    • Ferramentas e tendências tecnológicas

    Módulo 2.

    STRATEGIC MANAGEMENT

    60H/A

    Negotiation Strategies
    • Como e para que negociar
    • Como fomentar cooperação e criar valor antes de distribuí-lo
    • As bases da negociação
    • Negociação distributiva e negociação integrativa
    • O dilema do negociador
    • A arte de perguntar
    • Preparação e fases de uma negociação
    • Ferramentas comunicacionais
    • Estratégias e técnicas ZOPA e BATNA
    • Gestão de conflitos
    • Negociação em contexto multicultural
    • Estilo Pessoal do Negociador (EPN)
    • Propostas e contrapropostas com o uso da IA
    Business Strategies Modeling
    • O pensamento estratégico na era da IA
    • Declaração estratégica corporativa
    • Organizações alavancadas por propósito
    • Percepção e geração de valor em negócios inovadores
    • Posicionamento estratégico em transformações exponenciais
    • Impulsores, restritores e fatores críticos de sucesso
    • OKRs e Strategic Business Plan
    Growth Hacking Strategies
    • Princípios de Growth Hacking no contexto tecnológico
    • Product Market Fit, produto e growth com suporte de IA
    • Growth Hacking com foco em gestão de produtos
    • Princípios da cultura de experimentação com IA
    • Priorização de Growth e produto com base em dados
    • Modelos de times de Growth Hacking e o papel da tecnologia
    • Growth na prática: entendendo usuários, encontrando padrões, gerando valor

    Módulo 3.

    LEADERSHIP AND CHANGE MANAGEMENT

    68H/A

    Mindset & Methods for Change Management
    • Protagonismo e humanização na carreira para a gestão de mudança em meio a revolução da IA
    • Passos da gestão de mudança
    • A Teoria U como framework de suporte
    • Interferência do nosso estado interior na mudança
    • Crenças fortalecedoras e atitudes para a transformação digital
    • Comunicação, feedback e negociação como ferramentas na gestão de mudança
    • Perguntas poderosas para a mudança de mindset
    • Autoliderança autêntica para atitudes protagonistas
    Business Storytelling
    • Conceitos de Business Storytelling para a construção do ambiente, do contexto e dos personagens
    • Apresentação da estrutura narrativa com foco em elementos de emoção e persuasão para vender ideias nas organizações
    • Uso da IA para complementar o discurso narrativo de negócios
    • Pitch e técnicas de apresentação como diferencial para projetos disruptivos
    • Destaque para a comunicação clara e precisa usando Storytelling
    Leading with Impact: Engaging & Transforming People
    • Fundamentos de liderança na construção de equipes de alto desempenho e introdução da IA em gestão de pessoas
    • Liderança 360
    • Jornada do colaborador e desempenho
    • IA: people analytics preditivo e chatbots de recrutamento
    • Feedback e delegação
    • DISC, líder-coach e sua responsabilidade na formação de novos líderes
    • Maturidade profissional
    • Delegação efetiva de atividades
    • Planejamento, execução, pesquisa e capacitação
    • Lifelong Learning e decisões críticas
    Inclusive Leadership: Strategies for Promoting Safe and Creative Work Environments
    • Contexto social: porque falar disso?
    • Importância da DEI no mercado de trabalho
    • Cadeia de valor: ESG e mercados de capitais
    • Diversidade e Inclusão, igualdade e Equidade
    • Vieses inconscientes e seus impactos: conhecer para evitar
    • Marcadores sociais
    • Privilégios e microagressões
    • Segurança psicológica
    • Barreiras existentes nas organizações
    • Construindo um local de trabalho inclusivo para uma cultura de respeito e melhor desempenho dos funcionários
    • IA: cuidados e vieses
    • Liderança inclusiva e ferramentas para criar times e ambientes mais diversos e inclusivos

    Módulo 4.

    CUSTOMER CENTRICITY

    60H/A

    Design Thinking for Innovation
    • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • Diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
    • O valor do Design Thinking num contexto complexo
    • IA como parceira dos designers durante o processo do Design Thinking
    • Processos e ferramentas: pesquisas, mapa da empatia, brainstorming (e suas estratégias), ideação e cocriação
    • Vivência de todas as etapas do Design Thinking: problem framing, inspiração & insights, ideias & conceitos e prototipação rápida com o uso da IA
    • Análise pós protótipo
    Marketing Management in the Age of AI
    • Marketing nas organizações como um processo para criação de valor
    • Análise estratégica de mercado
    • Os pilares estratégicos de marketing (4Ps + dados + IA)
    • Marketing na era digital e da IA
    • IA aplicada ao marketing: personalização, automação e previsibilidade
    • Branding e reputação
    Customer Experience Management
    • As seis competências da gestão de CX: Pesquisa, Priorização, Design, Capacitação e Medição e Cultura
    • Customer-Centric Development
    • Uso de IA para mapeamento de Jornada do Cliente e geração de insights
    • Branding Experience: XD, EX, CX, UX
    • IA para compreensão de cenários e desenho de personas
    • Métricas CX / DCX
    • Customer Research e VoC
    • Customer Insights
    • Customer Success e personalização com IA

    Módulo 5.

    ESG, FINANCE & BUSINESS AGILITY

    80H/A

    Accountability & Finance
    • Demonstrações contábeis obrigatórias (BP, DRE, DCF)
    • Análises horizontal e vertical
    • Demonstrações contábeis - análises da rentabilidade, da estrutura de capital, da liquidez, da atividade e da gestão do capital de giro
    • Contabilidade gerencial
    • Decisões de investimento
    • Decisões de financiamento
    • Planejamento financeiro
    • IA nas demonstrações financeiras
    ESG - Environmental, Social & Governance
    • Fundamentos de Environmental, Social & Governance
    • Papel da Governança Corporativa e de seus agentes face aos desafios atuais
    • Perspectiva ambiental
    • Perspectiva social
    • Compliance e controles internos
    • Ciência de dados e IA aplicadas ao ESG e à Gestão de Riscos Corporativos
    • Tendências em ESG
    • Governança de IA
    Business Game
    • Gestão empresarial simulada, em modelo atualizado em tempo real conforme as decisões são tomadas
    • Conceitos de Business Game
    • Elaboração dos direcionamentos estratégicos a cada rodada
    • Colaboração na análise, tomada de decisão e reflexão sobre os resultados
    • Balanço da experiência
    • IA aplicada na análise de demonstrações e/ou na sugestão de decisões
    Agile Project Management
    • Manifesto ágil: quebrando paradigmas
    • Mindset nas organizações ágeis
    • Business Agility: estratégia, estrutura, processos e tecnologia
    • Métodos e Frameworks Ágeis: Scrum, Lean, Kanban
    • Papéis, eventos, artefatos, gestão e colaboração em métodos ágeis
    • Agile Team Organization
    • MVP e planejamento de releases
    • Percepção de valor em projetos ágeis
    • Management 3.0
    • Mindset ágil no contexto dos negócios liderados pela IA
    Processamento de Aprendizagem
    • Follow-up do curso
    • Validação dos Conhecimentos
    • Oportunidades no Mercado
    • Próximos passos para o Profissional de Arquitetura
    • Congruência entre as Disciplinas
    • Feedbacks Individuais

    Módulo 6.

    Global Digital Innovation

    30H/A

    China
    • Entendendo a revolução da indústria e Deep Tech.
    Silicon Valley
    • Berço da inovação contínua.
    A Inovação pelo mundo
    • Experiências de Israel, Japão, Singapura, Estônia, Finlândia, entre outros.
    Brasil
    • Avanços da IA, oportunidades de modelos locais e dados abertos.
    Gestão da inovação global
    • Capturando sinais do mundo e construindo planos estratégicos.

    Módulo 7.

    Startup One

    30H/A

    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitch
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global
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    APRENDA E DESENVOLVA-SE DIRETAMENTE
    COM grandes referências do mercado

    • Coordenação

      Luiz Marchetti Maia

      Luiz Marchetti Maia

      Coordenador acadêmico e professor de MBA

      FIAP
    • Professora

      Selma Carvalho

      Selma Carvalho

      Especialista em Processos Governança de TI

      Porto Seguro
    • Professor

      Marcus Kerekes

      Marcus Kerekes

      COO

      Diversitera
    • Professor

      Fabiano Milani

      Fabiano Milani

      CEO

      AdaptIdeas Software Ltda
    • Professor

      Igor Souza

      Igor Souza

      Sócio

      Improve Business
    • Professor

      David Ronco

      David Ronco

      Diretor Presidente

      Techgel Soluções Industriais
    • Professor

      Alexandre Uehara

      Alexandre Uehara

      CEO e Head Inovação

      Innov8
    • Professor

      Claudio Carvajal

      Claudio Carvajal

      Professor

      FIAP
    • Professor

      Alexandre Simões

      Alexandre Simões

      Sócio Fundador

      Ragazzo, Simões, Lazzareschi e Montoro Advogados
    • Professora

      Luna Gutierres

      Luna Gutierres

      Coordenadora FIAP

      Resumo da Ópera
    • Professora

      Martha Terenzzo

      Martha Terenzzo

      EMPREENDEDORA NA MINHA E PROFESSORA ORIENTADORA NAS DEMAIS

    • Professor

      Giovanni Lucas

      Giovanni Lucas

      Professor e Mentor de MBA

      FIAP
    • Professor

      Gustavo Torrente

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      Head Corporate

      FIAP
    • Professora

      Mara Carneiro

      Mara Carneiro

      Coordenadora acadêmica

      FIAP
    • Professora

      Regina Claudia Cantele

      Regina Claudia Cantele

      Coordenadora

      FIAP
    • Professora

      Rose Longo

      Rose Longo

      Professora

      FIAP
    • Professor

      Carlos Baptista

      Carlos Baptista

      Diretor

      A & B Consultoria
    • Professor

      Galo Carlos Lopez Noriega

      Galo Carlos Lopez Noriega

      Sócio

    • Direção

      Rafael Ronqui

      Rafael Ronqui

      Diretor do MBA

      FIAP

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    de admissão, é só fazer sua matrícula
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    e se preparar para iniciar seu MBA.

    GLOBAL

    DIGITAL
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    PRINCIPAIS HUBS DE INOVAÇÃO PARA DENTRO DO CURSO,
    COM CONTEÚDOS DIGITAIS EXCLUSIVOS DESENVOLVIDOS
    COM A STARTSE, QUE PROPORCIONAM INSIGHTS
    IMPORTANTES SOBRE O QUE ESTÁ SENDO CRIADO
    HOJE NOS POLOS MAIS AVANÇADOS DO PLANETA.

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    • China, entendendo a revolução da indústria e deep tech.

    • Silicon Valley, berço da inovação contínua.

    • A inovação pelo mundo, experiências de Israel, Japão,
      Singapura, Estônia, Finlândia, entre outros.

    Imersões Internacionais opcionais

    tenha acesso a EXPERIÊNCIAS
    QUE CONECTAM VOCÊ À COMUNIDADE
    GLOBAL DE LÍDERES E INOVADORES

    AMPLIE SUA VISÃO DE FUTURO COM EXPERIÊNCIAS EM
    POLOS GLOBAIS ONDE ESTRATÉGIA, TECNOLOGIA
    E LIDERANÇA SE ENCONTRAM.

    Os participantes do Global MBA tem a possibilidade de explorar imersões
    internacionais estratégicas (opcionais), integradas aos programas da
    StartSe. Nelas, você vivencia a cultura empreendedora local e acessa as
    mais atuais tendências em tecnologia e negócios. Visite benchmarks
    globais como OpenAI, Google, Meta, Apple, Netflix, Stanford University,
    Oracle, entre outras.

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    • 5 Dias de Imersão Presencial
    • Visitas a empresas locais
    • Aulas com acadêmicos renomados, executivos de BigTechs e Investidores Locais
    • Momentos exclusivos de Networking

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    Essa parceria oferece experiências exclusivas em hubs globais de inovação, conectando
    aprendizado acadêmico de excelência com a prática do ecossistema internacional.

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    • Networking de altíssimo nível com os professores, sócios da StartSe e participantes
    • Experiência imersiva em grandes empresas do Ecossistema Chinês

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    Imersão Internacional de Negócios de 5 dias nos principais polos de inovação da China.

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    e experts QUE IMPULSIONAM A INOVAÇÃO NAS
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    • Bradesco
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    • Braskem
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    • Ambev
    • Magalu
    • Renner
    • Porto Seguro
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    • Mercado Livre
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    ONE

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    DO SEU GLOBAL MBA,
    VOCÊ CRIA SUA
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    O programa Startup One transforma o trabalho de conclusão
    em um projeto de empreendedorismo, unindo inovação,
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    e especialistas, suporte pós-curso com labs de inovação,
    para lançar sua startup.

    A equipe vencedora de cada edição ganha uma imersão
    internacional no Vale do Silício.

    EXPERIÊNCIA

    ALUMNI

    Sua jornada não termina aqui.
    Ela evolui.

    Concluir o Global MBA é apenas o início de uma nova fase.
    É o ponto em que sua trajetória se conecta a uma comunidade
    global de líderes, inovadores e transformadores.

    Como Alumni, você mantém um vínculo ativo com o maior
    ecossistema de tecnologia e negócios da América Latina,
    um espaço vivo de networking, aprendizado contínuo
    e oportunidades que impulsionam carreiras para o próximo nível.
    Novos programas, eventos e benefícios exclusivos seguem
    abrindo caminhos para quem continua em movimento.

    Porque o futuro pertence a quem nunca para de evoluir.

    A JORNADA CONTINUA –
    E SEGUIMOS AO SEU LADO.

    BENEFÍCIOS ALUMNI:

    • PALESTRAS E EVENTOS COM LÍDERES
      E REFERÊNCIAS DO MERCADO.
    • NETWORKING ESTRATÉGICO COM
      EMPRESAS GLOBAIS E BIG TECHS.
    • ACESSO AO TALENT LAB E À ROCK
      NEW VENTURES.
    Logotipo da Alun

    Superpoderes tech
    para superconquistas
    humanas

    O compromisso
    de um ecossistema
    de educação é se
    reinventar sempre.
    Logotipos da Alura, FIAP, PM3 e StartSe

    O Grupo Alun reúne as marcas Alura, FIAP, PM3
    e StartSe, referências em tecnologia, negócios,
    produtos digitais e inovação.

    Juntas, formam o maior e mais completo ecossistema
    de educação em tecnologia e negócios do Brasil,
    impactando milhões de pessoas e empresas
    em diferentes momentos de suas trajetórias.

    Somos uma comunidade viva, em constante evolução,
    criada para apoiar quem busca aprender, se reinventar
    e liderar em um mundo em constante transformação.
    Por isso, fazer parte do Grupo Alun é ter acesso a novas
    conexões, oportunidades e caminhos em todas as fases
    da trajetória profissional.

    Cada marca com sua essência, atendendo
    necessidades e formatos distintos. Todas unidas pelo
    mesmo propósito: formar protagonistas preparados
    para o futuro da tecnologia e dos negócios.

    Nosso compromisso é preparar pessoas e empresas
    para um mundo onde a tecnologia é a nova linguagem
    universal. E seguimos expandindo iniciativas,
    experiências e programas que criam pontes entre
    conhecimento, mercado e impacto real.

    Para saber mais sobre as iniciativas
    e novidades do Grupo Alun, clique abaixo.

    Descubra tudo sobre a Alun
    Logotipo FIAP

    Nota Máxima
    nas últimas 32 comissões
    de avaliação do MEC

    Você vai se desenvolver com a infraestrutura, a tecnologia,
    os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
    na avaliação do Ministério da Educação ano após ano.

    Um reconhecimento ao que a gente coloca em prática todos
    os dias: pensar o amanhã para ajudar você a transformá-lo.

    Nota Máxima no MEC

    UNIDADES E Polos

    Conecte-se de onde
    estiver e ainda conte
    com 3 unidades em São
    Paulo e 4 polos pelo
    Brasil

    FIAP Aclimação
    Campus 1

    Av. Lins de Vasconcelos,1264

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Aclimação
    Campus 2

    Av. Lins de Vasconcelos,1222

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Paulista

    Av. Paulista, 1106 /Edifício Paulista, 1100
    – 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º andares

    Ver Galeria de Fotos

    1/3

    POLO Rio de Janeiro
    POLO PORTO ALEGRE
    POLO Belo Horizonte
    POLO RECIFE

    POLO
    RIO DE JANEIRO

    Av. Aimo. Silvio de Noronha, 365

    Centro - Rio de Janeiro

    POLO
    PORTO ALEGRE

    Tv. São José, 455 - Porto
    Alegre/RS
    (3º andar do
    Instituto Caldeira)

    POLO
    BELO HORIZONTE

    Rua Sergipe, 1440, 7º andar

    Savassi, Belo Horizonte, MG

    POLO
    RECIFE

    Av. Cais do Apolo, 455 Bairro

    do Recife - Recife, PE

    FAQ

    1

    Por que fazer um
    MBA em Gestão Estratégica de Negócios & IA?

    Cada vez mais, pessoas e organizações devem compreender a influência das práticas ESG - Environmental, Social & Governance nos negócios e os novos paradigmas da horizontalização, experimentação, intraempreendedorismo, diversidade, autonomia e empoderamento dos clientes.

    Assim, o MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Tecnologia atende de maneira eficaz a visão de futuro desse novo mercado e de suas organizações, formando líderes aptos a compreender os princípios da pós-modernidade, capazes de apoiar o processo de migração das organizações para esse novo mundo e assumir um papel de destaque.

    2

    Por que fazer um
    MBA em Gestão Estratégica de Negócios & IA na FIAP?

    Além de a FIAP ser uma instituição de ensino referência em tecnologia e negócios, seu MBA ainda conta com a infraestrutura, a tecnologia, os professores e a qualidade de ensino FIAP, nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e você ainda tem a possibilidade de estender seus estudos internacionalmente nos EUA ou Portugal, desenvolver sua Startup com a Rock New Ventures, acesso a todos os cursos da Alura e vários Power Ups para potencializar seu processo de aprendizagem.

    3

    Qual a duração do curso?

    Os cursos Live tem duração de 360h e término previsto em 10 meses, e os cursos híbridos duração de 400h e término previsto em 12 meses

    4

    O MBA é reconhecido pelo MEC?

    Sim! Seu MBA tem a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

    5

    Qual a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?

    A Pós-graduação é um programa de ensino superior que abrange diversas áreas de estudo, não necessariamente relacionadas aos negócios.

    O MBA (Master of Business Administration) é um programa de pós-graduação focado especificamente em administração de negócios e gestão. Destina-se a profissionais que desejam desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento em um contexto de negócios.

    6

    Quantas horas por semana precisarei me dedicar aos estudos?

    Recomendamos que você tenha uma disponibilidade de 8 horas semanais para se dedicar ao MBA. Esse tempo inclui assistir a duas aulas semanais, fazer as atividades propostas e se aprofundar mais nos temas ensinados.

    7

    Nunca atuei na área, vou conseguir acompanhar o curso?

    Para este curso, o pré-requisito é ter vontade de empreender, compromisso com a transformação da realidade e busca do novo, e abertura para assimilar e aplicar novas técnicas de planejamento e gestão.

    8

    Quais são os requisitos básicos de equipamento e conexão?

    Para conseguir acompanhar o curso, recomenda-se um acesso estável à internet de alta velocidade, computador com câmera, microfone e especificações de processamento e capacidade de armazenamento compatíveis com os softwares utilizados no curso.

    9

    Como serei avaliado?

    As avaliações ao longo do curso podem ser realizadas por meio de discussão de cases em aula, apresentações e discussões em grupo, leitura e discussão de artigos acadêmicos, provas dissertativas ou de múltipla escolha feitas na plataforma da FIAP. As avaliações levam em consideração a qualidade dos trabalhos e não somente sua entrega.

    Além disso, existe a possibilidade de o professor conferir avaliação por participação em sala de aula.

    O MBA Live ainda conta com uma avaliação integrativa que ocorre obrigatoriamente de forma presencial, possibilitando a interação dos alunos ao final do curso.

    Na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, há também a possibilidade de o professor indicar ou não o projeto da Startup para a competição do Startup One.

    Todos os projetos (TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso) relacionados à disciplina de Empreendedorismo e Inovação são entregues pelos alunos com o prazo médio de 30 dias após o fechamento da última aula (em data informada pela coordenação do MBA). Isso permite que haja tempo hábil para a finalização de todas as iniciativas construídas durante o ano letivo. A participação na competição Startup One não é obrigatória, é totalmente facultativa, conforme decisão dos alunos e de acordo com indicação dos professores.

    10

    Qual a diferença entre as modalidades Híbrido e Live?

    No formato Live, as aulas acontecem 100% online, com interação em tempo real entre professores e alunos. Essa modalidade inclui disciplinas assíncronas obrigatórias, algumas delas eletivas, além de um encontro presencial obrigatório de encerramento no campus, totalizando 360 horas de jornada.

    No formato Híbrido, o aluno tem uma experiência combinada, com 1 aula presencial por semana na unidade Paulista e 1 aula online ao vivo via Teams. Esse formato oferece a flexibilidade do digital sem abrir mão da vivência prática e do networking dos encontros presenciais. No total, são 400 horas de jornada.

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