Demissão não é o fim do mundo

2 de junho de 2014
Compartilhe

Quem nunca viveu a demissão, morre de medo de passar por ela. Quem já viveu, sabe que é um dos momentos mais doloridos e desesperadores da vida corporativa.

A demissão pode ter sido premeditada e até esperada pela falta de comprometimento ou alcance das metas. Pode vir depois de uma mudança organizacional e acontecer por infindáveis maneiras. A única semelhança é o terrível gosto amargo na boca quando acontece e a sensação de se achar a pior pessoa do universo.

Acordar no dia seguinte e não ter para onde ir e o que fazer é uma sensação de vazio que nada no mundo pode completar.

A reação mais comum, passados poucos dias, é tentar se recolocar e ligar para todos os contatos que sempre diziam que tinham uma vaga com a sua cara. Em vão… em pouco tempo, descobre-se que as promessas eram apenas conversa de happy hour.

A necessidade de manter o status quo e não deixar a família sentir a queda abrupta do padrão de vida é o que mais se deseja e, na maioria das vezes, se erra ao esconder o que está acontecendo. O sensato e menos grave é sentar com todos e comunicar que, por um tempo – você não sabe o quanto – as coisas irão mudar.

Passado todo desespero e ansiedade, chega o momento de encarar a nova condição. Manter-se sóbrio tem que ser sempre o balizador dos seus passos, tanto na busca por uma nova colocação ou no investimento em seu próprio negócio. A sobriedade é fundamental para não investir toda indenização em um negócio ou queimá-la inconsequentemente.

Não são raras as histórias de pessoas que ficaram durante décadas amarradas – por medo ou falta de oportunidade – a empregos e que, de repente, por um empurrão provocado pelo acaso, descobrem-se fazendo algo que amam e conseguem muito sucesso. Mas, acreditem, o sucesso não é decorrência do acaso, pelo contrário, ele é fruto de muito trabalho, determinação e resiliência.

É importante aprender com a experiência de ser demitido. A empresa, por mais que a amemos ou nos dediquemos a ela, não é nossa. Temos que ser performáticos e dedicados sempre, porém, temos que saber que existe vida além de qualquer emprego, por mais que ele possa aparentemente ser a melhor coisa que já aconteceu em nossas vidas.

 

Alberto Marcelo Parada. Professor de MBA na FIAP. Palestrante e articulista, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos e outsourcing. Experiência de 20 anos ministrando treinamentos na capacitação de executivos, média gerência e níveis operacionais; executivo com mais de 25 anos de experiência em implantação de soluções de TI para grandes empresas.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir