Implicações psicológicas no uso do computador*

29 de agosto de 2013
Compartilhe

O computador tem sido usado acentuadamente em diferentes áreas, principalmente na educação. Tem facilitado a busca por informações cada vez mais rápidas e atualizadas.

O uso do computador predispõe o indivíduo a preparar-se para manuseá-lo. Ele tem que estar disposto a aprender e a utilizar as tecnologias disponíveis na informática, bem como na Internet.

Seu uso tem facilitado o aprendizado: o educando pode realizar pesquisas, adquirir conhecimentos, comparar fatos em diferentes partes do mundo, conhecer locais distantes em pouco tempo, interagir com pessoas de diferentes locais, desenvolver habilidades por meio de jogos etc.

No entanto, o uso do computador em demasia pode causar desvantagens como: problemas de visão, dores nas mãos e dedos por causa de movimentos repetitivos (LER); dores na coluna devido à postura inadequada; além de desmistificar que o computador substitui o homem, sendo que sabemos que é o homem que deve manusear a máquina de maneira eficaz.
Por isso, é necessário que o indivíduo tenha conhecimento das implicações psicológicas no uso do computador. Dessa maneira, poderá evitar o mau uso. A tecnologia deve representar, para o indivíduo, um facilitador do seu conhecimento.

 

Viviane Gloeden  – professora dos cursos de graduação da FIAP. Psicopedagoga com especialização em Formação de Líderes.

*Este artigo também foi publicado em PosUGF

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir