Entrevista com a vencedora do Call to Innovation Karla Lopez

11 de maio de 2012
Compartilhe

Karla Lopez, ganhadora do concurso Call to Innovation da FIAP, nos conta como foi sua trajetória escolar, acadêmica, suas experiências no mercado de trabalho e expectativas com seu projeto inovador “Minha vida é ensinar”, que a levará no período de 16 de junho a 26 de agosto ao Global Studies Program 2012, da Singularity University, instituição localizada dentro de um dos campi da NASA, na Califórnia, Estados Unidos.

Desde a 7ª série, Karla se considerava ‘nerd’. Cursou Processamento de Dados na ETEC Basilides de Godoy, em São Paulo, mas optou pelo curso superior de Rádio e TV na Universidade São Judas, onde se formou em 2002. Chegou a trabalhar numa produtora por um ano (99/2000) e começou a escrever seu primeiro blog, em 2002, em que falava sobre decoração, cozinha e costura (http://comofaz.net/). Por meio deste relacionamento pela internet, conheceu uma pessoa que precisava de uma redatora para uma equipe de e-learning da Vale do Rio Doce, no Rio de Janeiro, e acabou se mudando para lá, onde ficou por dois anos. Durante esse tempo, Karla teve oportunidade de trabalhar com Gestão do Conhecimento e já produzia um portfólio com tudo que aprendia. Ainda na Vale, Karla trabalhou com o blog Ideários (2003-2004), conversando com professores envolvidos em diversas áreas de Gestão do Conhecimento da empresa; e manteve contato com universitários dos Estados Unidos, acumulando 1.000 inscritos no período de um ano. “Em 2005 recebi uma proposta da TAM para tocar o setor de Universidade Corporativa (UNITAM). Foi lá que conheci o negócio de RH de dentro para fora. Quando saí de lá, trabalhei com consultoria nessa mesma área por mais alguns anos”, conta.

Em 2007, Karla ministrou uma palestra no CONARH, cujo tema era a chegada da geração Y no mercado de trabalho. Em 2009, num Barcamp, conheceu Ronaldo Martins que propôs sociedade na http://jobconvo.com/, uma solução criada para acelerar o processo de recrutamento com entrevistas gravadas, que tornam o processo seletivo mais democrático, mais rápido e mais barato, não só para a empresa, mas também para os candidatos. O projeto deu tão certo que foi selecionado para a Startup Chile, onde Karla e Ronaldo participaram de julho a dezembro de 2011. “A experiência de participar de uma Startup no Chile foi maravilhosa, porque você está conectado com empreendedores do mundo todo, participa de ciclos de feedback, propostas de inovações, além do contato com pessoas que lideraram projetos muito interessantes de sustentabilidade e turismo sustentável, de americanos, indianos e outros”, relata a vencedora do Call to Innovation.

No Chile, Karla conheceu Vivek Wadhwa, professor-empreendedor da Singularity University. Logo que retornou ao Brasil, ficou sabendo do concurso Call to Innovation e tomou como base os conselhos do livro “Singularity is Near”, de Raymond Kurzweil, e do vídeo de Chris Anderson: “Como os vídeos da internet potencializam a inovação global”, no TED Talks. “Comecei a desenvolver ideias e pedia conselhos dos meus amigos. Aproveitei tudo que aprendi durante minha trajetória profissional e do networking que criei, principalmente com professores, para escrever o projeto”, diz Karla.

O “Minha Vida é Ensinar” traz uma proposta inovadora de compartilhamento de experiências e práticas de ensino. Por meio de uma plataforma web – www.obaiti.com –, professores podem publicar e compartilhar suas práticas e técnicas de ensino que vêm apresentando bons resultados em sala de aula. Os melhores professores, identificados pela avaliação dos materiais por eles compartilhados, poderão passar a vender esses conteúdos, representando uma nova fonte de renda. Adicionalmente, as escolas podem usar a plataforma para contratar os melhores profissionais.

“Quando soube que havia sido selecionada para apresentar o meu projeto para a banca, não consegui dormir. No dia da apresentação, fiquei feliz porque senti que consegui passar a ideia do meu projeto. Acho que tudo é uma questão de tentativa e erro. Minhas expectativas são as melhores, espero que essa experiência seja tão boa como a do Chile, que realmente mudou a minha vida, pois cada passo que você dá, é um passo que você cresce como empreendedora. O meu objetivo é unir Educação e TI, usando a rede para isso, partindo de algo real que pode ser mudado. Pretendo executar o projeto, com o auxílio de pessoas daqui para implementá-lo, de preferência junto com jovens professores para liderar o projeto”, conclui.

Leia também

Projeto de Ensino vence concurso Call to Innovation

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir