Medicina e Neurociência

11 de novembro de 2010
Compartilhe

A palestra de Medicina e Neurociência contou com dois vídeos, o primeiro apresentado por Daniel Kraft, especialista em medicina regenerativa e membro da Stanford Institute em pesquisas biológicas com células-tronco, e outro por Christopher deCharms, neurocientista e empreendedor.

A Medicina Personalizada e A Era da Medicina Genômica: o impulso para a prevenção e terapia-alvo corretas, direcionadas para a pessoa certa, na dose certa e no momento certo estão inaugurando a era dos “4Ps na Medicina” (“Previsão”, “Prevenção”, “Personalização” e “Participação”). Com o custo do sequenciamento de DNA diminuindo de maneira rápida e exponencial e a capacidade de integrar e compreender informações a respeito do genoma, proteoma, biomarcadores e meio ambiente (Biologia Sistêmica), pacientes e médicos serão confrontados,mais do que nunca antes, com mais e mais informações (e desafios com relação à compreensão e utilização).

Outro tema discutido foi a digitalização da saúde. A partir de registos médicos pessoais (PHR – do inglês “Personal Health Records”), registros médicos eletrônicos (do inglês “Electronic medical records” – EMR), processos de coleta de informações como o “crowdsourcing”(como por exemplo, patientslikeme.com e curetogether.com) terão impactos profundos sobre o sistema de assistência médica e a maneira como os indivíduos lidam com o bem-estar, o sistema de assistência médica e os diversos tratamentos.

A medicina regenerativa também foi abordada, mostrando-se que ela é um campo em rápido crescimento multidisciplinar, envolvendo várias modalidades integradas desde células-tronco e engenharia de tecidos, a bioprodutos – com foco na reparação, substituição e regeneração de tecidos e órgãos afetados pelo envelhecimento, doenças ou traumas.

Cirurgias minimamente invasivas foram discutidas, mostrando como a cirurgia robótica está se integrando com sistemas avançados de obtenção de imagem para fornecer orientações mais precisas e promover intervenções pontuais com menos efeitos colaterais.

Também foram abordados temas como Neurociência, interfaces cérebro- computador, Neurobiologia e Neuropatologias, dentre outros. A sessão de perguntas e respostas foi orientada por Dan Barry e Andrew Hessel, que responderam às questões dos participantes.

Saiba o que aconteceu nos outros dias do Executive Program

Saiba mais sobre o Executive Program

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir