Digital IQ – qual o seu?

28 de abril de 2014
Compartilhe

Saiba como conhecer o coeficiente de inovação de sua empresa

Inovando a Inovação

Os grandes inovadores estão mirando triplicar a taxa de crescimento das empresas menos inovadoras nos próximos cinco anos. Para alcançar suas metas, estas empresas estão inovando na maneira de inovar.

 

Grandes inovadores no caminho para triplicar o crescimento

No passado, as empresas gastavam cerca de 90% de seu investimento total em tecnologia para acompanhar lentamente as melhorias incrementais de TI e processos de negócio. Hoje, os líderes estão apostando em inovações ousadas e inovações radicais em produtos, serviços, modelos de negócios e de tecnologia para atingir um crescimento agressivo.

O estudo Digital IQ demonstra que os Top Performers são duas vezes mais propensos do que os outros respondentes a “Concordar plenamente” que o investimento de capital em tecnologias estratégicas são feitas primariamente para suportar iniciativas de crescimento e alavancar inovações emergentes, como aplicativos móveis e mídia social. Estas empresas também são mais propensas a dizer que o papel do CIO na inovação é auxiliar a organização a criar produtos e serviços e alcançar novos clientes.

Para inovar em um nível superior, as empresas mais experientes percebem que precisam trabalhar duro com o processo de inovação direcionando a disciplina para algo formal, aberto e mensurável.

 

Formalize a inovação

Os Top Performers não apenas se envolvem com inovação. Em vez disso, tratam-na como outro negócio ou processo de gestão que pode ser disciplinado e escalado com sucesso. Os maiores inovadores estão muito mais propensos a possuir um processo formal de inovação do que os outros respondentes.

 

Cultive uma cultura de colaboração

Silos sufocam a inovação e os Top Performers sabe disso. Empresas inteligentes favorecem um processo aberto que encoraja a colaboração por toda a organização e fora dela.

 

Mensure o sucesso da inovação

Os Top Performing de negócios compreendem que as empresas percebem que a verdadeira medida de sucesso de inovação vai além ROI tradicional. Como tal, eles são mais propensos a usar uma variedade de critérios de medição para analisar os seus esforços de inovação, quando comparado com outros participantes.

Empresas líderes estão inovando a taxas baixas e colhendo grandes benefícios. No jogo da inovação, velocidade conta. Empresas que são muito complacentes sobre suas capacidades existentes de inovação se arriscam a ser deixadas para trás. É tempo de tornar as inovações e os avanços radicais integrantes de sua estratégia de crescimento. Por isto a importância de conhecer o seu DIGITAL IQ!

 

Sérgio Alexandre Simões é coordenador dos cursos de MBA da FIAP (MIT – Master in Information Technology, MBA em Gestão de Segurança da Informação, MBA em Gestão de tecnologia da Informação) e professor na FIAP para as disciplinas de Governança de TI, Gestão de Riscos e de Segurança da Informação. Mestre em Administração de Empresas, MBA em Administração de Negócios e Gestão Empresarial, Engenheiro Eletrônico (FEI). Possui mais de 20 anos de experiência na área de TI, tendo desenvolvido sua carreira e competências em serviços de auditoria e consultoria, sendo sócio da PwC Brasil e atuando nas áreas de CIO Advisory, IT Risks, IT Security e IT Sourcing. É certificado CISM e CRISC pelo ISACA. Colunista e articulista da Information Week e coautor dos livros “Tecnologia da Informação e da Comunicação” (FGV/RJ, 2006),“Segurança em Banco Eletrônico” (FEBRABAN, 2000) e “Auditoria no ambiente de negócios” (IBRACON, 2000).

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir